Página 9 de 9
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 18:00
por cfvp
BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 16:42
Há cada vez mais carros a carregar a 22 AC. Inicialmente tinhas apenas o zoe e alguns teslas. Hoje tens muitos mais, por exemplo os Smart. Ou muito me engano ou será standard num futuro proximo.
Essa conversa de à data de hoje ainda serem poucos os modelos q permitem tal carga é um pouco limitada.
Se assim fosse tb n faria sentido instalarem postos DC 400 kW.
Qto ao valor, se fosse taxado ao kWh e nao ao min seria igual para viaturas q carregam a 11 ou 22. Sempre defendi o carregamento ao kWh, e sempre foi possivel no modelo antigo. Mais uma vez, o problema n estava n lei, mas sim nos players.
E vai continuar, pois a nova lei n proibe tarifas em função do tempo (caiu da consulta pública para a lei, mas isso n convem falar muito, n é?)
Os Teslas neste momento não carregam a 22kW, apenas a 11kW e vendem-se bastante. Mas eu não estou contra haverem carregadores de 22kW, não gosto é que assumam que toda a gente tem um carro que carrega a 22kW e que façam os preços com base nisso. No modelo atual que vai acabar, para os OPCs não fazia muito sentido cobrar por kWh, mas agora já faz mais. E acredito que muitos OPCs vão passar a cobrar por kWh, assim como fez o Continente, que antes não podia, por causa do modelo...
Quanto aos postos de 400kW, já estamos a falar de outra categoria de carregamento, em que se priveligia o tempo, daí eu compreender o pagamento por minuto, mas claro que se for ao kWh, melhor.
Não sei se estaremos mesmo a caminhar para todos os carros terem AC 22kW. É que já 11kW é dificil aproveitar em casa, quanto mais 22kW. Só serve mesmo para os postos públicos e aí não é muito utilizado. De facto há bastantes modelos que têm essa opção, tem razão, não fazia ideia que eram tantos, mas é preciso ver que em muitos deles é um opcional.
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 18:43
por civic
BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 17:25
civic Escreveu: 02 dez 2025, 17:05
Não sei se hoje existe algum carro elétrico com carregamento DC que tenha carregamento AC de 22kW, duvido que exista.
Toda a gama Smart, renault megane (isto para nao puxar para a conversa os lotus)
Mas se quiseres ficar mesmo surpreendido, vai à ev database e coloca o filtro em AC22
Parece que como opcional há muitos.
Onde trabalho existem 7 Meganes com bateria de 60kWh, todos com carregador de 11kW, carregador de 22kW é opção em muita marca, no caso da Renault custa mais de 1000€. Sem ser opção e nos modelos "normais" não conheço, não falo de carros como o Porsche, obviamente, o Zoe já não se vende.
O smart só tem 22kW nos modelos full extras, nos outros tem de 7,4kW, não é tão facil assim ter um carregador de 22kw, a Renault só o fez no Zoe porque usava o controlador do motor para carregar.
Dizer que existem muitos com carregador de 22 kW é, no minimo, um exagero, no limite até podes dizer que todos os têm como opção, mas pouca gente vai dar cerca de 1000€ por ele. E dizer que a rede de carregamentos está a caminhar para isso ainda acho um exagero maior.
A minha opinião acerca dos carregamentos AC é o benchmark andar nos 11kW, 16A trifásicos.

Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 19:16
por BrunoFonseca
civic Escreveu: 02 dez 2025, 18:43
BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 17:25
civic Escreveu: 02 dez 2025, 17:05
Não sei se hoje existe algum carro elétrico com carregamento DC que tenha carregamento AC de 22kW, duvido que exista.
Toda a gama Smart, renault megane (isto para nao puxar para a conversa os lotus)
Mas se quiseres ficar mesmo surpreendido, vai à ev database e coloca o filtro em AC22
Parece que como opcional há muitos.
Onde trabalho existem 7 Meganes com bateria de 60kWh, todos com carregador de 11kW, carregador de 22kW é opção em muita marca, no caso da Renault custa mais de 1000€. Sem ser opção e nos modelos "normais" não conheço, não falo de carros como o Porsche, obviamente, o Zoe já não se vende.
O smart só tem 22kW nos modelos full extras, nos outros tem de 7,4kW, não é tão facil assim ter um carregador de 22kw, a Renault só o fez no Zoe porque usava o controlador do motor para carregar.
Dizer que existem muitos com carregador de 22 kW é, no minimo, um exagero, no limite até podes dizer que todos os têm como opção, mas pouca gente vai dar cerca de 1000€ por ele. E dizer que a rede de carregamentos está a caminhar para isso ainda acho um exagero maior.
A minha opinião acerca dos carregamentos AC é o benchmark andar nos 11kW, 16A trifásicos.
São opções. Para mim, 22 é um requisito, pois os valores de carregamento são menores.
Re: O NOVO modelo da mobilidade elétrica em Portugal
Enviado: 02 dez 2025, 21:04
por civic
BrunoFonseca Escreveu: 02 dez 2025, 19:16
São opções. Para mim, 22 é um requisito, pois os valores de carregamento são menores.
É claro, para mim os 22 kW nunca me serviriam, pois ou preciso de carregar rapidamente porque vou em viagem ou preciso de carregar lentamente porque preciso de tempo, os 22kW não me serviriam para nada e ter que pagar mais de 1000€ por esse equipamento é obvio que não, até das poucas vezes que usei um carregador de 11kW acabei por baixar a corrente de carga para me dar mais tempo.
Num ano faço cerca de 30 000 kms, nunca precisei de carregar num posto lento, quando o fiz foi pelo lugar de estacionamento apenas.