Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

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cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 14 abr 2025, 18:52

BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Num ano passou de 7% para 23%. Por vezes basta um player tomar uma medida para os outros o copiarem.

Porquê do OPC passarem a cobrar em kWh em vez de tempo? Porque o consumidor/mercado assim o pede.

Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.

No que diz respeito aos CEME... esses têm tb de comprar a energia e de pagar tudo aquilo que o mercado energético determina.
Já agora... é devido a isso que na França os operadores fogem como "o diabo da cruz" de zonas com pouca utilização, pois têm os custos de potência a pagar mesmo sem utilização.
Os consumidores andam a pedir preços claros em kWh há anos e pouco mudou. Ainda por cima quando empresas como Tesla que cobra por kWh não consegue operar em condições, logo aí é menos um dos grandes a forçar o mercado a mudar. Por isso, grande parte do problema é por causa do modelo, porque os OPCs acabam por ser uns intermediários entre o CEME e o utilizador final.

Eu sinceramente não tenho problemas em a Mobi.e continuar a operar, desde que deixe de haver obrigatoriedade de todos se ligarem lá.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 14 abr 2025, 21:58

cfvp Escreveu:
14 abr 2025, 18:52
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Num ano passou de 7% para 23%. Por vezes basta um player tomar uma medida para os outros o copiarem.

Porquê do OPC passarem a cobrar em kWh em vez de tempo? Porque o consumidor/mercado assim o pede.

Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.

No que diz respeito aos CEME... esses têm tb de comprar a energia e de pagar tudo aquilo que o mercado energético determina.
Já agora... é devido a isso que na França os operadores fogem como "o diabo da cruz" de zonas com pouca utilização, pois têm os custos de potência a pagar mesmo sem utilização.
Os consumidores andam a pedir preços claros em kWh há anos e pouco mudou. Ainda por cima quando empresas como Tesla que cobra por kWh não consegue operar em condições, logo aí é menos um dos grandes a forçar o mercado a mudar. Por isso, grande parte do problema é por causa do modelo, porque os OPCs acabam por ser uns intermediários entre o CEME e o utilizador final.

Eu sinceramente não tenho problemas em a Mobi.e continuar a operar, desde que deixe de haver obrigatoriedade de todos se ligarem lá.
O problema da Tesla é não cumprir com a lei. Ponto final. Todos sabemos que tem a melhor experiência de utilização, mas não cumpre a lei.

Veremos se cumprirá com o AFIR. Para já, e considerando o site espanhol que aparenta ser o PAN, também não está lá a Tesla.

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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 14 abr 2025, 21:59

Nonnus Escreveu:
14 abr 2025, 18:08
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 11:46
Continuam a confundir modelo com politicas comerciais dos ceme/opc. Nada garante que com alterações ao modelo isso se altere.
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 17:28
Enquanto se continuar a dizer q a culpa é da mobi.e os ceme/opc fazem o que querem sem desvalorização das suas marcas.
Agora é que tu me lixaste. Agora o modelo é a mobi.e

Eu pensava que já tínhamos passado essa parte de não perceber que quando se fala em modelo é: CEME+OPC+EGME (mobi.e), todos os que fazem parte directa num carregamento de um veiculo electrico.

Continua-se a dizer que a culpa não é do modelo, é dos players. Os players fazem parte do quê mesmo?

isso é como dizer que quando uma pessoa é atropelada na passadeira a culpa não é do condutor, é da passadeira.
Mas diz-me lá onde é que as politicas comerciais são culpa do modelo...

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 14 abr 2025, 23:43

BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 21:59
Mas diz-me lá onde é que as politicas comerciais são culpa do modelo...
Vou responder com uma afirmação tua.
BrunoFonseca Escreveu:
14 abr 2025, 21:58
Todos sabemos que tem a melhor experiência de utilização, mas não cumpre a lei.
Porque é que será que tem uma experiência melhor? Uhm :think: , será porque não há nenhum CEME metido no negócio de venda de energia naquilo que é da Tesla?

Será porque funciona de igual modo no resto do mundo?

Não pode ser. Como o meu filho diz: "isso é um ultraje".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 15 abr 2025, 08:06

Obrigado pela não resposta

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 18 abr 2025, 14:48

Hoje enquanto respondia ao inquérito de satisfação da Kia apareceu esta pergunta:
Satisfação geral com o serviço

Está satisfeito está com a aplicação Kia Charge?
Escusado será dizer que infelizmente não dá em Portugal para ter a tal experiência de utilização que se tem no resto da Europa.
Que benefícios tenho com o Kia Charge?

Carregamento internacional, sem a necessidade de diferentes cartões ou contratos adicionais com outros fornecedores.
Uma das maiores redes da Europa.
Preços e sessões de carregamento apelativos e totalmente transparentes - online e na fatura mensal.
Desenvolvimento contínuo através de funções inovadoras.
Kia Charge integra dados de pontos de carregamento de diferentes fontes, uniformiza-os e melhora continuamente a qualidade dos dados com base em muitos anos de experiência.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 20 abr 2025, 11:41

https://cnnportugal.iol.pt/amp/carros-e ... 2ee442e1e7

Nota-se um maior conhecimento das partes que intervém neste artigo. Não existem tantos erros como no passado. Na parte do artigo onde vão buscar o exemplos dos valores dos carregamentos que alguém cedeu, onde dizem que o preço nunca será este, faltou mencionar o valor do OPC porque faz parte da factura.
Os carregamentos foram feitos através da app da Via Verde, em que só o custo da energia está fixado nos 0,148€/kWh. O preço final nunca é este, porque a este valor acresce a Taxa de Acesso às Redes (TAR), a Taxa da Entidade Gestora da Mobilidade Elétrica (EGME) - atualmente a Mobi.E -, o Imposto Especial sobre o Consumo de Eletricidade (IEC) e o IVA em vigor, que para um carregamento de 10 Kwh terá um custo a rondar os 2,68€ só em impostos (TAR - 1,48€, EGME - 0,50€, IEC - 0,30€, IVA - 0,40€).
Não podemos usar a Tesla como exemplo, já o Continente também vende bues carros e também não serve de exemplo. A Sonae é conhecida por gostar de dar borlas aos clientes. Os dois que funcionam diferente do resto não são exemplo para nada, mas por curiosidade tem os preços mais baixos.
O presidente da UVE destaca que esta é uma estratégia da marca norte-americana para atrair e fidelizar os utilizadores, porque nos carregadores da Tesla apenas veículos da marca podem ser carregados,
Diga lá outra vez. A Tesla é fechada a Tesla em Portugal devido ao quê mesmo?

Parece que estamos a reverter os papeis. Aqueles que de inicio diziam asneiras quando tentavam falar sobre o assunto, agora parecem estar mais cultos, e aqueles que tem o dever de esclarecer as coisas como elas são ficam por meias verdades.
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civic
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por civic » 20 abr 2025, 12:22

De facto fica ridiculo a uma entidade dizer que a Tesla só serve o seus carros quando isso só acontece em Portugal devido ao nosso sistema.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

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