Muito bom!!!Nonnus Escreveu: ↑12 set 2018, 11:23Vou deixar aqui este relato para aqueles que dizem - "então e quando chegam a casa do trabalho já não conseguem sair de casa".
Ontem o meu Leaf fez ~340KM até aqui nada demais, não fosse o caso de ter feito estes KM sem recorrer a um carregamento rápido.
De manhã o Leaf fez a viagem até ao local de trabalho da minha mulher cerca de 92KM e ficou a carregar a 10A até as 15H30 (98%), depois teve de ir a Sines onde fez mais 33km e teve de regressar para casa, mais ~104km. Esteve a carregar 1h20m em casa a 28A (6.6kw.h) e fomos a Arraiolos (100km ir e vir).
O meu fumarolas agora é que fica parado de vez.Desde Março até agora (6 meses) o meu fumarolas só fez 3000km
, e o Leaf já conta com 41000km num ano.
Dia 25 de Setembro faz 1 ano que tenho o Leaf e vou fazer as contas a quanto deixei de gastar em combustível.

Diario de bordo Leaf 30kWh - Nonnus
- BrunoFonseca
- Mensagens: 1246
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de fabrico: 29 mai 2018
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Eu Aposto Aí na Casa dos 3500€ de Poupança nesses 40.000Kms 

Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Muito bom Nonnus!
É por esta razão que a maioria das pessoas quando compra o ve, diz que vai ser o segundo carro, mas passado pouco tempo percebe que é o primeiro e que o ci só se está a estragar parado. Andar de ci é caríssimo, o único remédio é vender.
É por esta razão que a maioria das pessoas quando compra o ve, diz que vai ser o segundo carro, mas passado pouco tempo percebe que é o primeiro e que o ci só se está a estragar parado. Andar de ci é caríssimo, o único remédio é vender.
- Nonnus
- Mensagens: 3453
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Fez ontem (25 Setembro 2018) um ano que tenho o meu Leaf.
Antes demais queria agradecer a todos o users deste fórum que durante estes últimos 365 dias me tem ajudado a compreender e a tirar melhor partido do carro. Estou completamente rendido a este conceito e sou acérrimo defensor do mesmo graças a vocês todos.
Durante este ultimo ano tivemos muitas discussões sobre vários assuntos (estou cá a pouco tempo, mas sou interventivo
, gosto de dar a minha opinião) e nem sempre de acordo, mas faz parte da "raça humana" e só assim podemos evoluir. Se não trocarmos ideias, discutirmos os assuntos ficamos estagnados e não evoluímos.
Muitas vezes esquece-mo-nos de agradecer as pessoas que dão o seu tempo livre para ajudar os outros, e que fazem algo pelos outros sem pedir nada em troca. Pois muitas vezes uma simples pergunta requer algum tempo de pesquisa para tentar achar a resposta correcta.
Por estes motivos todos obrigado por este ultimo ano. Gostaria de deixar aqui o agradecimento ao mjr (que já tive o prazer de conhecer pessoalmente) por manter o fórum tal como ele é. Gostaria também de agradecer ao BrunoAlves e ao migle pois com eles tenho aprendido muito acerca deste mundo eléctrico.

Agora vamos falar do carro que é para isso que cá estamos.
Hoje de manhã depois de mais um carregamento a 100% o Leaf Spy mostrava isto:

Há um ano o carro veio para as minhas mãos com 3100km e agora tem 42848km. Fez quase 40000km num ano.
Para todos aqueles que dizem que a falta de autonomia é o maior problema dos eléctricos fica a pergunta. Fazem 40000km num ano com o vosso fumarolas?
Hoje em dia quando tenho que ir algum lado, o meu fumarolas já nem entra na hipótese de talvez devesse-mos ir nele. Vamos no Leaf, ponto.
Durante o ultimo ano em 40000km fiquei a pé uma vez por falta de bateria porque como esta relatado neste DB (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=10#p99547) queria ver até onde conseguia ir. Foi uma experiência da minha parte, não foi problema do carro.
Durante este ano aprendi a tirar partido do carro e baixar um consumo inicial de 15KW.h para 12.5KW.h e muitas das viagens com AC ligado.
Fiz algumas viagens que excederam a autonomia do carro, Vendas Novas - Viseu e vice-versa, Vendas Novas - Leiria e vice-versa. Em qualquer uma das viagens tudo sem qualquer tipo de problemas e a velocidades normais. Recentemente como esta relatado neste DB o carro fez num dia 340km sem nenhum CR, mostrando que é possível fazer muitos KM sem usar um PCR.
Agora vamos a contas.
Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:
vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo de 1.35€ (umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio).
gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km
Electricidade = 12.5kw x 0.10€ = 1.25€ a cada 100km
valor gasto em gasóleo para fazer 40000km = 2970€
valor gasto em electricidade para fazer 40000km = 500€
Temos aqui uma poupança de 2470€.
Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seriam 4 com o valor de ~150€
Seat = 150€ x 4 = 600€
Leaf = 82.87€
Poupança = 517.13€
Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)
Selo Leaf = 0€
Poupança = 30€
Total gasto com o Seat para fazer os 40000km seria de: ~3600€
Total gasto com o Leaf para fazer os 40000km foi de: ~582.87€
Poupança VE vs Fossil: 3600€ - 582.87€ = 3017.13€
Podia por aqui o gasto que tive com o EVSE inteligente de 450€, mas que não é peça fundamental para uso de um VE. Tal como poderia por uma despesa que ia ter com o meu fumarolas de mudança de embraiagem e do turbo, que devido aos KM que já tinha por esta altura com mais 40000km (320000km no total) já tinha levado.
Por fim mas não menos importante a imagem:


Antes demais queria agradecer a todos o users deste fórum que durante estes últimos 365 dias me tem ajudado a compreender e a tirar melhor partido do carro. Estou completamente rendido a este conceito e sou acérrimo defensor do mesmo graças a vocês todos.
Durante este ultimo ano tivemos muitas discussões sobre vários assuntos (estou cá a pouco tempo, mas sou interventivo

Muitas vezes esquece-mo-nos de agradecer as pessoas que dão o seu tempo livre para ajudar os outros, e que fazem algo pelos outros sem pedir nada em troca. Pois muitas vezes uma simples pergunta requer algum tempo de pesquisa para tentar achar a resposta correcta.

Por estes motivos todos obrigado por este ultimo ano. Gostaria de deixar aqui o agradecimento ao mjr (que já tive o prazer de conhecer pessoalmente) por manter o fórum tal como ele é. Gostaria também de agradecer ao BrunoAlves e ao migle pois com eles tenho aprendido muito acerca deste mundo eléctrico.

Agora vamos falar do carro que é para isso que cá estamos.

Hoje de manhã depois de mais um carregamento a 100% o Leaf Spy mostrava isto:

Há um ano o carro veio para as minhas mãos com 3100km e agora tem 42848km. Fez quase 40000km num ano.
Para todos aqueles que dizem que a falta de autonomia é o maior problema dos eléctricos fica a pergunta. Fazem 40000km num ano com o vosso fumarolas?
Hoje em dia quando tenho que ir algum lado, o meu fumarolas já nem entra na hipótese de talvez devesse-mos ir nele. Vamos no Leaf, ponto.
Durante o ultimo ano em 40000km fiquei a pé uma vez por falta de bateria porque como esta relatado neste DB (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=10#p99547) queria ver até onde conseguia ir. Foi uma experiência da minha parte, não foi problema do carro.

Durante este ano aprendi a tirar partido do carro e baixar um consumo inicial de 15KW.h para 12.5KW.h e muitas das viagens com AC ligado.
Fiz algumas viagens que excederam a autonomia do carro, Vendas Novas - Viseu e vice-versa, Vendas Novas - Leiria e vice-versa. Em qualquer uma das viagens tudo sem qualquer tipo de problemas e a velocidades normais. Recentemente como esta relatado neste DB o carro fez num dia 340km sem nenhum CR, mostrando que é possível fazer muitos KM sem usar um PCR.
Agora vamos a contas.

Se estes km fossem feitos no meu antigo fumarolas (Seat Ibiza 1.4TDI) tinha gasto qualquer coisa como:
vamos usar uma média de 5.5L aos 100km e o preço do gasóleo de 1.35€ (umas vezes sobe outras desce, portanto ficamos pelo meio).
gasóleo = 5.5L x 1.35€ = 7.425€ a cada 100km
Electricidade = 12.5kw x 0.10€ = 1.25€ a cada 100km
valor gasto em gasóleo para fazer 40000km = 2970€
valor gasto em electricidade para fazer 40000km = 500€
Temos aqui uma poupança de 2470€.
Revisões no carro a gasóleo de 10000km em 10000km seriam 4 com o valor de ~150€
Seat = 150€ x 4 = 600€
Leaf = 82.87€
Poupança = 517.13€
Selo Seat = ~30€ (não me lembro do valor exacto)
Selo Leaf = 0€
Poupança = 30€
Total gasto com o Seat para fazer os 40000km seria de: ~3600€
Total gasto com o Leaf para fazer os 40000km foi de: ~582.87€
Poupança VE vs Fossil: 3600€ - 582.87€ = 3017.13€

Podia por aqui o gasto que tive com o EVSE inteligente de 450€, mas que não é peça fundamental para uso de um VE. Tal como poderia por uma despesa que ia ter com o meu fumarolas de mudança de embraiagem e do turbo, que devido aos KM que já tinha por esta altura com mais 40000km (320000km no total) já tinha levado.
Por fim mas não menos importante a imagem:

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- filipeoliv
- Mensagens: 673
- Registado: 15 dez 2017, 12:14
- Data de fabrico: 14 abr 2013
- Capacidade bateria: 24 Kw
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Parabéns!!!!
Um ano 40 000Km, bem bom
Um ano 40 000Km, bem bom

-
- Mensagens: 230
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Espetacular!
40.000
a este ritmo isso até se paga...
40.000

a este ritmo isso até se paga...

DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Parabéns. Esse carro paga-se, é incrível. 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Muito bom Nonnus!
Eu a esses valores ainda acrescento o facto de não pagar mais que 12€ por ano de estacionamento em Lisboa, o que me faz poupar mais umas centenas de euros. Só preciso de mais um ano para ficar com o carro de graça e ter um carro 5 anos mais novo que o anterior.
Com painéis fotovoltaicos e baterias ainda se reduz uma boa parte desse consumo.
Continuação de muitos e bons klms.
Eu a esses valores ainda acrescento o facto de não pagar mais que 12€ por ano de estacionamento em Lisboa, o que me faz poupar mais umas centenas de euros. Só preciso de mais um ano para ficar com o carro de graça e ter um carro 5 anos mais novo que o anterior.
Com painéis fotovoltaicos e baterias ainda se reduz uma boa parte desse consumo.
Continuação de muitos e bons klms.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Parabéns! Tem mais um dia que o meu.
Fazes muitos kms todos os dias, para teres quase os mesmos kms que eu, com as viagens de fim de semana...
Fazes muitos kms todos os dias, para teres quase os mesmos kms que eu, com as viagens de fim de semana...
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diario de bordo Leaf 30KWh - Nonnus
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt