Diário de bordo - Malm
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Re: Diário de bordo - Malm
E a propósito de andar menos participativo, existem várias razões para isso: sobre o Leaf o VETL, o RJSC e o mjr sabem mais que eu, até porque eu nunca pus as mãos no volante de um, pelo que deixo as opiniões para os entendidos. 2 - O carro só faz atualização da sua capacidade de ano a ano, estou a adaptar-me ao ritmo dele. É que não existem mesmo novidades para dar.
Leva-me a mim e ao puto para a escola, vai até Viseu onde carrega ao lado do Smart,vai uma vez por semana até Santa Comba Dão. Uma ou duas vezes por mês até Coimbra, menos vezes à Figueira. Continua a ser o carro que usamos em 340 dias do ano.
Leva-me a mim e ao puto para a escola, vai até Viseu onde carrega ao lado do Smart,vai uma vez por semana até Santa Comba Dão. Uma ou duas vezes por mês até Coimbra, menos vezes à Figueira. Continua a ser o carro que usamos em 340 dias do ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Eu já migrei as técnicas de hypermiling de CI para elétrico e agora ando com média de consumo global de 10 kWh/100 km.
Já deve ser uma média à malm.
Já deve ser uma média à malm.

- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Mesmo assim dará BI antes do NatalMalm Escreveu:E a propósito de andar menos participativo, existem várias razões para isso: sobre o Leaf o VETL, o RJSC e o mjr sabem mais que eu, até porque eu nunca pus as mãos no volante de um, pelo que deixo as opiniões para os entendidos. 2 - O carro só faz atualização da sua capacidade de ano a ano, estou a adaptar-me ao ritmo dele. É que não existem mesmo novidades para dar.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Ontem removi a cobertura metálica na base da mala, que dá acesso ao inversor, carregador e bomba de vácuo dos travões. Acho que já o tinha feito uma vez, há muito, muito tempo. Lá estava ela, a tão badalada bomba de vácuo, e é prateada. Isso quer dizer que é das que têm sido substituídas. Mitsubishi, aguardem pela minha chamada. As novas são pretas e mais pequenas.
Não lhe deteto qualquer problema, e mesmo que venha a ter a diferença só se detetará em travagens raras de emergência.
Fiquei impressionado foi com a camadona de pó que cobre agora aquilo tudo. Tive de pegar num pano e removê-lo para chegar aos autocolantes e tirar o número da peça. Ainda bem que a minha mulher não viu aquilo senão adeus i-MiEV.
Podem ver imagens (sem toneladas de pó) sobre isto em http://myimiev.com/forum/viewtopic.php? ... l&start=20
Não lhe deteto qualquer problema, e mesmo que venha a ter a diferença só se detetará em travagens raras de emergência.
Fiquei impressionado foi com a camadona de pó que cobre agora aquilo tudo. Tive de pegar num pano e removê-lo para chegar aos autocolantes e tirar o número da peça. Ainda bem que a minha mulher não viu aquilo senão adeus i-MiEV.
Podem ver imagens (sem toneladas de pó) sobre isto em http://myimiev.com/forum/viewtopic.php? ... l&start=20
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
http://www.sciencedirect.com/science/ar ... 5314004352
Segundo este artigo, a degradação aumenta a temperaturas abaixo dos 25º C ??????????. Será que é por fazerem carregamentos rápidos?
Segundo este artigo, a degradação aumenta a temperaturas abaixo dos 25º C ??????????. Será que é por fazerem carregamentos rápidos?
Sinceramente, para mim não faz sentido, por aquilo que temos visto nos climas mais quentes.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
O problema das temperaturas baixas é só durante o carregamento. Provavelmente é por essa razão que no Leaf após a P3227 a regeneração ficou fortemente diminuída para temperaturas abaixo dos 25C.
A deposição de lítio no ânodo durante o carregamento acontece a temperatura baixas e/ou a correntes de carga elevadas. Nas cargas lentas não há qualquer risco a não ser a temperaturas extremamente baixas (-20C).
A Nissan sabe bem deste efeito e é por isso que numa carga rápida a baixa temperatura a corrente de carga começa relativamente elevada mas em pouco tempo baixa bastante, apesar de as tensões por célula permitirem correntes mais elevadas.
A deposição de lítio no ânodo durante o carregamento acontece a temperatura baixas e/ou a correntes de carga elevadas. Nas cargas lentas não há qualquer risco a não ser a temperaturas extremamente baixas (-20C).
A Nissan sabe bem deste efeito e é por isso que numa carga rápida a baixa temperatura a corrente de carga começa relativamente elevada mas em pouco tempo baixa bastante, apesar de as tensões por célula permitirem correntes mais elevadas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
E eu a pensar que já sabia tudo. Vou ter de começar a andar em C, que as tenho sempre bem abaixo dos 25º C.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Fantástico, então quando eu dizia que porreiro eram as cargas de 10a...até acertei sem querer!mjr Escreveu:A deposição de lítio no ânodo durante o carregamento acontece a temperatura baixas e/ou a correntes de carga elevadas. Nas cargas lentas não há qualquer risco a não ser a temperaturas extremamente baixas (-20C).
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Eu, por via das dúvidas, sempre que posso carrego com o de 10A.