Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 18 set 2013, 12:26

VETL Escreveu:
mjr Escreveu:É o ELM327. Penso que se a aplicação for desligada esta indica ao ELM327 para não pedir mais dados pelo CAN BUS.
Vou começar por experimentar desligar a aplicação antes de desligar o carro.
Está confirmado!
Se desligar-mos a aplicação antes de desligar o carro, o relé não fica a "matraquilhar".

:arrow: Atenção portanto a quem usa o ELM327 sempre ligado.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3085
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Filipe » 18 set 2013, 19:51

Já me tinha acontecido o mesmo, mas como desligo normalmente a aplicação antes do Leaf, não me voltou
a acontecer.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 19 set 2013, 17:33

galt Escreveu:Encontrei isto:
Navigation
Sim, ok...
Mas esse é dos "States" e não dá para enviar para cá.
Na página das actualizações Navteq para a Europa não existe o Leaf... :x
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 20 set 2013, 16:44

Em conversa com a "Linha de Apoio Nissan Leaf", questionei se era possível saber a data de fabrico da viatura.
Disseram que sim, que estava disponível a seguinte informação:

Saída da linha de produção: 06-08-2011;
Despachado ao stand em: 21-03-2012;
Recepcionado pelo stand em: 23-03-2012;
Início contagem garantias: 30-03-2012.

Depois acabei por ficar intrigado com estas datas.
Ele demorou 2/3 dias a chegar ao stand? Onde é que ele estava? Onde foi fabricado?
Isto faz sentido?
Última edição por VETL em 20 set 2013, 18:46, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 20 set 2013, 17:22

Devia estar em Barcelona. Para a maioria das marcas de carros actualmente somos uma província de Espanha devido ao reduzido número de vendas.
Um vendedor (não sei precisar se foi Nissan, pq tenho passado por várias marcas) disse-me que Portugal como país consegue vender menos que a zona de Barcelona. :(

Os políticos tomam decisões... sem que exista um estudo do impacto... Os resultados estão à vista... prejuízo para todos em Portugal.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 20 set 2013, 17:35

galt Escreveu:Devia estar em Barcelona...
!!?? Em Espanha trabalha-se ao Sábado!!??
Mas em Barcelona não se fabricam Leaf's pois não?
Farão o stock avançado lá para a Península, é?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 20 set 2013, 17:41

Ao Sábado é perfeitamente normal... muitos estão a trabalhar normalmente tal como em Portugal.
Centro de distribuição dos Leafs para Portugal e Espanha.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 20 set 2013, 17:53

Felizmente não passou nenhum Verão a degradar a bateria ao Sol. Sendo fabricado em Agosto terá chegado à Europa provavelmente no Outono, e depois ficou a repousar em Barcelona.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 20 set 2013, 22:44

mjr Escreveu:Felizmente não passou nenhum Verão a degradar a bateria ao Sol. Sendo fabricado em Agosto terá chegado à Europa provavelmente no Outono, e depois ficou a repousar em Barcelona.
Pois, isso é possível.
Só que nos concessionários não há (ainda hoje) noção nenhuma do que é o carro.
Eles deixam-nos onde calha e quase sempre com a bateria a 100%, sabe-se lá por quanto tempo.
Por acaso, onde comprei, o local para guardar o carro é dentro da oficina.
Ainda bem que lá no Campo Alegre não têm lugares de estacionamento ao sol.
Mas quando ainda andava a negociar o carro, cheguei a ir vê-lo a Santa Maria da Feira (tinha sido levado para lá para fazer um "test-drive" a outro potencial interessado) e ele tinha lá passado esse fim-de-semana ao sol com a bateria a 100%.
Se eu soubesse o que sei hoje a esse nível...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 30 set 2013, 15:40

mjr no seu diário de bordo Escreveu: Eu não registo os Ah pois não teria tanto histórico e a resolução extra acaba por ser irrelevante (muito ruído...). Os gids@80% são diretamente proporcionais aos Ah. Mas para quem só começou agora é preferível usar os Ah.
Este é o gráfico que ando a alimentar. Parece não ter muito ruído mas o histórico ainda é muito pequeno.
Ah.JPG
Ah.JPG (26.74 KiB) Visto 5413 vezes
O facto de ter o log activo e de só considerar o valor mais baixo de cada dia também ajuda a que não haja tanto ruído.
Em 58 dias (desde a 1.ª medição pelo RJSC em 03-08-2013) perdeu 1,64% de capacidade o que corresponde a 0,028% por dia em média.
A média da degradação diária desde que entrou no stand (23-03-2012) até hoje é de 0,02%.
Se continuar com esta evolução nos próximos 1276 dias que faltam para o fim da garantia tenho direito a uma bateria nova, não?
No entanto, dizem que a degradação agora não se fará sentir com tanta intensidade. A ver vamos.
Para já vou andando e vendo...
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:12, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”