garantia da bateria Tesla

Responder
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: garantia da bateria Tesla

Mensagem por RJSC »

Esse é o problema de fazer a bateria com milhares de células de tamanho reduzido: elas são soldadas umas às outras com pequenas barras metálicas e por isso não se podem trocar na oficina.
Imagem
Além disso depois tem o líquido de refrigeração lá dentro.

A bateria do Leaf foi feita de maneira a se poderem mudar conjuntos de 4 células (módulos) na oficina com terminais de parafuso, não são soldadas.
A caixa da bateria também é desmontável.
Ligações dos módulos, com parafusos no Leaf:
Imagem

No iMiev também são separáveis manualmente.

Se algum dia a Tesla fecha vai ser é muito complicado alguém em casa soldar umas centenas de células para recuperar um pack.
Já num Leaf qulquer um com ferramentas básicas consegue mudar as células. Depois não sei é se é necessário reprogramar o BMS e isso aí é que já é complicado.
Última edição por RJSC em 17 fev 2014, 15:53, editado 1 vez no total.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de Aquisicao: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: garantia da bateria Tesla

Mensagem por victormcpinto »

Já num Leaf qulquer um com ferramentas básicas consegue mudar a células. Depois não sei é se é necessário fazer um reprogramar o BMS e isso aí é que já é complicado.
Parece-me que é nesse momento que tem de vir alguém de "fora". Não basta ter o Consult III+....
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: garantia da bateria Tesla

Mensagem por mjr »

Tem de ser uma oficina certificada para poder abrir o pack do Leaf. Isto dentro da garantia, claro...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: garantia da bateria Tesla

Mensagem por RJSC »

Esse fio continua a ser soldado, e pelo aspeto, soldado com utrasons.
Continua a não ser coisa que o mecânico da oficina possa fazer.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de Aquisicao: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: garantia da bateria Tesla

Mensagem por Malm »

Nos i-MiEV, enquanto na garantia, mesmo que a falha seja de uma única célula, é substituído o pack por inteiro. Parece-me que não será difícil substituir um módulo, mas a Mitsubishi optou sempre por substituir o pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: garantia da bateria Tesla

Mensagem por mjr »

Isso é possível fazer mas fica muito caro. São necessários relés para desacoplar a célula defeituosa do resto do pack e unir a célula precedente à seguinte. Mas relés de 250A (Leaf) ou mais (Tesla) são caros.

Em oficina já poderia ser realizada essa operação e reprogramando o BMS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Tesla Model S”