Expansão células Leaf 40kW.h

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Nonnus
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 22 jan 2025, 17:22

civic Escreveu:
22 jan 2025, 14:50
é o mesmo que dizer que as celulas dos LEAF 1ª geração são idênticas às do LEAF 2ª geração, só porque as 2 avariam, é cair no exagero, ou pior, cair na desinformação, percebes? ;)
Eu percebo a tua analogia mas...

Eu nunca disse que eram iguais. O que eu digo e continuo a dizer é que não são melhores, nem piores, são diferentes (ponto). E os de 40 e 60 acabam por sofrer do mesmo mal dos anteriores.

Há uma coisa que nós nunca discutimos aqui e acho que também faz diferença.

O leaf de 40 e 60 dão os problemas que dão e tem o tão afamado rapidgate, coisa que os de 24 e 30 não tinham/não tem. Vamos retirar o rapidgate da equação e como é que seriam a células dos de 40 e 60? Nunca vamos saber não é? :think:

Eu sei que o teu ainda tem o software de origem, mas muitos que levaram com o update continuam a ter rapidgate, embora menos agressivo mas ele esta lá bem presente ao segundo carregamento rápido.
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civic
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 22 jan 2025, 17:46

Nonnus Escreveu:
22 jan 2025, 17:22


Eu percebo a tua analogia mas...

Eu nunca disse que eram iguais. O que eu digo e continuo a dizer é que não são melhores, nem piores, são diferentes (ponto). E os de 40 e 60 acabam por sofrer do mesmo mal dos anteriores.

Há uma coisa que nós nunca discutimos aqui e acho que também faz diferença.

O leaf de 40 e 60 dão os problemas que dão e tem o tão afamado rapidgate, coisa que os de 24 e 30 não tinham/não tem. Vamos retirar o rapidgate da equação e como é que seriam a células dos de 40 e 60? Nunca vamos saber não é? :think:

Eu sei que o teu ainda tem o software de origem, mas muitos que levaram com o update continuam a ter rapidgate, embora menos agressivo mas ele esta lá bem presente ao segundo carregamento rápido.
São muito melhores, pois são idênticas ao que o resto do mercado usa, são completamente diferentes das do LEAF 1ª geração, que bem tratadas duram muito mais do que os anteriores que por melhor que as trates berram sempre por degradação.

Se retirares o rapidgate da equação tens os LEAFs deste forum, sabes precisamente como se comportam, super fiaveis, não tens nenhum relato daqui de LEAFs 40 ou 60 com problemas de celulas.

A questão dos LEAFs da 2ª é que se os tratares bem eles duram, os da 1ª nem com colinho lá vais. ;)

Mostra-me um LAEF 24/30 que tenha feito metade do que este fez:

viewtopic.php?f=84&t=7762&start=20

Também te posso dar o exemplo do meu ou de carradas deles deste forum.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por frankesousa » 22 jan 2025, 17:54

civic Escreveu:
22 jan 2025, 17:46
São muito melhores, pois são idênticas ao que o resto do mercado usa, são completamente diferentes das do LEAF 1ª geração, que bem tratadas duram muito mais do que os anteriores que por melhor que as trates berram sempre por degradação.

Se retirares o rapidgate da equação tens os LEAFs deste forum, sabes precisamente como se comportam, super fiaveis, não tens nenhum relato daqui de LEAFs 40 ou 60 com problemas de celulas.

A questão dos LEAFs da 2ª é que se os tratares bem eles duram, os da 1ª nem com colinho lá vais. ;)
Eu concordo que o leaf 40 dura mais em km (o que é obvio dado a maior capacidade e portanto faz mais km com o mesmo numero de ciclos) mas penso que ainda não têm idade suficiente para se comprovar o que dizes de serem "muito melhores".

Dado a minha experiencia de que ao fim de x anos (no caso do meu 8 anos) a espiral de queda fica completamente descontrolada e passa de carro a pisa papeis em "meses", o única coisa que posso sugerir é "esperar para ver" se a idade afeta ou não de igual forma, e quando é que começa essa "queda final".

Dentro de 2 anos +- teremos uma boa mostra de leaf 40 com 8 anos e só aí vamos poder tirar conclusões claras (bem como comparar com outras marcas que também vão chegar a essas idades)
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 23 jan 2025, 20:35

frankesousa Escreveu:
22 jan 2025, 17:54


Eu concordo que o leaf 40 dura mais em km (o que é obvio dado a maior capacidade e portanto faz mais km com o mesmo numero de ciclos) mas penso que ainda não têm idade suficiente para se comprovar o que dizes de serem "muito melhores".

Dado a minha experiencia de que ao fim de x anos (no caso do meu 8 anos) a espiral de queda fica completamente descontrolada e passa de carro a pisa papeis em "meses", o única coisa que posso sugerir é "esperar para ver" se a idade afeta ou não de igual forma, e quando é que começa essa "queda final".

Dentro de 2 anos +- teremos uma boa mostra de leaf 40 com 8 anos e só aí vamos poder tirar conclusões claras (bem como comparar com outras marcas que também vão chegar a essas idades)
O que mais tens são amostras, pois só estás a dar valor ao fator tempo, mas tens muitos outros fatores que provam que o LEAF 40 aguenta muito mais do que o 24/30, mostra lá LEAF da primeira geração com a degradação de um LEAF 40 com o mesmo tempo, tipo ao fim de 4 anos mostra lá um que não se note degradação, já nem coloco em causa o numero de kms. O que dizes não faz nenhum sentido, pois por teres uma bateria maior não quer dizer que a utilizes sempre toda, alem diso tens montes de utilizações diferentes, e o LEAF 40 independentemente disso tem é sempre muito melhor em termos de degradação, independentemente dos kms ou utilização. ;)

O LEAF 24/30 tem uma degradação minima de uma barra a cada ano e meio, na melhor das hipoteses, o 40 ao fim de sete anos o que tens mais são carros com centenas de milhar de kms sem perda de nenhuma, ou no pior perderam uma.

Não percebo como se pode dizer que as baterias são idênticas, não têm comparação, o pior de um lado é muito melhor do que o melhor do outro.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por fernandinand » 24 jan 2025, 12:47

civic Escreveu:
23 jan 2025, 20:35
O LEAF 24/30 tem uma degradação minima de uma barra a cada ano e meio
Não sei onde foste buscar esta afirmação mas no meu caso é uma barra a cada 3 anos... :whistle: :whistle:

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 24 jan 2025, 14:06

fernandinand Escreveu:
24 jan 2025, 12:47
civic Escreveu:
23 jan 2025, 20:35
O LEAF 24/30 tem uma degradação minima de uma barra a cada ano e meio
Não sei onde foste buscar esta afirmação mas no meu caso é uma barra a cada 3 anos... :whistle: :whistle:
Fui buscar ao que tenho visto por aí, não é nada cientifico, mas achas que o teu é a regra ou a execpção? ;)

Vejo muitos casos a perderem a 4 barra no fim da garantia (morrerem na praia ou conseguirem a sua substituição porque acabaram antes), o que dá cerca de 1 barras em cada 2 anos, fica mais perto do que eu disse ou do teu exemplo?

Mas mesmo que seja de 3 em 3 anos, o LEAF 40 tem mostrado que a perda da primeira barra é muito longe desses 3 anos, se acham que isso não é indicativo de nada, ok, continuem a acreditar.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por caz » 25 jan 2025, 15:22

Partilho os dados do meu leaf 40 de agosto 2018:
Km 95000
SOH 87.29%
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 25 jan 2025, 18:42

civic Escreveu:
22 jan 2025, 17:46
Se retirares o rapidgate da equação tens os LEAFs deste forum, sabes precisamente como se comportam, super fiaveis, não tens nenhum relato daqui de LEAFs 40 ou 60 com problemas de celulas.

A questão dos LEAFs da 2ª é que se os tratares bem eles duram, os da 1ª nem com colinho lá vais. ;)
Então estamos a comparar um carro que sem carregamentos rápidos super fiáveis, com carros com carregamentos rápidos que se lixam todos.

Poça acabei de dar um exemplo de um que tem mais de 8 anos e ainda "só" perdeu 3 três barras.

Será a regra ou excepção?
civic Escreveu:
22 jan 2025, 17:46
Mostra-me um LAEF 24/30 que tenha feito metade do que este fez:

viewtopic.php?f=84&t=7762&start=20

Também te posso dar o exemplo do meu ou de carradas deles deste forum.
civic Escreveu:
24 jan 2025, 14:06
Fui buscar ao que tenho visto por aí, não é nada cientifico, mas achas que o teu é a regra ou a execpção? ;)
Faço a mesma pergunta. Esse carro com 200000km é a regra ou a excepção?

E tínhamos um Leaf de 30 aqui no fórum do @VETL, já o meu tinha perdido 3 barras e o dele ainda tinha 11 barras. Será a regra ou a excepção?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 25 jan 2025, 19:50

Volto a fazer a mesma pergunta, esse caso que referes é a regra ou a exepção? O carro com 200 000 kms e perder uma barra é a regra para todos os LEAF 40, abusados ou não, o meu está nesse grupo e todos os deste forum, por exemplo. Não conheço nenhum que tenha perdido 2 barras sem que tenha sido mexido ou de passado duvidoso.

Quantos conheces assim? Achas mesmo que é comparavel ao historico do LEAF 40 que só ao fim de mais de 6 anos é que começam a aparecer casos com uma barra perdida? Sou eu que estou a ver mal alguma coisa? Falas de um que em 8 anos perdeu 3 barras e eu falo de praticamente todos que em 7 anos perderam uma, é comparavel? Ainda por cima devemos ter em conta o numero que existem no mercado e a utilização que foi dada a cada um deles, o LEAF 40 foi o Taxi/TVDE de eleição por alguns anos, o LEAF24/30 foi praticamente vendido a quem estava por dentro destas coisas (pioneiros), e teve algum cuidado, mesmo esses que andaram com ele ao colo não se aproximam sequer da fiabilidade das baterias do 40 mal tratado.

Enquanto tu vens dar exemplos de um ou outro caso, eu dou exemplos gerais, 200 000 kms sem perder qualquer barra ou perder uma no LEAF 40 é a regra, no LEAF30 não tens sequer um exemplo disso.

O principal problema do LEAF 40 é a deformação da estrutura que envolve as baterias, fazendo com que esta entre pala celula a dentro dando erro de isolamento, a maior parte dos casos de celulas inchadas resolvem-se tirando essa estrutura, as celulas continuam a estar boas e continuam a ser utilizadas. Podem-se lixar todos, mas não é por causa da degradação das celulas. Isto seria conversa para o Facebook, mas acho que o pessoal por aqui está mais bem informado.

Muto sinceramente, não consigo ver qualquer lógico no teu raciocinio, as baterias têm uma quimica completamnete diferente, nenhuma marca usa LMO e todas usam NMC, não tem comparação a degradação de uma e de outra no caso dos LEAF, é como eu já disse, o melhor que consegues arranjar para o LEAF 24/30 não se aproxima do pior LEAF40, até as justificações que dás, mostras um exemplo de um LEAF30 que com 8 anos perdeu 3 barras, quantos LEAF40 achas que consegues arranjar já em Agosto (8 anos) com as barras todas? ;)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 25 jan 2025, 21:20

civic Escreveu:
25 jan 2025, 19:50
Volto a fazer a mesma pergunta, esse caso que referes é a regra ou a exepção? O carro com 200 000 kms e perder uma barra é a regra para todos os LEAF 40, abusados ou não, o meu está nesse grupo e todos os deste forum, por exemplo. Não conheço nenhum que tenha perdido 2 barras sem que tenha sido mexido ou de passado duvidoso.

Quantos conheces assim? Achas mesmo que é comparavel ao historico do LEAF 40 que só ao fim de mais de 6 anos é que começam a aparecer casos com uma barra perdida? Sou eu que estou a ver mal alguma coisa? Falas de um que em 8 anos perdeu 3 barras e eu falo de praticamente todos que em 7 anos perderam uma, é comparavel? Ainda por cima devemos ter em conta o numero que existem no mercado e a utilização que foi dada a cada um deles, o LEAF 40 foi o Taxi/TVDE de eleição por alguns anos, o LEAF24/30 foi praticamente vendido a quem estava por dentro destas coisas (pioneiros), e teve algum cuidado, mesmo esses que andaram com ele ao colo não se aproximam sequer da fiabilidade das baterias do 40 mal tratado.

Enquanto tu vens dar exemplos de um ou outro caso, eu dou exemplos gerais, 200 000 kms sem perder qualquer barra ou perder uma no LEAF 40 é a regra, no LEAF30 não tens sequer um exemplo disso.

O principal problema do LEAF 40 é a deformação da estrutura que envolve as baterias, fazendo com que esta entre pala celula a dentro dando erro de isolamento, a maior parte dos casos de celulas inchadas resolvem-se tirando essa estrutura, as celulas continuam a estar boas e continuam a ser utilizadas. Podem-se lixar todos, mas não é por causa da degradação das celulas. Isto seria conversa para o Facebook, mas acho que o pessoal por aqui está mais bem informado.

Muto sinceramente, não consigo ver qualquer lógico no teu raciocinio, as baterias têm uma quimica completamnete diferente, nenhuma marca usa LMO e todas usam NMC, não tem comparação a degradação de uma e de outra no caso dos LEAF, é como eu já disse, o melhor que consegues arranjar para o LEAF 24/30 não se aproxima do pior LEAF40, até as justificações que dás, mostras um exemplo de um LEAF30 que com 8 anos perdeu 3 barras, quantos LEAF40 achas que consegues arranjar já em Agosto (8 anos) com as barras todas? ;)
Poça, já ando aqui em loop. Lá atrás eu escrevi que dificilmente vamos ver um Leaf de segunda geração a perder a 4ª barra dentro dos 8 anos. Lá atrás escrevi que não têm esse problema mas sofre de outros dois. Células inchadas e degradação acentuada das células (tu chamas-lhe avaria).

Tu estás-te agarrar apenas a degradação homogênea do pack, quando o carro tem dois problemas e um deles nem sequer é conhecido nos leaf de primeira geração.

Falei no rapidgate chutaste para canto. Se o carro incha as células e tem degradação acentuada nalgumas células com rapidgate imagina sem rapidgate como seria.

Mas pronto é o meu raciocínio que esta distorcido.
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