Aerodinâmica do LEAF

Discussão técnica do ponto de vista da Engenharia Mecânica
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 07 jul 2016, 23:47

APR, acho que és perfeitamente capaz de colar uns pedaços de acrílico ou policarbonato transparente nas tuas jantes. Se fazes muitos km acima dos 100, vale a pena.

MJR, o Cd varia com a velocidade, tal como o atrito de rolamento, mas pouco.
O que pode fazer variar bastante o Cd são ventos laterais (vento frontal ou traseiro e desníveis são compensados fazendo o mesmo teste em ambos os sentidos), mas tive o cuidado de escolher dias de pouco/nenhum vento.

Contudo, o mais importante para mim, é ver o requisito energético a baixar de forma consistente. Para já tenho sido bem sucedido, poderá haver alguma mod que só servirá para gastar tempo e dinheiro.

RJSC, só medindo mesmo... Na teoria, diminuis a área frontal mas aumentas o Cd.
Agora, convencer a Nissan a passar-nos um papel oficial que no deixa colocar cameras em vez de espelhos, aí sim, faria diferença!!! (mais um grande cool factor...)
Até lá, não andes assim, é perigoso.
Segundo li por "aí", o Mk2 tem a grelha da frente parcialmente tapada dos lados + umas mods aos painéis por baixo do carro, daí o 0.01 de menor Cd em relação ao Mk1.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por labutess » 08 jul 2016, 06:48

Lembram - se da lotus ter um carro em que utilizaram umas"saias" nas laterais para impedir que o vento entrasse de lado?sei que ganhou umas corridas devido a essa inovação.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 15 jul 2016, 01:25

RNM Escreveu:Os Moon discs acima, não precisam de ser tão feios qt aqueles da foto.
Pode ser um plástico transparente, ficando visível o tampão ou jante.
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... 81q4dn.jpg[/img]
A primeira vez que vi fotos deste carro pensei "a sério?" :shock:
Não tenho nada contra a parte técnica, até tenho a favor, mas uns tampões cinzentos? :?
Resolvi dar a minha contribuição :lol: a coisa resolve-se com uns autocolantezinhos... :lol:
Aqui estão umas ideias :lol: espero que não levem a mal :lol:
Leaf (1).jpg
Leaf (6).jpg
Leaf (7).jpg
Leaf (9).jpg
Leaf (12).jpg

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 15 jul 2016, 01:26

Mas porquê ficar pelos desenhos de jantes? :lol:
Leaf (13).jpg
Leaf (10).jpg
Leaf (17).jpg
Leaf (11).jpg
Leaf (19).jpg
:lol: :dance:

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 15 jul 2016, 10:06

Excelente trabalho pemifer! :lol:

Colar uns vinis por cima dos tampões foi algo que já me ocorreu.
E falando em vinil, que tal uns discos de vinil? Pena serem de 12", não de 16".

Vou mandar as tuas sugestões à co-proprietária, a ver o que diz. :pray:

PS- Os tampões são pretos, cinza é reflexo...

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 15 jul 2016, 12:39

Faltou este:
Imagem

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por pemifer » 15 jul 2016, 14:59

RNM Escreveu:Faltou este:
Imagem
Vi desses mas na imagem ficam muito pequeninos perde um bocado o impacto.
Mas em vinil não perderá...
a ilusion (5).jpg
a ilusion (4).jpg
a ilusion (3).jpg
a ilusion (2).jpg
a ilusion (1).jpg

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2590
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por alexmol » 15 jul 2016, 21:13

Epá... este tópico começou tão sério... :lol:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3044
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por Filipe » 15 jul 2016, 23:29

Estou desconfiado que ainda havia condutores despistados por hipnotismo :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Aerodinâmica do LEAF

Mensagem por RNM » 25 jul 2016, 13:32

Ando a ver se convenço um amigo meu a arranjar-me fibra de carbono para isto:

"Our testing is currently yielding between 3 and 4% improved range."
http://www.tzev.com/2012_tesla_s_aero_wheels.html
[img]http://www.tzev.com/sitebuilder/images/ ... 27x391.jpg[/img]

E adorava que isto fosse legal em PT:

http://www.tzev.com/2012_tesla_s_aero_c ... rs_v2.html
[img]http://www.tzev.com/sitebuilder/images/ ... 26x391.jpg[/img]

Responder

Voltar para “Engenharia”