Início do pagamento total da rede de carregamento

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
jfr2006
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Início do pagamento total da rede de carregamento

Mensagem por jfr2006 » 21 jun 2020, 20:25

E quando o tarifário apresentado no ecrã pelo OPC não coincide com o que está no site da mobie? Qual é que que fica? Ou é a à escolha do freguês e escolhemos o que nos for mais vantajoso? :roll: :roll:

Isto é mesmo uma autêntica republica nas bananas e onde se vê perfeitamente que foi tudo criado para encher os bolsos dos do costume :twisted: :evil:

E quando ainda temos cargas activas desde o dia do esquecido? .... Eu também tenho 2 pendentes no site da mobie há 6 meses (e um deles é num PCR) :roll:

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 21 jun 2020, 21:35

beme83 Escreveu:
21 jun 2020, 15:18
Mais uma vez se prova que a parte que menos investimento faz é a que mais lucros gera e mais ganha com toda a novela da mobilidade elétrica. Não faz sentido nenhum este esquema
Eu pensei nisso mas não quis dizer nada para não ser sempre o mesmo mau feitio :mrgreen:

Os OPC tiveram de ir a concurso, largar o pilim, vão correr os riscos, ter tarifários balizados em alguns postos, etc. Os CEME têm mais várias centenas de fontes de rendimento a custo 0. E agora a coisa atrasa-se pelos motivos que forem, os OPC ficam a xuxar no dedo mais uns tempos (até pode ser por culpa própria!), mas para os CEME não vai faltar o pinga pinga. É tão giro :|
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

t3lmo
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah

Mensagem por t3lmo » 21 jun 2020, 22:15

O mais engraçado é que nenhum dos OPC se queixa da sua relação ou posição neste modelo, ao contrário do que muitos 'escrevem por eles' por aqui.
Isto porque se não fosse este modelo os OPC não tinham forma sequer de participar senão fazendo redes privadas, e os grandes CEME teriam as suas redes de alto a baixo em formato de oligópolio sem deixar espaço para que pequenas empresas pudessem fazer parte da ME nacional.
frankesousa Escreveu:
21 jun 2020, 20:03
Quando é que o resultado do concurso PÚBLICO fica público para podermos consultar?
A MOBI.E terá que o fazer publicamente quando o processo terminar, algo que ainda não aconteceu.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 21 jun 2020, 22:37

:clap: :clap: :clap:

É isso. Deviam mesmo falar com os OPC sobre esta situação para perceber melhor as motivações destes. E já agora perceber melhor o que é preciso fazer para ser CEME e os riscos envolvidos. Estas análises de que o CEME não tem risco nenhum são demasiado simplistas.

Se o preço indicado no ecrã for diferente do preço da Mobi.e é como numa bomba o preço afixado cá fora ser diferente do preço na bomba têm de se queixar à ENSE. E olhem que a ENSE tem vontade em mostrar serviço, pelo menos das reuniões que já tivemos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 21 jun 2020, 23:35

uma questão como se escolhe o cartão para inicio de sessão via app da Mobie? com o inicio do pagamento acho importante ter essa opção para quem tem mais do que um cartão ativo (maioria).

t3lmo

Mensagem por t3lmo » 21 jun 2020, 23:43

A app da MOBI.E é um desenvolvimento legacy e não tendo evoluções deixará de servir para iniciar o carregamento remoto, tal como já acontece hoje nos PCN em regime comercial. Cada CEME pode ter a sua app cliente, como tem a DCS (BMW e Mini Charge) e assim como a Miio fará também em breve.
iOn · Jan-2017 · 65.00km

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Mensagem por BrunoAlves » 22 jun 2020, 00:14

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 22:15
O mais engraçado é que nenhum dos OPC se queixa da sua relação ou posição neste modelo, ao contrário do que muitos 'escrevem por eles' por aqui.
Não duvido. Ali há umas páginas trocava umas ideias com o mjr sobre o fornecimento em MT/BT e as diferenças nomeadamente da TAR e eventual custo da energia e julgo que concluímos que não sabem bem as diferenças.
Considerando um sistema que lhes é apresentado nos moldes existentes, sem quaisquer alternativas, eventualmente pouco sensibilizados para outros modelos e quiçá outras possibilidades para operar como há noutros locais, acredito que não se queixem.

E eu não escrevo por eles. Escrevo por mim, que considero o modelo uma aberração. E lamento, certamente limitação minha, mas não consigo entender a suposta riqueza por trás.
Edit: isto é o que eu imagino como ideal, e já existe.
viewtopic.php?f=29&t=7854&p=126099#p126093
Sem confusões, sem MobiE, sem não sei quantas entidades, sem...
Não consigo entender que se considere mais complicado isto do que a bagunça que é o RME.
t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 22:15
Isto porque se não fosse este modelo os OPC não tinham forma sequer de participar senão fazendo redes privadas, e os grandes CEME teriam as suas redes de alto a baixo em formato de oligópolio sem deixar espaço para que pequenas empresas pudessem fazer parte da ME nacional.
Isso é uma forma de olhar para o caso. Na minha opinião, inquinada pela forma como o modelo foi enraizado naquilo que se conhece. Primeiro porque OPC e CEME são coisas que só existem porque existe o modelo.
Em todos os concursos sempre poderiam ter concorrido empresas pequenas, como concorreram. A mobiletric não existia antes da ME e ganhou a maior parte dos PCR do primeiro concurso. Em que medida é que haver ou não haver CEME muda alguma coisa? Os "grandes" ficaram todos a nanar...
Backoffices para sistemas de autenticação destes já existem prontos a "assar e pôr ao fumeiro", parece-me que há muito a tendência a dar à MobiE uma importância muito maior do que tem (e competência então nem é bom falar).
Alguém sabe qual seria a situação sem este modelo aberrante? E com alteração à legislação obsoleta, que permitisse dar verdadeiramente controlo sobre todo o circuito do carregamento ao dono do posto? Não, e a minha convicção é que seria melhor para toda a gente.
mjr Escreveu:
21 jun 2020, 22:37
E já agora perceber melhor o que é preciso fazer para ser CEME e os riscos envolvidos. Estas análises de que o CEME não tem risco nenhum são demasiado simplistas.
Gostava mesmo que me conseguissem explicar. Ainda esta semana fiquei a saber que uma malta que fez uma excelente app gratuita (e sem publicidade, por isso sem receitas) vai ser CEME, terão assim um "arcaboiço" para se meter numa actividade assim arriscada?
Ninguém diz que não tem riscos, mas são ridículos em comparação com os OPC. O que não tem é de investir NADA para ter mais e mais fonte de receita. A possibilidade que se abre de dia 1 os CEME começarem receber e os OPC não, depois de os últimos terem investido muitos milhares e os primeiros zero, ultrapassa-me...
E sim, gostava de falar com um OPC.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

t3lmo

Mensagem por t3lmo » 22 jun 2020, 01:42

Se falares com qualquer um dos OPC, todos concordam com o modelo assim como os CEME (alguns preferiam redes privada à sua imagem e com os seus preços).

Resumindo os principais problemas atuais do modelo:
- Profissionalismo/vontade/recursos de quem o gere;
- Sistema burocrático elétrico mais eficiente (principal dor de cabeça dos OPC: os pedidos de ramais e CPE's virtuais ao ORD);
- Falta de entidades certificadoras;
- Controlo/monitorização dos equipamentos pelos OPC;
- Interfaces de software/API que já deviam estar prontas desde o inicio para os CEMES e OPC.

O modelo até permite que uma pequena miio ou grande DCS (ou outros que já ai vêm), acedam a todos os postos do pais da forma mais simples possivel sem falar com dezenas de entidade privadas como estão agora a tentar fazer noutros mercados.
Falta articular todas estas rodas dentadas para tudo fluir com essa simplicidade, algo que o EGME não tem assegurado por ter parado, por problemas conjeturais, alguns desenvolvimentos essenciais para esta integração.

PS - A Mobiletric é tão grande como os outros pois representa uma das maiores (e mais rentável) marcas automóveis no pais.
iOn · Jan-2017 · 65.00km

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2020, 07:10

mjr Escreveu:
21 jun 2020, 22:37
E olhem que a ENSE tem vontade em mostrar serviço, pelo menos das reuniões que já tivemos.
Tu que andas nisto a mais tempo que nós, que falas com muitas pessoas, consegues ter informação que nós não temos, sabes tão bem que isso só não chega. Basta ver que cada vez que fazemos tertúlias no ENVE, todas a entidades convidadas mostram enorme interesse em resolver os problemas da ME o mais rápido possível. Qualquer pergunta que se faça tem logo uma resposta e uma solução a curto/médio prazo, o que é certo é depois nada acontece nos prazos estipulados. Se não é por causa do X é por causa do Y!

Ainda no último ENVE foi prometido até ao final do ano (2019) todos os conselhos do país tinha pelo menos um PCN. Bom, só passaram 6 meses...

Usando um velho chavão: " De boas intenções esta o inferno cheio".

EDIT:

Se temos um modelo que agrada a todos (OPC, CEMES), estão todos felizes, cada vez são mais CEMES e mais OPC´s o que é que falta para isto andar para frente (sobre rodas, ou a velocidade da luz :lol: )?
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

beme83
Proprietário Leaf
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Mensagem por beme83 » 22 jun 2020, 07:50

t3lmo Escreveu:
21 jun 2020, 23:43
A app da MOBI.E é um desenvolvimento legacy e não tendo evoluções deixará de servir para iniciar o carregamento remoto, tal como já acontece hoje nos PCN em regime comercial. Cada CEME pode ter a sua app cliente, como tem a DCS (BMW e Mini Charge) e assim como a Miio fará também em breve.
Estupidez. Sinceramente se a mobie gereba rede é esta que deve ser a responsável por esse serviço. Se o objetivo da mobie é reduzir a fragmentação parabk vamos contribuir para essa fragmentação. Já disseram que estão todos contentes com o modelo. Interessante que nenhum outro país copiou o nosso modelo. Deve ser mesmo bom. isto de reinventar a roda e ter um dos serviços de carregamento elétrico mais caro do mundo face ao poder de compra foi mesmo para arruinar a mobilidade elétrica. Portugal não é uma Noruega nas consegue se pagar mais do que lá.. sinceramente

Responder

Voltar para “Carregamento”