Expansão células Leaf 40kW.h

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2025, 06:37

Por ser um caso tão bem explicado vou partilhar aqui o link.

https://www.facebook.com/share/p/163o2HccXn/

Um carro com uma utilização normal (digo eu), 100km diários, com poucos carregamento rápidos, percentagem de utilização 20%/80% e aos 142000km puf a célula/células degradam-se/avariam.

Estive a fazer contas e o carro faz menos de 100km diários. O carro tem uma média de 65km por dia. Nada demais.

Tem 72 meses são 2162 dias X 100km daria 216200km.

Vou-me tentar antecipar. Pronto não sabemos a que velocidade o autor do post costuma andar. Pode não seguir a tal teoria de não ultrapassar os 20kW. 🤦

Será regra ou excepção? 😉

E eu agora a ser a Maia dos leafs. 🔮

Acredito que no próximo inverno casos destes vão aparecer como cogumelos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 26 jan 2025, 10:50

Nonnus Escreveu:
26 jan 2025, 06:37
Por ser um caso tão bem explicado vou partilhar aqui o link.

https://www.facebook.com/share/p/163o2HccXn/

Um carro com uma utilização normal (digo eu), 100km diários, com poucos carregamento rápidos, percentagem de utilização 20%/80% e aos 142000km puf a célula/células degradam-se/avariam.

Estive a fazer contas e o carro faz menos de 100km diários. O carro tem uma média de 65km por dia. Nada demais.

Tem 72 meses são 2162 dias X 100km daria 216200km.

Vou-me tentar antecipar. Pronto não sabemos a que velocidade o autor do post costuma andar. Pode não seguir a tal teoria de não ultrapassar os 20kW. 🤦

Será regra ou excepção? 😉

E eu agora a ser a Maia dos leafs. 🔮

Acredito que no próximo inverno casos destes vão aparecer como cogumelos.
Já estás a mudar o discurso, jão não dizes que degradação, jã dizes degradação/avaria o que ele relata é precisamente a questão de modulos avariados, e eu nunca disse que isso não podia acontecer, a situação de queda abrupta de autonomia a partir de 50% é e já foi confirmado varias vezes alguns modulos que avariam, nada tem a ver com a degradação dos primeiros LEAF, em que não consegues fazer nada à bateria pois todos os modulos estão no mesmo nivel de degradação. As baterias do LEAF 40 são muito melhores, mas podem ter avarias, neste caso que apresentas ele pode nunca ter carredo em PCR mas andar com a temperatura sempre no vermelho, conheço muitos casos que nem ligam a isso, só se apercebem quando o sistema limita a potência, mas mesmo que não seja, é uma avaria que nada tem a ver com a questão dos LEAF24/30, ou até pode ser como o outro que tinha comprado novo, depois já tinha sido ao vizinho que comprou novo e afinal o carro era da empresa do vizinho que toda a gente andava com ele... Aliás, o que lhe vão fazer numa oficina é substituir 2 ou 3 modulos, como estás farto de saber. ;)

Como podes ver em todos os relatos que faço, o que defendo que é mais prejudicial para a bateria é a temperatura, podes não fazer carregamentos rapidos que ele pode andar sempre no vermelho, mas não acredito é que seja preciso andar nos 20% de potência, isso é uma treta pegada. Agora é inevitável que os problemas nos EVs vão aumentar, não é apenas no LEAF e até podem morrer todos desta forma, mas o problema é completamente diferente dos primeiros que com 8 anos tem a maioria a levar baterias completas ou irem para a sucata, neste a resolução é muito mais facil, e as baterias inchada ainda mais facil é. O que também estás farto de saber que nos 2ª geração tens a maioria fora da garantia porque fazem muito mais kms que os primeiros e os 160 000 kms já lá vão à muito e continuam a rodar, porque a maioria foi vendido para ser abusado, bem diferente do que aconteceu com os prieiros LEAFs.

Este caso é a expção, é uma avaria, alias, conseguiste encontrar um para me contradizer, mas eu conheço outros que foram resolvidos ainda em garantia como sendo avaria, este não é tipo unico, mas mesmo assim mostra-me o melhor LEAF 30 com 140 000 e 7 anos, só para comparar, o teu caso, por exemplo, queres comparar com um LEAF40 avariado e ver qual estava pior para circular?

E não é preciso seres a Maia, eu sem ser a Maia vou-te garantir que em todos os EVs vão aparecer problemas de baterias como cogumelos, é só aumentar o parque automovel e eles vão aparecer, por isso ainda não desisti de ter uma oficina de reparação de baterias um dia destes, parece conversa da revista Maria e não de quem segue estas coisas, que raio. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

civic

Mensagem por civic » 26 jan 2025, 11:37

Para veres o que estou a dizer, e o porquê de toda a industria automovel ter preferido a quimica NMC à quimica LMO, vê as diferenças entre elas e vê onde está a longevidade.

Imagem

https://www.flashbattery.tech/en/types- ... istry-use/

Muito bem reunido as caracteristicas entre os diversos tipos de quimicas.

E mais um link para ver o quanto é ridiculo comparar numero de casos entre as 2 gerações.

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/ ... m-portugal
A 2ª geração do LEAF já vendeu mais em Portugal, em apenas sete meses, do que a primeira geração, em sete anos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2025, 12:46

Se escrevo degradação, tu dizes que é avaria, se escrevo avaria estou a mudar o discurso.

Por acaso até escrevo degradação/avaria.

Avaria é só para ti e para a Nissan. Para a Nissan ainda se compreende, dá para fugir as responsabilidades.

Porque na realidade como sabes o carro perde autonomia (e de que maneira) com esse problema.

Em 2011 o conhecimento a nível de VEs pelo público em geral era exactamente o mesmo que em 2018. A oferta era exactamente a mesma. O que foste buscar para dizer nem sei bem o quê.

Queres dizer que há mais carros, há mais problemas. Se me lembro já falamos sobre escala🤔

Por haver mais carros, mais problemas relatados, não faz com o que o problema não exista.

A Tesla vendeu mais este ano em Portugal que nos 5 primeiros anos. 👍 Todos os problemas que enumeramos no tópico da Tesla estão desculpados. Lembro-me que foste bastante crítico pela negativa nesse tópico.

Quando eu escrevi que ia ser a Maia, era para ir de encontro ao que o frankesousa escreveu acerca do espaço temporal para vermos se é como dizes.

Voltamos ao mesmo. A química é melhor... As células berram e incham.

Chama-lhe o que quiseres, má construção, má utilização, teoria dos 20kW, uns são regras outros são exceções e mais um par de botas para justificar...
- 6 anos depois 160000km

civic

Mensagem por civic » 26 jan 2025, 13:27

Se escrevo degradação, tu dizes que é avaria, se escrevo avaria estou a mudar o discurso.
Isto é muito obvio, não achas? :lol:

Sei que o carro perde autonomia com esse problema, e como já disse antes, concordo com a Nissan em que isto é uma avaria, não concordo é com a diferença que a Nissan faz entre os 100 000 kms e os 160 000kms, mas os termos eram conhecidos antes da compra.
Em 2011 o conhecimento a nível de VEs pelo público em geral era exactamente o mesmo que em 2018. A oferta era exactamente a mesma.
Discordo completamente desta tua afirmação, em 2018 venderam-se mais LEAF40 do que a Nissan tinha vendido em toda a sua história, a informação que existia em 2011 não era nenhuma, depois de 7 anos achas que era a mesma coisa? Nem acredito que tu acredites nisso. ;)

Continuo a ser critico pela negativa a toda a atitude da Nissan com o LEAF, desde a má escolha de baterias para o primeiro modelo, como pela má construção do pack na segunda. O que não consigo fazer, como tu fazes, é meter tudo no mesmo saco, isso é para quem segue estas coisas pelo Facebook, as baterias da segunda geração são muito melhores que as da primeira geração, são de uma quimica muito melhor e muito superiores em degradação do que as primeiras, é esse o meu discurso desde o inicio, uns modulos avariados acontecem por avaria em todas as marcas, resta depois à marca é como dá a volta a essa questão, a propria Hyundai teve problemas com os packs de 64kWh, e também achas que foi degradação? Ou os KIa Soul que berravam alguns modulos no de 27kWh, também achas que foi degradação?

Sim, já falamos de escala, tu é que teimas em usar a mesma escala para os dois modelos, o que eu acho ridiculo. Nunca disse que o problema não existe, só que o problema não é degradação como queres tentar dizer, é avaria.
Tu é que vais buscar casos isolados para te justificares, a escala é muito grande para o LEAF40, não tem comparação da escala para o LEAF24/30, este caso que referes é um casos em quantos, 1000? 10 000? E os casos do LEAF 24/40?

Já conseguimos ver alguma coisa com o espaço temporal que temos, ou seja, tens mais LEAF40 de 2018 (cerca de 7 anos) do que LEAF 24/30 em toda a sua vida de comercialização, não consegues tirar nada daí? Não dá para ter uma ideia das diferenças? É obvio que mais avarias vão aparecer, mas não conheço nenhum caso de degradação nos LEAF 40 idêntica aos da primeira geração, ponto, E não sou eu que quero chamar avaria, tu é que estás a levar a coisa a comentários de Facebook, pois uma coisa é teres um pack degradado e outra bem diferente é teres modulos avariado, só são a mesma coisa para quem gosta de incendiar Facebooks e afins.

Mete uma coisa na cabeça, eu não estou a desculpar a Nissan por nada, só estou a dizer que as baterias NMC do LEAF 40 são melhores que as LMO do LEAF24/30, e tu não tens nada que prove o contrario. Por isso é que nenhuma marca usa as LMO, nem a Nissan. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 26 jan 2025, 18:37

Estava a ser irônico. Achas que esta afirmação sem ser irônica faz algum sentido!
Em 2011 o conhecimento a nível de VEs pelo público em geral era exactamente o mesmo que em 2018. A oferta era exactamente a mesma.
civic Escreveu:
26 jan 2025, 13:27
Discordo completamente desta tua afirmação, em 2018 venderam-se mais LEAF40 do que a Nissan tinha vendido em toda a sua história, a informação que existia em 2011 não era nenhuma, depois de 7 anos achas que era a mesma coisa? Nem acredito que tu acredites nisso. ;)
Eu estava a ser irônico. Manter uma conversa assim é lixado. Claro que não era a mesma dai ter vendido mais em 2018 do que até então dai não perceber o porquê de teres ido buscar esses dados.
civic Escreveu:
Nem acredito que tu acredites nisso. ;)
Ainda bem que não acreditas. Ficava preocupado se acreditasses. :)

civic Escreveu:
Continuo a ser critico pela negativa a toda a atitude da Nissan com o LEAF, desde a má escolha de baterias para o primeiro modelo, como pela má construção do pack na segunda. O que não consigo fazer, como tu fazes, é meter tudo no mesmo saco, isso é para quem segue estas coisas pelo Facebook, as baterias da segunda geração são muito melhores que as da primeira geração, são de uma quimica muito melhor e muito superiores em degradação do que as primeiras, é esse o meu discurso desde o inicio, uns modulos avariados acontecem por avaria em todas as marcas, resta depois à marca é como dá a volta a essa questão, a propria Hyundai teve problemas com os packs de 64kWh, e também achas que foi degradação? Ou os KIa Soul que berravam alguns modulos no de 27kWh, também achas que foi degradação?

Sim, já falamos de escala, tu é que teimas em usar a mesma escala para os dois modelos, o que eu acho ridiculo. Nunca disse que o problema não existe, só que o problema não é degradação como queres tentar dizer, é avaria.
Tu é que vais buscar casos isolados para te justificares, a escala é muito grande para o LEAF40, não tem comparação da escala para o LEAF24/30, este caso que referes é um casos em quantos, 1000? 10 000? E os casos do LEAF 24/40?

Já conseguimos ver alguma coisa com o espaço temporal que temos, ou seja, tens mais LEAF40 de 2018 (cerca de 7 anos) do que LEAF 24/30 em toda a sua vida de comercialização, não consegues tirar nada daí? Não dá para ter uma ideia das diferenças? É obvio que mais avarias vão aparecer, mas não conheço nenhum caso de degradação nos LEAF 40 idêntica aos da primeira geração, ponto, E não sou eu que quero chamar avaria, tu é que estás a levar a coisa a comentários de Facebook, pois uma coisa é teres um pack degradado e outra bem diferente é teres modulos avariado, só são a mesma coisa para quem gosta de incendiar Facebooks e afins.

Mete uma coisa na cabeça, eu não estou a desculpar a Nissan por nada, só estou a dizer que as baterias NMC do LEAF 40 são melhores que as LMO do LEAF24/30, e tu não tens nada que prove o contrario. Por isso é que nenhuma marca usa as LMO, nem a Nissan. ;)
Eu compreendo isso tudo. E tu compreendes o que tento dizer?

Apesar das células terem uma química diferente, os problemas estão lá, por isso é que eu digo que o Leaf de 40 e de 62 não são melhores nem piores, são diferentes. ;)
- 6 anos depois 160000km

civic

Mensagem por civic » 26 jan 2025, 18:59

Claro que são diferentes, o LEAF40 faz centenas de milhares de kms sem se notar degradação, o LEAF 30 degrada mesmo sem fazer kms, esta é a regra para os 2, agora que avariam é igual para todos os EVs. ;)

E não, não consigo entender o que queres dizer, pois a comparação é demasiado absurda, tanto pelo numero de vendas como pelas diferenças de kms efetuados de quem os tem/tinha. vejo facilmente LEAF40 com mais de 200 000 kms e nem por isso vejo a mesma coisa nos LEAF24/30 e estão todos escafiados. O que tenho hoje são LEAF40 com 7 anos e com a barras todas, independentemente dos kms, coisa que é impossivel com um LEAF24/30.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

frankesousa
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras

Mensagem por frankesousa » 27 jan 2025, 10:49

No meu entendimento, e tal e qual como aconteceu no meu leaf 30, essa "alegava avaria em algumas das células" não passa de simples degradação.

É completamente irrelevante para o consumidor se a degradação é uniforme, ou se é só de metade do pack, ou se é só de 2 células, é IRRELEVANETE

O que interessa é que o carro dava em novo para fazer 200 e tal km e agora só dá para fazer 150 (mais uma vez é completamente irrelevante se no resto da bateria estão escondidos mais 50km, para o utilizador o carro diz que esta a 0%, está a 0% e ponto final)

Alegar avaria em células para fugir de honrar a garantia é simplesmente mentira. não há nenhuma avaria, há sim uma degradação acentuada que tem de ser coberta pela garantia, não tenho a mínima duvida.

Avaria é deixar de funcionar
Degradação é deixar de acumular a energia que outrora acumulava -> Exatamente o que acontece a estas células e por consequência com o pack completo

Eu já estava a reunir toda a prova necessária para meter a Nissan em tribunal por causa disto, entretanto caiu a barra a 15 dias do fim da garantia, mas era certinho que iam ter de provar que o carro tinha mesmo a capacidade que as "barras de saúde" alegavam.

Não é por acaso que a Nissan alterou o software de calculo das barras, certamente que de inicio contavam com tudo direitinho, resistência interna, etc, quando viram que era "bom demais" lá foram recalcular para o melhor caso (que é carregar a 16A e depois conduzir em plano, 50km/h abaixo de 20kW :lol: )
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

civic

Mensagem por civic » 27 jan 2025, 11:24

De forma resumida, a regra é, o Leaf 40 perde a primeira barra aos cerca de 6 a 7 anos, o Leaf 24/30 perde, na melhor das hipóteses, ao terceiro ano, isto não chega para diferenciar os 2 tipos de bateria?

Em tudo o que eu disse nunca falei de relevância para o consumidor, aliás, referi especificamente que sendo este forum um forum de carros elétricos as pessoas deviam falar de forma um pouco mais profissional, com um pouco mais de conhecimento de causa (é a ideia que tenho dos intervenientes nesta discussão), para falar de relevância para o consumidor temos o Facebook e afins. O que eu disse foi que no caso do LEAF 24/30 o pack degrada por todo, no caso do LEAF40 os poucos casos que temos de problemas com a autonomia, são de algumas celulas que incham, ou degradam mais do que as outras, se acham que devemos medir tudo da mesma forma como se faz no Facebook e não haver discussão, sinceramente, não vejo qualquer utilidade de um forum destes. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus

Mensagem por Nonnus » 27 jan 2025, 18:42

frankesousa Escreveu:
27 jan 2025, 10:49
No meu entendimento, e tal e qual como aconteceu no meu leaf 30, essa "alegava avaria em algumas das células" não passa de simples degradação.

É completamente irrelevante para o consumidor se a degradação é uniforme, ou se é só de metade do pack, ou se é só de 2 células, é IRRELEVANETE
Além de ser completamente irrelevante, a degradação acentuada numa célula limita mais o carro que a degradação uniforme de todo o pack.

Como tu e eu experienciámos tínhamos muita energia dentro do pack no entanto não a conseguíamos usar. No limite vale mais abrir o pack e retirar aquela célula para podermos usar a energia das restantes.
frankesousa Escreveu:
27 jan 2025, 10:49
O que interessa é que o carro dava em novo para fazer 200 e tal km e agora só dá para fazer 150 (mais uma vez é completamente irrelevante se no resto da bateria estão escondidos mais 50km, para o utilizador o carro diz que esta a 0%, está a 0% e ponto final)

Alegar avaria em células para fugir de honrar a garantia é simplesmente mentira. não há nenhuma avaria, há sim uma degradação acentuada que tem de ser coberta pela garantia, não tenho a mínima duvida.

Avaria é deixar de funcionar
Degradação é deixar de acumular a energia que outrora acumulava -> Exatamente o que acontece a estas células e por consequência com o pack completo

Eu já estava a reunir toda a prova necessária para meter a Nissan em tribunal por causa disto, entretanto caiu a barra a 15 dias do fim da garantia, mas era certinho que iam ter de provar que o carro tinha mesmo a capacidade que as "barras de saúde" alegavam.

Não é por acaso que a Nissan alterou o software de calculo das barras, certamente que de inicio contavam com tudo direitinho, resistência interna, etc, quando viram que era "bom demais" lá foram recalcular para o melhor caso (que é carregar a 16A e depois conduzir em plano, 50km/h abaixo de 20kW :lol: )
Eu cheguei a enviar um email para a Nissan a pedir para fazer um teste de tomada com um medidor aferido e na presença de um dos engenheiros da Nissan para ver isso mesmo que dizes. O carro não conseguia armazenar a energia que reportava. Também já estava na calha avançar para tribunal. O meu não foi 15 dias mas 5000km antes do fim da garantia.

civic Escreveu:
27 jan 2025, 11:24
De forma resumida, a regra é, o Leaf 40 perde a primeira barra aos cerca de 6 a 7 anos, o Leaf 24/30 perde, na melhor das hipóteses, ao terceiro ano, isto não chega para diferenciar os 2 tipos de bateria?
Chega. Da mesma maneira que tens leafs de 24 e 30 com mais de 8 anos com degradação uniforme e fazem 150km (leaf de 30) e tens leaf de 40 com 6/7 anos com degradação acentuada numa célula, se calhar num dia bom conseguem fazer 100km.

A questão por muitas voltas que dês é o quanto podes usar o carro. É só isso que interessa.
civic Escreveu:
27 jan 2025, 11:24
Em tudo o que eu disse nunca falei de relevância para o consumidor, aliás, referi especificamente que sendo este forum um forum de carros elétricos as pessoas deviam falar de forma um pouco mais profissional, com um pouco mais de conhecimento de causa (é a ideia que tenho dos intervenientes nesta discussão), para falar de relevância para o consumidor temos o Facebook e afins. O que eu disse foi que no caso do LEAF 24/30 o pack degrada por todo, no caso do LEAF40 os poucos casos que temos de problemas com a autonomia, são de algumas celulas que incham, ou degradam mais do que as outras, se acham que devemos medir tudo da mesma forma como se faz no Facebook e não haver discussão, sinceramente, não vejo qualquer utilidade de um forum destes. ;)
Por isso é que estamos aqui há não sei quantas semanas a debater o mesmo. ;) No Facebook já me tinhas chamado nomes a mim e a minha mãe. :idea:
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”