EVSE Colaborativo

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 14 out 2016, 22:56

É uma boa descoberta VETL, e ao conseguir "apanhar" esse dado diretamente das "minhas" scripts até pode ser possivel programar uma carga até um SOC especifico.

Só como curiosidade, os MK1s e MK2s aparentemente enviam a mesma informação para a app do carwings. O de 30kWh envia informação diferente e muito mais util, como é o caso do SOC com precisão de 1%.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por santanamos » 15 out 2016, 00:25

Então e previsões para o vosso projecto entrar no mercado? 8-)

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Apr » 16 out 2016, 23:42

Boa noite, como temos ainda a questão da caixa um pouco atrasada começámos a experimentar alterar alguns EVSE's já existentes e temos já 2 praticamente prontos para vender. Sao baseados no EVSE do UK que apareceu no ebay há uns meses atrás.

Este é um deles, com ficha mennekes:

Imagem

Do EVSE original apenas ficou a caixa a ficha e a chave. O interior, para ficarem com uma ideia, vai ficar semelhante a isto:

Imagem


Portanto neste momento temos as seguintes versões:

- EVSE mennekes 32A igual ao da foto acima, neste momento está monofasico/32A máximo, mas pode ser entregue com 3x32A (22kW). Nesta ultima opção perde o medidor de energia integrado.

- EVSE com cabo J1772 32A monofasico com comprimento customizável.

Preço: 450€/un

Este EVSE tem os leds todos funcionais e a chave liga/desliga o EVSE. Adicionalmente tem um botão de pressão capacitivo escondido que serve para mudar os amperes na hora 10-16-32A. O resto das funcionalidades estão disponiveis na pagina web do EVSE.

Mais algumas funcionalidades que foram acrescentadas entretanto são a possibilidade memorização de 2 SSID's com customizações de configuração do EVSE por SSID (casa/trabalho/fora de casa) e a possibilidade de fazer upgrades de firmware OTA. Assim é mais fácil de atualizar novas funcionalidades. O OTA automatico também ja funciona mas como ainda não há condições fica pendente.

Quem pretender alterar o seu EVSE do UK pode também contactar-me, o valor da transformação fica nos €360.

Brevemente quando tivermos a caixa acabada temos material para fazer mais 2 EVSE's de 16A portáteis, neste caso dando prioridade ao peso/tamanho/manuseamento ótimos para casos de utilizadores com carros que não precisem de mais. Esses EVSE's terão já todos os componetes para funcionar a 32A para um dia mais tarde ser possivel de realizar um upgrade. O valor ainda não está fechado, mas rondará também os 450€


Se estiverem interessados em algumas destas opções podem enviar PM para mim.
Última edição por Apr em 17 out 2016, 12:31, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 17 out 2016, 00:21

A conversão do EVSE de origem (Nissan, Clones) também é possível mantendo a resistência e estanquicidade originais, com o bónus de se poder utilizar toda a capacidade de corrente do cabo e ficha original: 20A.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por Erbium » 17 out 2016, 08:35

RJSC Escreveu:A conversão do EVSE de origem (Nissan, Clones) também é possível mantendo a resistência e estanquicidade originais, com o bónus de se poder utilizar toda a capacidade de corrente do cabo e ficha original: 20A.
E por quanto ficaria este "upgrade"?

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 17 out 2016, 09:50

Erbium Escreveu:
RJSC Escreveu:A conversão do EVSE de origem (Nissan, Clones) também é possível mantendo a resistência e estanquicidade originais, com o bónus de se poder utilizar toda a capacidade de corrente do cabo e ficha original: 20A.
E por quanto ficaria este "upgrade"?
360€ também.
Leva o mesmo material e trabalho que os EVSE da Charge Master.
Tenham em atenção que durante uns tempos enquanto se converte e anda pelos transportes, têm que arranjar outra maneira pra carregar.
Estou para fazer um EVSE de reserva/empréstimo nesses casos mas ainda não tenho. As fichas para os carros são caras a precisamos de vender alguns evse s para financiar a compra de outra ficha.

Com a conversão basicamente poupam o preço da caixa e ficha J1772 ou Mennekes conforme o caso.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por pemifer » 17 out 2016, 10:41

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:14, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 17 out 2016, 11:23

pemifer Escreveu:
RJSC Escreveu:A conversão do EVSE de origem (Nissan, Clones) também é possível mantendo a resistência e estanquicidade originais, com o bónus de se poder utilizar toda a capacidade de corrente do cabo e ficha original: 20A.
Vocês conseguem converter um EVSE Nissan de 110v para 220v? Teria de ser uma coisa barata... (menos de 100€)
Tenho um que não uso...
Nos mais largos, como vinham no MK1 dava para mudar o transformador e fazia isso por uns 50/60€, dependendo do preço do transformador mas a corrente de carregamento não dá para mexer.
O meu tempo é limitado, por isso não posso fazer o trabalho muito barato, mas também não quero "roubar" ninguém, por isso quem achar caro pode fazê-lo conforme indicado aqui: http://www.evsrilanka.com/viewtopic.php?t=15

O modelo novo mais estreito nunca tive nenhum nas mãos para a abrir, portanto não sei o que é necessário mudar. Podes enviar-mo pelo correio para ver, mandar por algum colega da mobilidade elétrica, ou então vende-mo até 60€ para eu reutilizar a ficha j1772 para fazer um EVSE colaborativo.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por pemifer » 17 out 2016, 15:13

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:13, editado 1 vez no total.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3497
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: EVSE Colaborativo

Mensagem por RJSC » 17 out 2016, 16:13

pemifer Escreveu: Obrigado!
Vou tentar converte-lo, se não conseguir posso usar o cabo que sai do EVSE e tem a ficha J1772 para fazer um cabo Mennekes, certo?
Ainda não me tinha ocorrido que posso aproveitar a ficha...
Para fazer o cabo menekes precisas de comprar uma.ficha menekes e uma resistência de 680 ohm. Depois ligas a fase L1, neutro, terra e piloto no cabo aproveitado e a resistência de 680 ohm entre a terra e o pino PP (proximity pilot).

Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”