Obrigado a todos!
Entretanto já lá vão mais de 500 km's. Posso dizer foi a melhor compra que fiz até agora. Até dá gosto conduzir, não polui nada, não faz barulho, é extremamente económico, etc etc etc.
Os VE de facto são mesmo o futuro mas também o presente pois felizmente cada vez há mais. Ontem vi a notícia da abertura do concurso para a instalação de mais 14 PCR, que considero essencial para o desenvolvimento da mobilidade eléctrica.
Entretanto ontem apanhei o primeiro "susto", isto porque só a partir de amanhã é que vou poder carregar como deve ser durante a noite, e o cartão mobi.e também ainda não chegou. Então ia ficando sem bateria, e chegou a aparecer o símbolo "---". Mas lá cheguei a casa! Uma dúvida, nos carregadores dos centros comerciais, da Ikea, etc, é preciso cartão mobi.e? Isto porque ainda não tenho o cartão mas para a semana dava-me jeito já começar a carregar na ikea uma ou duas vezes por semana.
Ontem também lá consegui pedir o tarifário da edp para a mobilidade eléctrica, que tem várias vantagens. Tal como já escrevi noutro tópico, ando a estudar a instalação de uma tomada cee de 32 amperes na garagem. Pelo que percebi, ao ler exaustivamente este forum, o carro vai carregar em cerca de metade do tempo. Mas não sei como fazer a ligação entre a cee e o cabo menekes de 32 amperes que vem com o carro.
Por fim, ainda não descobri como colocar qui as fotos!
DB Leaf Jofer
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Re: DB Leaf Jofer
Hum?! Ligação entre o menekes e a CEE não é assim tão linear. Precisas de uma tomada menekes que tem qualquer coisa que comunica com o carro em vez do evse mas logo logo alguém explica isso como deve ser.
- BrunoAlves
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Re: DB Leaf Jofer
Sim, é. Se tiveres um posto ligado à rede MobiE, ele só funciona com o cartão. No geral (não é 100% verdade mas serve ) se tiveres um posto que não é uma tomada, precisas do cartão. A outra hipótese é teres uma tomada convencional disponível num sítio qualquer e aí usas o teu EVSE convencional, para isso não precisas de cartão.Jofer Escreveu:Uma dúvida, nos carregadores dos centros comerciais, da Ikea, etc, é preciso cartão mobi.e? Isto porque ainda não tenho o cartão mas para a semana dava-me jeito já começar a carregar na ikea uma ou duas vezes por semana.
Isso não existe (também não é 100% verdade). Que cabo veio com o carro?Jofer Escreveu:Mas não sei como fazer a ligação entre a cee e o cabo menekes de 32 amperes que vem com o carro.
Com um Leaf vem normalmente o EVSE limitado a 10A com uma tomada Schuko (as tomadas caseiras). O que podes fazer é ter uma CEE32 com um adaptador para Schuko (tens de o fazer tu, nunca vi nenhum desses porque efectivamente faz pouco sentido) e usar o teu EVSE. Ou então arranjar um EVSE com capacidade até 32A (vê p.ex. o EVSE colaborativo aqui anunciado) e esse sim, ligar a uma CEE32
Há coisas fantásticas não há?Jofer Escreveu:Posso dizer foi a melhor compra que fiz até agora.
Parabéns
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- pemifer
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Re: DB Leaf Jofer
removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:05, editado 1 vez no total.
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Re: DB Leaf Jofer
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Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 20:05, editado 1 vez no total.
Re: DB Leaf Jofer
Muito obrigado pelas vossas opiniões e ajudas!
Isto realmente ainda estou um caloiro
Realmente agora já percebi a lógica dos vários cabos tipos de tomadas. O carro vem com o evse de 16 amperes, com a tal ficha shuko (normal) e com o cabo menekkes de 32 amperes. Realmente, agora que já percebi as diferenças, faria todo o sentido o próprio evse estar dentro do carro, mas pronto.
A tomada cee de 32 amperes já está instalada e não é trifásica. Foi ligada directamente ao quadro com um novo disjuntor que só serve para essa tomada. Agora falta-me então comprar o evse 32 amperes.
Entretanto toda a família/que já experimentaram o carro, alguns cépticos, adoram o carro
Isto realmente ainda estou um caloiro
Realmente agora já percebi a lógica dos vários cabos tipos de tomadas. O carro vem com o evse de 16 amperes, com a tal ficha shuko (normal) e com o cabo menekkes de 32 amperes. Realmente, agora que já percebi as diferenças, faria todo o sentido o próprio evse estar dentro do carro, mas pronto.
A tomada cee de 32 amperes já está instalada e não é trifásica. Foi ligada directamente ao quadro com um novo disjuntor que só serve para essa tomada. Agora falta-me então comprar o evse 32 amperes.
Entretanto toda a família/que já experimentaram o carro, alguns cépticos, adoram o carro