Mensagem
por Malm » 25 nov 2013, 20:09
Pressupondo que te referes a ventilação do pack, a resposta é que sim, nos carregamentos rápidos. Quando o ligo a um PCR ele liga imediatamente o ar condicionado no máximo a mandar ar fresco para o pack. Penso que entre o pack e o habitáculo existe comunicação (não tenho a certeza). Se assim for, mantendo o habitáculo fresco também se consegue manter o pack mais fresco. O que vou fazer daqui a uns anos e alguns meses é aproveitar a tubagem que leva o ar para a bateria durante o carregamento rápido para eu mesmo direcionar o ar fresco do ar condicionado diretamente para lá, quando achar que tal se justifica. Ligo um tubo a uma saída de ar junto aos pés do condutor, abro um orifício na tubagem que leva o ar para o pack e é só adaptar a outra ponta do tubo ao orifício. Depois, quando quiser arrefecer o pack, é só ligar o ar condicionado no máximo para os pés. Já vi no fórum myimiev.com uma coisa do género e segundo o artista que o fez, é bastante eficaz.
Tudo indica que o pack de um i-MiEV seja bastante mais resiliente à degradação pelo calor que o pack de um Leaf, pelo que não se justificará tanto possuir ventilação. Calculo, pelo que tenho lido no myimiev.com, que a degradação de um i-MiEV num país como Portugal não ultrapassará 2/3% ao ano. Nos Leaf o normal é 7% ao ano.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.