Volto a fazer a mesma pergunta, esse caso que referes é a regra ou a exepção? O carro com 200 000 kms e perder uma barra é a regra para todos os LEAF 40, abusados ou não, o meu está nesse grupo e todos os deste forum, por exemplo. Não conheço nenhum que tenha perdido 2 barras sem que tenha sido mexido ou de passado duvidoso.
Quantos conheces assim? Achas mesmo que é comparavel ao historico do LEAF 40 que só ao fim de mais de 6 anos é que começam a aparecer casos com uma barra perdida? Sou eu que estou a ver mal alguma coisa? Falas de um que em 8 anos perdeu 3 barras e eu falo de praticamente todos que em 7 anos perderam uma, é comparavel? Ainda por cima devemos ter em conta o numero que existem no mercado e a utilização que foi dada a cada um deles, o LEAF 40 foi o Taxi/TVDE de eleição por alguns anos, o LEAF24/30 foi praticamente vendido a quem estava por dentro destas coisas (pioneiros), e teve algum cuidado, mesmo esses que andaram com ele ao colo não se aproximam sequer da fiabilidade das baterias do 40 mal tratado.
Enquanto tu vens dar exemplos de um ou outro caso, eu dou exemplos gerais, 200 000 kms sem perder qualquer barra ou perder uma no LEAF 40 é a regra, no LEAF30 não tens sequer um exemplo disso.
O principal problema do LEAF 40 é a deformação da estrutura que envolve as baterias, fazendo com que esta entre pala celula a dentro dando erro de isolamento, a maior parte dos casos de celulas inchadas resolvem-se tirando essa estrutura, as celulas continuam a estar boas e continuam a ser utilizadas. Podem-se lixar todos, mas não é por causa da degradação das celulas. Isto seria conversa para o Facebook, mas acho que o pessoal por aqui está mais bem informado.
Muto sinceramente, não consigo ver qualquer lógico no teu raciocinio, as baterias têm uma quimica completamnete diferente, nenhuma marca usa LMO e todas usam NMC, não tem comparação a degradação de uma e de outra no caso dos LEAF, é como eu já disse, o melhor que consegues arranjar para o LEAF 24/30 não se aproxima do pior LEAF40, até as justificações que dás, mostras um exemplo de um LEAF30 que com 8 anos perdeu 3 barras, quantos LEAF40 achas que consegues arranjar já em Agosto (8 anos) com as barras todas?