Página 8 de 9
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 27 nov 2025, 06:12
por Nonnus
Apareceu um post no TCP um exemplo de alguém que carregou dos 1% aos 91% na rede Continente. Pagou 23.42€ acumulou em cartão 5.71€.
Isto dá qualquer coisa como 57kWh. Supondo que o carregador era de 50kW esteve 1h e picos nas compras.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 27 nov 2025, 07:43
por mjr
Ou precisava de carregar o carro
Quem carrega em casa vai deixar de carregar no Continente local, apenas em viagem. A não ser que goste de perder dinheiro.
Há no entanto um detalhe relevante: com o perfil Business quem paga é a empresa mas o desconto vai para o cartão Continente pessoal. Para bom entendedor...
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 27 nov 2025, 13:40
por fernandinand
mjr Escreveu: 27 nov 2025, 07:43
Quem carrega em casa vai deixar de carregar no Continente local, apenas em viagem. A não ser que goste de perder dinheiro.
Exacto...a não ser que muita coisa mude nas happy hours, mas mesmo assim no meu caso, se forem no pico de produção solar, não me vale de nada porque a minha utilização era quase sempre entre as 18h-20h.
Neste momento, só conto com estes postos em modo 'viagem' e se não houver alternativa (o que não é o caso na maioria dos casos).
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 01 dez 2025, 11:03
por cfvp
Ontem experimentei carregar no Continente e de facto esta tarifa plana é uma mais valia para mim. Demorei um bocado mais do que queria nas compras e o carro carregou dos 6% até aos 99%, 31kWh por €12,73 com €3,1 em cartão (já me aparecem os kWh na APP). Também precisava de carregar bem pois ia fazer uma viagem de 150km. Se isto fosse num carregador típico da rede pública ia ficar um balúrdio. Claro que deve-se evitar fazer este tipo de carregamentos num PCR, mas mesmo carregando até 80 e pouco, tendo tarifário por minuto, provavelmente ia ficar mais caro.
Edit: Por comparação tenho aqui um carregamento parecido que me ficou a €17,55 com €4,05 em cartão.
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 10:40
por BrunoAlves
cfvp Escreveu: 01 dez 2025, 11:03Ontem experimentei carregar no Continente e de facto esta tarifa plana é uma mais valia para mim
Também para mim. Ontem carreguei em viagem, num PCN do Continente (o meu carro carrega a 22kW), dos ~~55 aos ~~99%, enquanto almoçava. Nem fui às compras (a mulher foi à MO, mas não conta), paguei o tarifário standard e foi muito mais barato do que ficaria em qualquer alternativa à volta (no mínimo mais 10cts). Se fosse a um PCR à volta, no meu carro, pagaria facilmente o dobro do que custaria no PCR do Continente.
É mais uma alternativa. E muito boa

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 11:26
por BrunoFonseca
BrunoAlves Escreveu: 02 dez 2025, 10:40
cfvp Escreveu: 01 dez 2025, 11:03Ontem experimentei carregar no Continente e de facto esta tarifa plana é uma mais valia para mim
Também para mim. Ontem carreguei em viagem, num PCN do Continente (o meu carro carrega a 22kW), dos ~~55 aos ~~99%, enquanto almoçava. Nem fui às compras (a mulher foi à MO, mas não conta), paguei o tarifário standard e foi muito mais barato do que ficaria em qualquer alternativa à volta (no mínimo mais 10cts). Se fosse a um PCR à volta, no meu carro, pagaria facilmente o dobro do que custaria no PCR do Continente.
É mais uma alternativa. E muito boa
O preço dos PCN (AC 22kW) ligados à mobi.e, para veículos q conseguem carregar a 22 ronda esse valor de 0,35€/kWh.
As minhas facturas de mobilidade elétrica dizem isso mesmo.
É engraçado que agora que temos uma nova lei começam a surgir opções (ligadas ao modelo mobi.e) q antes não existiam. Por exemplo, ontem carreguem num pcn 22kW com recurso a qr code num posto da edp.
Assim se mostra q o problema n estava na lei mas sim na inércia dos principais players.
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 16:01
por cfvp
BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 11:26
O preço dos PCN (AC 22kW) ligados à mobi.e, para veículos q conseguem carregar a 22 ronda esse valor de 0,35€/kWh.
As minhas facturas de mobilidade elétrica dizem isso mesmo.
É engraçado que agora que temos uma nova lei começam a surgir opções (ligadas ao modelo mobi.e) q antes não existiam. Por exemplo, ontem carreguem num pcn 22kW com recurso a qr code num posto da edp.
Assim se mostra q o problema n estava na lei mas sim na inércia dos principais players.
Quantos carros carregam a 22kW? Há provavelmente 2 ou 3 modelos à venda hoje em dia, é mesmo justo não haja dúvida...
E porque é que os players tinham inércia? Provavelmente era por causa do modelo...
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 16:42
por BrunoFonseca
cfvp Escreveu: 02 dez 2025, 16:01
BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 11:26
O preço dos PCN (AC 22kW) ligados à mobi.e, para veículos q conseguem carregar a 22 ronda esse valor de 0,35€/kWh.
As minhas facturas de mobilidade elétrica dizem isso mesmo.
É engraçado que agora que temos uma nova lei começam a surgir opções (ligadas ao modelo mobi.e) q antes não existiam. Por exemplo, ontem carreguem num pcn 22kW com recurso a qr code num posto da edp.
Assim se mostra q o problema n estava na lei mas sim na inércia dos principais players.
Quantos carros carregam a 22kW? Há provavelmente 2 ou 3 modelos à venda hoje em dia, é mesmo justo não haja dúvida...
E porque é que os players tinham inércia? Provavelmente era por causa do modelo...
Há cada vez mais carros a carregar a 22 AC. Inicialmente tinhas apenas o zoe e alguns teslas. Hoje tens muitos mais, por exemplo os Smart. Ou muito me engano ou será standard num futuro proximo.
Essa conversa de à data de hoje ainda serem poucos os modelos q permitem tal carga é um pouco limitada.
Se assim fosse tb n faria sentido instalarem postos DC 400 kW.
Qto ao valor, se fosse taxado ao kWh e nao ao min seria igual para viaturas q carregam a 11 ou 22. Sempre defendi o carregamento ao kWh, e sempre foi possivel no modelo antigo. Mais uma vez, o problema n estava n lei, mas sim nos players.
E vai continuar, pois a nova lei n proibe tarifas em função do tempo (caiu da consulta pública para a lei, mas isso n convem falar muito, n é?)
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 17:05
por civic
Não sei se hoje existe algum carro elétrico com carregamento DC que tenha carregamento AC de 22kW, duvido que exista.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 17:25
por BrunoFonseca
civic Escreveu: 02 dez 2025, 17:05
Não sei se hoje existe algum carro elétrico com carregamento DC que tenha carregamento AC de 22kW, duvido que exista.
Toda a gama Smart, renault megane (isto para nao puxar para a conversa os lotus)
Mas se quiseres ficar mesmo surpreendido, vai à ev database e coloca o filtro em AC22
Parece que como opcional há muitos.