DB Leaf Jofer

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Jofer
Proprietário Leaf
Mensagens: 11
Registado: 07 out 2016, 12:40

Re: DB Leaf Jofer

Mensagem por Jofer » 26 out 2016, 23:33

Obrigado a todos!

Entretanto já lá vão mais de 500 km's. Posso dizer foi a melhor compra que fiz até agora. :D Até dá gosto conduzir, não polui nada, não faz barulho, é extremamente económico, etc etc etc.
Os VE de facto são mesmo o futuro mas também o presente pois felizmente cada vez há mais. Ontem vi a notícia da abertura do concurso para a instalação de mais 14 PCR, que considero essencial para o desenvolvimento da mobilidade eléctrica.

Entretanto ontem apanhei o primeiro "susto", isto porque só a partir de amanhã é que vou poder carregar como deve ser durante a noite, e o cartão mobi.e também ainda não chegou. Então ia ficando sem bateria, e chegou a aparecer o símbolo "---". Mas lá cheguei a casa! :lol: Uma dúvida, nos carregadores dos centros comerciais, da Ikea, etc, é preciso cartão mobi.e? Isto porque ainda não tenho o cartão mas para a semana dava-me jeito já começar a carregar na ikea uma ou duas vezes por semana.

Ontem também lá consegui pedir o tarifário da edp para a mobilidade eléctrica, que tem várias vantagens. Tal como já escrevi noutro tópico, ando a estudar a instalação de uma tomada cee de 32 amperes na garagem. Pelo que percebi, ao ler exaustivamente este forum, o carro vai carregar em cerca de metade do tempo. Mas não sei como fazer a ligação entre a cee e o cabo menekes de 32 amperes que vem com o carro.

Por fim, ainda não descobri como colocar qui as fotos! :lol:

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf Jofer

Mensagem por santanamos » 26 out 2016, 23:45

Hum?! Ligação entre o menekes e a CEE não é assim tão linear. Precisas de uma tomada menekes que tem qualquer coisa que comunica com o carro em vez do evse mas logo logo alguém explica isso como deve ser.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6364
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Leaf Jofer

Mensagem por BrunoAlves » 27 out 2016, 00:52

Jofer Escreveu:Uma dúvida, nos carregadores dos centros comerciais, da Ikea, etc, é preciso cartão mobi.e? Isto porque ainda não tenho o cartão mas para a semana dava-me jeito já começar a carregar na ikea uma ou duas vezes por semana.
Sim, é. Se tiveres um posto ligado à rede MobiE, ele só funciona com o cartão. No geral (não é 100% verdade mas serve :P ) se tiveres um posto que não é uma tomada, precisas do cartão. A outra hipótese é teres uma tomada convencional disponível num sítio qualquer e aí usas o teu EVSE convencional, para isso não precisas de cartão.
Jofer Escreveu:Mas não sei como fazer a ligação entre a cee e o cabo menekes de 32 amperes que vem com o carro.
Isso não existe (também não é 100% verdade). Que cabo veio com o carro?
Com um Leaf vem normalmente o EVSE limitado a 10A com uma tomada Schuko (as tomadas caseiras). O que podes fazer é ter uma CEE32 com um adaptador para Schuko (tens de o fazer tu, nunca vi nenhum desses porque efectivamente faz pouco sentido) e usar o teu EVSE. Ou então arranjar um EVSE com capacidade até 32A (vê p.ex. o EVSE colaborativo aqui anunciado) e esse sim, ligar a uma CEE32 ;)
Jofer Escreveu:Posso dizer foi a melhor compra que fiz até agora.
Há coisas fantásticas não há? :D
Parabéns
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf Jofer

Mensagem por pemifer » 27 out 2016, 09:18

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:05, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: DB Leaf Jofer

Mensagem por pemifer » 27 out 2016, 09:54

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:05, editado 1 vez no total.

Jofer
Proprietário Leaf
Mensagens: 11
Registado: 07 out 2016, 12:40

Re: DB Leaf Jofer

Mensagem por Jofer » 28 out 2016, 22:36

Muito obrigado pelas vossas opiniões e ajudas!
Isto realmente ainda estou um caloiro :lol:

Realmente agora já percebi a lógica dos vários cabos tipos de tomadas. O carro vem com o evse de 16 amperes, com a tal ficha shuko (normal) e com o cabo menekkes de 32 amperes. Realmente, agora que já percebi as diferenças, faria todo o sentido o próprio evse estar dentro do carro, mas pronto.

A tomada cee de 32 amperes já está instalada e não é trifásica. Foi ligada directamente ao quadro com um novo disjuntor que só serve para essa tomada. Agora falta-me então comprar o evse 32 amperes.

Entretanto toda a família/que já experimentaram o carro, alguns cépticos, adoram o carro :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”