Apresentação - Help!

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nerusonu » 29 mai 2019, 02:14

Falavam em ter novidades ainda este ano, provavelmente em Setembro no salão de Frankfurt como o Id3.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 29 mai 2019, 11:38

Pois, resta saber para quando depois a disponibilidade real do carro para entrega. Se calhar atira-se só para 2020.

Entretanto estou a ver também a possibilidade do EGolf. É um pouco mais compacto que o Ioniq e o Leaf.

Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nerusonu » 29 mai 2019, 14:04

supermantorras Escreveu:
29 mai 2019, 11:38
Pois, resta saber para quando depois a disponibilidade real do carro para entrega. Se calhar atira-se só para 2020.

Entretanto estou a ver também a possibilidade do EGolf. É um pouco mais compacto que o Ioniq e o Leaf.
Pois, mas o Id3 também só para 2020... Aliás para esse ano vão aparecer muitas propostas.

Tens a certeza que o e-Golf é mais compacto? Isso e com o problema da plataforma adaptada para EV a colocação das baterias é algo esquisita o que quanto a mim mais tarde poderá trazer dissabores. Tem também o facto de pelo menos pelo site ter valores astronómicos quando minimamente equipado. Por acaso ando a ver se cravo um por um dia ou dois para avaliar melhor o dito.

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 29 mai 2019, 14:31

Nerusonu Escreveu:
29 mai 2019, 14:04
Pois, mas o Id3 também só para 2020... Aliás para esse ano vão aparecer muitas propostas.

Tens a certeza que o e-Golf é mais compacto? Isso e com o problema da plataforma adaptada para EV a colocação das baterias é algo esquisita o que quanto a mim mais tarde poderá trazer dissabores. Tem também o facto de pelo menos pelo site ter valores astronómicos quando minimamente equipado. Por acaso ando a ver se cravo um por um dia ou dois para avaliar melhor o dito.
Pois, não sei, estou-me sempre a reger pelo site https://www.automobiledimension.com/car-comparison.php

E aqui o Golf que aparece disponível, embora não indique se é o E-Golf ou o 'normal', aparece com números inferiores ao Ioniq (mas semelhantes, se não mesmo um pouco superiores, ao meu A3).

Mas como tenho a facilidade de testar a manobra com o vendedor já lhe pedi para que façamos testes tanto com o Golf como eventualmente com o Kauai.

Já vi que para o ano ou mesmo até ao final deste ano irão surgir mais opções no mercado, pode ser que uma delas seja mesmo a minha 'cara' :) Mas queria mesmo despachar este assunto o quanto antes, sinto que quanto mais o tempo passa mais eu estou a perder dinheiro. Qualquer dia tenho novamente o A3 com um problema qualquer e a pedir uma ida ao mecânico.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 29 mai 2019, 23:07

Eu acho que o BMW i3 só tem um defeito: o preço.
E isto tem um lado positivo, quer dizer que arranjando um mais barato em segunda mão, o principal problema está vencido, o carro tem muitas características boas.

O sistema de arrefecimento da bateria é dos mais avançados, com grande destaque. A bateria é usada de forma conservadora, para prolongar a vida, em consequência também o carro carrega à sua potência máxima de carregamento até aos 95%, significa que dificilmente alguma vez demorará 30 minutos a carregar em rápido (o Ioniq ganha num posto de alta potência, dos que ainda não há cá).
Além de ser usada de forma conservadora, a bateria é muito robusta, espera-se que tenha uma vida útil de 800 mil km.

Gasta mais que o Ioniq, significa que a autonomia em autoestrada será ligeiramente inferior apesar da capacidade ligeiramente superior (na bateria de 94Ah, a do Ioniq são 86Ah).

Por dentro, na versão clarinha, é um carro muito bonito.
Eu acho que o BMW i3 só tem um defeito: o preço.
Estava-me a esquecer das portas de trás...
A falta de bagageira é o que é, não se pode querer um carro de 4m com bagageira de carro de 4,40m.

Para quem procura um carro pequeno, e pode viver com 4 lugares...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 31 mai 2019, 09:12

Obrigado pela tua opinião migle.

Só agora é que se fez luz na minha cabeça, no I3 há a hipótese de ter o tal REX que permite adicionar uns kms valentes à autonomia! E continua a ser um carro 100% elétrico pelo que poderei aproveitar a questão do IVA.

Acho que só falta mesmo fazer o 'teste da garagem' e tentar meter os tacos entre a mala e os bancos traseiros e fazer mais um test-drive para ter uma opinião mais definitiva sobre o carro. Quero que este teste inclua uma ida à autoestrada ou no mínimo a uma via rápida para ver o comportamento do carro em velocidades um pouco maiores uma vez que é uma das coisas negativas que apontam ao carro. Não só ao nível da autonomia que piora bastante mas também ao conforto/estabilidade, devido ao formato que o carro tem.

Já estive a ler um pouco e vi que o tal REX vai à vida agora com o novo modelo de baterias mas como não consigo atirar-me para o preço de um novo, a ser um I3 terá mesmo de ser um usado e portanto acho que este de 94 com REX poderá ser uma excelente alternativa.

Sempre ajudará a passar os 200 kms de autonomia (entre elétrico e o tal extensor).

Alguém daqui tem um e que não se importe de partilhar a experiência? No evento da UVE falei com um dos elementos da organização que lá estava e que já ia no segundo I3 (mas não falamos desta questão do REX que era desconhecida para mim, até hoje pensava que isso era o modelo híbrido e portanto estava fora das minhas cogitações) e que me disse maravilhas do carro e que estava muito satisfeito.

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por migle » 31 mai 2019, 09:39

supermantorras Escreveu:
31 mai 2019, 09:12
Só agora é que se fez luz na minha cabeça, no I3 há a hipótese de ter o tal REX que permite adicionar uns kms valentes à autonomia! E continua a ser um carro 100% elétrico pelo que poderei aproveitar a questão do IVA.
Eu não estava a pensar no REX... o REX já não é 100% eléctrico, podemos discutir a percentagem, mas 100% não é.
Os 200km de autonomia, para mim, não parece fundamental, uma vez que o carro carrega bastante rápido.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

supermantorras
Mensagens: 91
Registado: 13 mai 2019, 10:30

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por supermantorras » 31 mai 2019, 09:46

Deixa então alterar ligeiramente o meu texto, é 100% elétrico no que respeita às benesses que o estado dá a estes veículos :)

A cena dos 200 kms é uma barreira psicológica minha que não é fácil de ultrapassar para quem vai comprar o primeiro elétrico. Talvez depois chegue à conclusão que era atrofio mas nesta altura não é fácil.

Uma coisa que ainda não perguntei foi isto:

Uma das ideias que tenho é que quando for a casa de alguém, um amigo ou familiar, e pretenda carregar um pouco o carro numa das suas tomadas, como é que vejo o valor que lhe tenho de dar para o aumento de consumo de eletricidade que lhe vou provocar? É uma conta fácil de fazer?

E a potência mínima que terá de ter contratada são os tais 5,74 ou lá o que é? Senão o quadro vem abaixo?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3009
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por Nonnus » 31 mai 2019, 10:00

Se fores a casa de um amigo e carregares deixa lá que não o levas a falência por esse carregamento. Eu para explicar as pessoas que não percebem quanto gasta um VE costumo dizer que o VE gasta o mesmo que um ferro de engomar e menos que um forno eléctrico.

Se carregares 30kWh em horário normal são 5/6€ se for em bi-horário são 3€, portanto levas um pack de cervejas que chega e sobra.

A potencia contratada necessária depende sempre do que esta ligado ao mesmo tempo que carregas o carro. Simplificando, vê o carregamento do carro como mais um electrodoméstico ligado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Apresentação - Help!

Mensagem por anolsi » 31 mai 2019, 10:03

supermantorras Escreveu:
31 mai 2019, 09:46
Deixa então alterar ligeiramente o meu texto, é 100% elétrico no que respeita às benesses que o estado dá a estes veículos :)
Eu não tenho a certeza, mas se fosse a ti informava-me bem em relação a isto, porque tive um colega que desistiu da ideia, exactamente porque lhe disseram que o Rex era legalmente comparado a um híbrido/plug-in, e portanto não tinha o retorno total do IVA. Mas pode ter sido ele que foi mal informado na altura (ou algo ter alterado desde então)...

Responder

Voltar para “Apresentações”