frankesousa Escreveu: ↑17 jun 2021, 16:19
A miio é muito boa e eficaz porque existe o EGME (MobiE).
Sem isso, até podia ser boa na mesma, mas era com muiiiito mais esforço, tinha de pedir "a este e aquele" para aceder as suas plataformas, tinha de adicionar uma taxa de roaming como o electromaps, etc etc
Esse também é o meu ponto, que já referi várias vezes.
Há a tendência do olhar para isto numa tendência do "tudo ou nada", ou temos o que temos agora ou só podemos ter o que for exclusivamente 100% não-interligado.
Foi possível criar este castelo, certo? Todos os players são obrigados a usar os sistemas da MobiE, um sistema não-standard em comparação com os sistemas de mercado, certo?
Os operadores, mesmo numa lógica do mercado liberalizado como eu desejo, têm vantagens na utilização do espaço público. No limite não pagam taxas de ocupação da via (em alguns municípios parece que isso não era totalmente verdade, mas OK). Ora facilmente o licenciamento de um posto na via publica poderia estar condicionado à disponibilização do respectivo estado. Querem manter o tacho da MobiE? Sim senhor, ponham-nos a centralizar esses estados, escrevam APIs proprietárias para uma app, façam o que quiserem. Desde que não sejam elemento obrigatório, que eu não tenha de lhes pagar e que este castelo de entidades não exista, tudo óptimo.
Portanto não "tinha de pedir". Bastaria usar o que seria obrigatório disponibilizar.
Em relação ao saber onde estão os postos e o estado dos mesmos, isso só é um problema porque a oferta é escassa. Lá está, numa Noruega isso é pouco relevante. E porque a fiabilidade dos postos era regra geral baixa, agora é pontualmente baixa.
Tens alguma app que te diga onde estão todos as bombas de combustível do país e o estado e ocupação de todas elas? Não creio. Não faz falta.
Obviamente que essa é uma vantagem do sistema actual. Mais uma vez, não acho que seja uma vantagem tãããaooooo grande em relação às contrapartidas. Sobrevivemos anos com electromaps e actualizações da comunidade numa altura em que havia muito menos postos (e menos funcionais arriscava a dizer) que agora. O RME até obriga os postos a permitirem a carga em caso de falta de comunicações, por isso a probabilidade do "cartão não autorizado" (um clássico) é cada vez menor.
E, repetindo, nada invalidava que não fosse obrigatório ter acesso a essa informação. Bastava o modelo ter sido pensado com a parte de dentro do cérebro...
frankesousa Escreveu: ↑17 jun 2021, 12:19
Percebem o sentimento? Não esquecer que a ideia é qualquer pessoa o faça facilmente.
Qual é mais relevante? Saberes exactamente quanto te custa carregar o carro, eventualmente preços iguais em todos os postos do mesmo operador, ou teres os postos todos disponíveis numa app (coisa que a larga maioria das pessoas raramente precisa porque não sai regularmente de um percurso mais ou menos definido)?
E supondo que uma boa parte dos utilizadores não faz ideia do que é a Miio, onde é que se encontra essa facilidade? Já o disse várias vezes, a Miio não é a rede pública, ainda que se calhar muitos de nós o desejasse