
Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Depois do teste da tomada o gráfico dos AHr

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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
entretanto o Leaf fez 100k Km este fim de semana:

Balanço rápido dos custos de revisão em 100k Km:
ano1: 37€
ano2: 84€
ano3: 61€
ano4: 157€ (estava distraido levaram 50€ extra de lubrificar os travoes)
ano5: nao fui
total: 339€ de revisões + 4 pneus Falken + 2 pneus Pirelli
Perdeu alguma autonomia nestes 5 anos, já não tenho paciencia para as viagens longas que este carro nunca foi bom a fazer, Mas para os restantes 90% de utilização anual serve perfeitamente
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- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pois... saindo da garantia da bateria praticamente desaparece a necessidade de fazer revisões.
E depois de andar de Model 3 a vontade de fazer viagens noutro carro também cai a pique
E depois de andar de Model 3 a vontade de fazer viagens noutro carro também cai a pique

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Tenho andado a pensar em substituir o oleo dos travões que nunca mudou. Mas ainda estou um pouco reticente, não noto nenhuma alteração da travagem desde que o usei pela primeira vez. O que acontece quando o oleo perde propriedades? Perde capacidade de travagem de forma progressiva ou é de repente?
-
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O meu desde que passou os 100k km deixou as revisões. Já vai para o 3 ano sem revisões
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Apr, aquilo que te aconselho a fazer é o que costumo fazer. Comprar uma caneta que meça a humidade/água no óleo dos travões, e quando chegar aos 3% mudar o óleo, tal como é aconselhado. Não faz sentido andar a mudar à toa.
- Filipe
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O meu vai fazer 8 anitos e ainda indica 1 na % de humidade 

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- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
A importância de mudar o óleo de travões, é enorme.Apr Escreveu: ↑08 abr 2019, 22:02Tenho andado a pensar em substituir o oleo dos travões que nunca mudou. Mas ainda estou um pouco reticente, não noto nenhuma alteração da travagem desde que o usei pela primeira vez. O que acontece quando o oleo perde propriedades? Perde capacidade de travagem de forma progressiva ou é de repente?
Como foi referido, com as travagens( embora que menor que carro a combustão), ganha humidade e essa humidade lixa as borrachas e oxida os embolos de travão.
No ano passado mudei no Toyota, levaram 15 euros e mudei ao Leaf este ano na revisão, levaram no mesmo valor.
Por 15 euros, não digo mudar todos os anos, mas pelo menos de 4 em 4 anos, antes os quero pagar.
Essa maquineta de medir a humidade, nunca vi, mas compraram isso onde?
Está aferido?
Por ex dois termómetros não aferidos podem ter graus centígrados de diferença, num higrómetro, não aferido, pode acontecer igual.
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Comprei na amazon ou no ebay. Aferido não deve estar, mas podemos dar uma margem razoável para não haver chatices.
- filipeoliv
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pelo preço que custa e evitar chatices futuras, prefiro mudar.
Na minha linha de pensamento, o óleo cai por gravidade, é normal que em 8 anos no reservatório não haja vestígios de água, como foi referido.
A água é mais densa que o óleo, não me acredito que o maior aquecimento nas travagens seja feito reservatório.
Pois ele apenas serve para compensar o desgasto das pastilhas.
Logo a água deve estar acumulada junto aos embolos e não no reservatório.
Posso estar enganado, mas isto sou eu a pensar...
Na minha linha de pensamento, o óleo cai por gravidade, é normal que em 8 anos no reservatório não haja vestígios de água, como foi referido.
A água é mais densa que o óleo, não me acredito que o maior aquecimento nas travagens seja feito reservatório.
Pois ele apenas serve para compensar o desgasto das pastilhas.
Logo a água deve estar acumulada junto aos embolos e não no reservatório.
Posso estar enganado, mas isto sou eu a pensar...