Esse é o problema de fazer a bateria com milhares de células de tamanho reduzido: elas são soldadas umas às outras com pequenas barras metálicas e por isso não se podem trocar na oficina.
Além disso depois tem o líquido de refrigeração lá dentro.
A bateria do Leaf foi feita de maneira a se poderem mudar conjuntos de 4 células (módulos) na oficina com terminais de parafuso, não são soldadas.
A caixa da bateria também é desmontável.
Ligações dos módulos, com parafusos no Leaf:
No iMiev também são separáveis manualmente.
Se algum dia a Tesla fecha vai ser é muito complicado alguém em casa soldar umas centenas de células para recuperar um pack.
Já num Leaf qulquer um com ferramentas básicas consegue mudar as células. Depois não sei é se é necessário reprogramar o BMS e isso aí é que já é complicado.
garantia da bateria Tesla
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: garantia da bateria Tesla
Última edição por RJSC em 17 fev 2014, 16:53, editado 1 vez no total.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: garantia da bateria Tesla
Parece-me que é nesse momento que tem de vir alguém de "fora". Não basta ter o Consult III+....Já num Leaf qulquer um com ferramentas básicas consegue mudar a células. Depois não sei é se é necessário fazer um reprogramar o BMS e isso aí é que já é complicado.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: garantia da bateria Tesla
Tem de ser uma oficina certificada para poder abrir o pack do Leaf. Isto dentro da garantia, claro...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3473
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: garantia da bateria Tesla
Esse fio continua a ser soldado, e pelo aspeto, soldado com utrasons.
Continua a não ser coisa que o mecânico da oficina possa fazer.
Continua a não ser coisa que o mecânico da oficina possa fazer.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: garantia da bateria Tesla
Nos i-MiEV, enquanto na garantia, mesmo que a falha seja de uma única célula, é substituído o pack por inteiro. Parece-me que não será difícil substituir um módulo, mas a Mitsubishi optou sempre por substituir o pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: garantia da bateria Tesla
Isso é possível fazer mas fica muito caro. São necessários relés para desacoplar a célula defeituosa do resto do pack e unir a célula precedente à seguinte. Mas relés de 250A (Leaf) ou mais (Tesla) são caros.
Em oficina já poderia ser realizada essa operação e reprogramando o BMS.
Em oficina já poderia ser realizada essa operação e reprogramando o BMS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt