
Diário de bordo - Malm
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Re: Diário de bordo - Malm
Carregamento rápido visto através do Canion.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Esta é uma imagem do pack de baterias do i-MiEV.

E este um esquema da distribuição das 88 células pelo pack.

E agora as temperaturas dos diversos sensores dispersos pelo pack, após um carregamento rápido.

São 66 sensores para 88 células, ou seja, 3 por cada conjunto de 4. Como temos 10 conjuntos de 8 células, cada um dos conjuntos tem 6 sensores. Temos ainda mais dois conjuntos de quatro células, cada um com 3 sensores.
Pela análise do gráfico das temperaturas, teremos a seguinte distribuição: os sensores devem ser agrupados da seguinte maneira - 1 a 6, 7 a 12, 13 a 18, 19 a 24, 25 a 30, 34 a 39, 40 a 45, 46 a 51, 52 a 57, 58 a 63, cada um destes grupos num conjunto de 8 células, e os sensores de 31 a 33 e 64 a 66 nos dois conjuntos de 4 células ao centro.

E este um esquema da distribuição das 88 células pelo pack.

E agora as temperaturas dos diversos sensores dispersos pelo pack, após um carregamento rápido.

São 66 sensores para 88 células, ou seja, 3 por cada conjunto de 4. Como temos 10 conjuntos de 8 células, cada um dos conjuntos tem 6 sensores. Temos ainda mais dois conjuntos de quatro células, cada um com 3 sensores.
Pela análise do gráfico das temperaturas, teremos a seguinte distribuição: os sensores devem ser agrupados da seguinte maneira - 1 a 6, 7 a 12, 13 a 18, 19 a 24, 25 a 30, 34 a 39, 40 a 45, 46 a 51, 52 a 57, 58 a 63, cada um destes grupos num conjunto de 8 células, e os sensores de 31 a 33 e 64 a 66 nos dois conjuntos de 4 células ao centro.
Última edição por Malm em 12 nov 2013, 16:40, editado 3 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de bordo - Malm
Tenho um grau de degradação heterogéneo nas minhas células. Penso que isso está relacionado com a disposição das células no pack, sendo que as que ocupam as zonas mais internas dos dois conjuntos de 40 células serão as mais afetadas, porque têm mais dificuldade em dissipar o calor. Com o objetivo de tentar demonstrar esta hipótese, fiz um exercício mental de tentar dispor as várias células no pack com a numeração do Canion e que fosse de encontro à minha hipótese. Cheguei a este resultado:

As cores representam o grau de degradação, as verdes menos degradadas, as vermelhas mais, considerado segundo o grau de descarga de cada uma a 14,5% de SoC.
As que me deixam mais dúvidas são as 45 à 52 e as 85 à 88.

As cores representam o grau de degradação, as verdes menos degradadas, as vermelhas mais, considerado segundo o grau de descarga de cada uma a 14,5% de SoC.
As que me deixam mais dúvidas são as 45 à 52 e as 85 à 88.
Última edição por Malm em 10 nov 2013, 19:02, editado 2 vezes no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: Diário de bordo - Malm
Hoje estou eu em S. Martinho do Porto..... amanhã regresso a casa, com carregamento em Óbidos e só penso parar em casa (Azeitão).
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Re: Diário de bordo - Malm
Bom regresso
.

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Re: Diário de bordo - Malm
O Flyer faz justiça ao nick
.

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Re: Diário de bordo - Malm
Atualização da distribuição nas células no pack, após apresentar o esquema no myimiev.com e alguém ter reformulado a distribuição pelo conhecimento que tem da ligação dos conjuntos de células uns com os outros.

Continuam as "vermelhas" a aparecer na zona mais interna dos dois quadrados de 40 células, pelo que continuo a achar que é esta a causa da 73 e outras estarem mais afetadas.
Impõe-se a pergunta, e num Leaf?

Continuam as "vermelhas" a aparecer na zona mais interna dos dois quadrados de 40 células, pelo que continuo a achar que é esta a causa da 73 e outras estarem mais afetadas.
Impõe-se a pergunta, e num Leaf?
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Re: Diário de bordo - Malm
Afinal ainda tenho que fazer uma alteração, uma vez que fui informado que as células 41 a 44 estavam do lado do condutor, só que esta informação referia-se a um carro japonês, que tem o volante do lado contário
.

Agora sim, deve estar tudo certinho. Nunca tinha demorado tanto tempo a fazer um "puzzle" de 88 peças
.


Agora sim, deve estar tudo certinho. Nunca tinha demorado tanto tempo a fazer um "puzzle" de 88 peças

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Re: Diário de bordo - Malm
Correspondência entre os sensores de temperatura e as células:
Sensores 1 a 6 - Células 1 a 8
Sensores 7 a 12 - Células 9 a 16
Sensores 13 a 18 - Células 17 a 24
Sensores 19 a 24 - Células 25 a 32
Sensores 25 a 30 - Células 33 a 40
Sensores 31 a 33 - Células 41 a 44
Sensores 34 a 39 - Células 45 a 52
Sensores 40 a 45 - Células 53 a 60
Sensores 45 a 51 - Células 61 a 68
Sensores 52 a 57 - Células 69 a 76
Sensores 58 a 63 - Células 77 a 84
Sensores 64 a 66 - Células 85 a 88

Em cima está o gráfico com a temperatura registada pelos sensores. Um i-MiEV que ande todos os dias 30 km de manhã e outros 30 km à tarde e carregue todos os dias à noite tem SEMPRE este padrão, o que equivale a dizer, por exemplo, que as células 17 a 24 andam SEMPRE mais quentes que as 45 à 52. O padrão indicado acontece em todos os i-MiEV, já o vi em fotografias do canion de outros i-MiEV com poucos km. As células mais periféricas do pack (1 a 8, 33 a 40, 41 a 44, 45 a 52, 77 a 84 e 85 a 88) são sempre as que aquecem menos e por isso as que menos degradam.
No gráfico em baixo está a tensão das células com um valor baixo de SoC. Como podem verificar as células 17 a 24 têm muitos menos tensão que as 45 à 52.
Para mim é clara a relação inversa entre os valores do gráfico de cima e os valores do gráfico de baixo.
Estive a ver como é num pack de um Leaf. A organização é muito diferente. Era interessante fazer um estudo semelhante ao meu com os Leaf, para ver se chegávamos às mesmas conclusões.
Sensores 1 a 6 - Células 1 a 8
Sensores 7 a 12 - Células 9 a 16
Sensores 13 a 18 - Células 17 a 24
Sensores 19 a 24 - Células 25 a 32
Sensores 25 a 30 - Células 33 a 40
Sensores 31 a 33 - Células 41 a 44
Sensores 34 a 39 - Células 45 a 52
Sensores 40 a 45 - Células 53 a 60
Sensores 45 a 51 - Células 61 a 68
Sensores 52 a 57 - Células 69 a 76
Sensores 58 a 63 - Células 77 a 84
Sensores 64 a 66 - Células 85 a 88

Em cima está o gráfico com a temperatura registada pelos sensores. Um i-MiEV que ande todos os dias 30 km de manhã e outros 30 km à tarde e carregue todos os dias à noite tem SEMPRE este padrão, o que equivale a dizer, por exemplo, que as células 17 a 24 andam SEMPRE mais quentes que as 45 à 52. O padrão indicado acontece em todos os i-MiEV, já o vi em fotografias do canion de outros i-MiEV com poucos km. As células mais periféricas do pack (1 a 8, 33 a 40, 41 a 44, 45 a 52, 77 a 84 e 85 a 88) são sempre as que aquecem menos e por isso as que menos degradam.
No gráfico em baixo está a tensão das células com um valor baixo de SoC. Como podem verificar as células 17 a 24 têm muitos menos tensão que as 45 à 52.
Para mim é clara a relação inversa entre os valores do gráfico de cima e os valores do gráfico de baixo.
Estive a ver como é num pack de um Leaf. A organização é muito diferente. Era interessante fazer um estudo semelhante ao meu com os Leaf, para ver se chegávamos às mesmas conclusões.
Última edição por Malm em 14 nov 2013, 01:33, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de bordo - Malm

Este carro está sempre a surpreender-me. Hoje de manhã, depois de estar de noite a carregar, ligo-o e.... 99% de SoC




Até calha bem porque tenho de ir à Figueira e vejo se me desaparece SoC num ápice durante a viagem. Hoje vai o Canion sempre ligado todo o caminho.
Como podem verificar, gasto 1,5% de SoC até ao local de trabalho (viagem até ao risco na vertical), na volta não gasto nada que é a descer.
Última edição por Malm em 14 nov 2013, 01:34, editado 1 vez no total.
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