
Aerodinâmica do LEAF
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Aerodinâmica do LEAF
APR, acho que és perfeitamente capaz de colar uns pedaços de acrílico ou policarbonato transparente nas tuas jantes. Se fazes muitos km acima dos 100, vale a pena.
MJR, o Cd varia com a velocidade, tal como o atrito de rolamento, mas pouco.
O que pode fazer variar bastante o Cd são ventos laterais (vento frontal ou traseiro e desníveis são compensados fazendo o mesmo teste em ambos os sentidos), mas tive o cuidado de escolher dias de pouco/nenhum vento.
Contudo, o mais importante para mim, é ver o requisito energético a baixar de forma consistente. Para já tenho sido bem sucedido, poderá haver alguma mod que só servirá para gastar tempo e dinheiro.
RJSC, só medindo mesmo... Na teoria, diminuis a área frontal mas aumentas o Cd.
Agora, convencer a Nissan a passar-nos um papel oficial que no deixa colocar cameras em vez de espelhos, aí sim, faria diferença!!! (mais um grande cool factor...)
Até lá, não andes assim, é perigoso.
Segundo li por "aí", o Mk2 tem a grelha da frente parcialmente tapada dos lados + umas mods aos painéis por baixo do carro, daí o 0.01 de menor Cd em relação ao Mk1.
MJR, o Cd varia com a velocidade, tal como o atrito de rolamento, mas pouco.
O que pode fazer variar bastante o Cd são ventos laterais (vento frontal ou traseiro e desníveis são compensados fazendo o mesmo teste em ambos os sentidos), mas tive o cuidado de escolher dias de pouco/nenhum vento.
Contudo, o mais importante para mim, é ver o requisito energético a baixar de forma consistente. Para já tenho sido bem sucedido, poderá haver alguma mod que só servirá para gastar tempo e dinheiro.
RJSC, só medindo mesmo... Na teoria, diminuis a área frontal mas aumentas o Cd.
Agora, convencer a Nissan a passar-nos um papel oficial que no deixa colocar cameras em vez de espelhos, aí sim, faria diferença!!! (mais um grande cool factor...)
Até lá, não andes assim, é perigoso.
Segundo li por "aí", o Mk2 tem a grelha da frente parcialmente tapada dos lados + umas mods aos painéis por baixo do carro, daí o 0.01 de menor Cd em relação ao Mk1.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Aerodinâmica do LEAF
Lembram - se da lotus ter um carro em que utilizaram umas"saias" nas laterais para impedir que o vento entrasse de lado?sei que ganhou umas corridas devido a essa inovação.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Aerodinâmica do LEAF
A primeira vez que vi fotos deste carro pensei "a sério?"RNM Escreveu:Os Moon discs acima, não precisam de ser tão feios qt aqueles da foto.
Pode ser um plástico transparente, ficando visível o tampão ou jante.
[img]http://i1030.photobucket.com/albums/y36 ... 81q4dn.jpg[/img]

Não tenho nada contra a parte técnica, até tenho a favor, mas uns tampões cinzentos?

Resolvi dar a minha contribuição


Aqui estão umas ideias


- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Aerodinâmica do LEAF
Mas porquê ficar pelos desenhos de jantes?




-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Aerodinâmica do LEAF
Excelente trabalho pemifer!
Colar uns vinis por cima dos tampões foi algo que já me ocorreu.
E falando em vinil, que tal uns discos de vinil? Pena serem de 12", não de 16".
Vou mandar as tuas sugestões à co-proprietária, a ver o que diz.
PS- Os tampões são pretos, cinza é reflexo...

Colar uns vinis por cima dos tampões foi algo que já me ocorreu.
E falando em vinil, que tal uns discos de vinil? Pena serem de 12", não de 16".
Vou mandar as tuas sugestões à co-proprietária, a ver o que diz.

PS- Os tampões são pretos, cinza é reflexo...
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Aerodinâmica do LEAF
Vi desses mas na imagem ficam muito pequeninos perde um bocado o impacto.RNM Escreveu:Faltou este:
Mas em vinil não perderá...
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Aerodinâmica do LEAF
Epá... este tópico começou tão sério... 

- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3084
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Aerodinâmica do LEAF
Estou desconfiado que ainda havia condutores despistados por hipnotismo 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Mensagens: 948
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Aerodinâmica do LEAF
Ando a ver se convenço um amigo meu a arranjar-me fibra de carbono para isto:
"Our testing is currently yielding between 3 and 4% improved range."
http://www.tzev.com/2012_tesla_s_aero_wheels.html
[img]http://www.tzev.com/sitebuilder/images/ ... 27x391.jpg[/img]
E adorava que isto fosse legal em PT:
http://www.tzev.com/2012_tesla_s_aero_c ... rs_v2.html
[img]http://www.tzev.com/sitebuilder/images/ ... 26x391.jpg[/img]
"Our testing is currently yielding between 3 and 4% improved range."
http://www.tzev.com/2012_tesla_s_aero_wheels.html
[img]http://www.tzev.com/sitebuilder/images/ ... 27x391.jpg[/img]
E adorava que isto fosse legal em PT:
http://www.tzev.com/2012_tesla_s_aero_c ... rs_v2.html
[img]http://www.tzev.com/sitebuilder/images/ ... 26x391.jpg[/img]