Espero encerrar este DB em breve, muito em breve, já que após me ser apresentada proposta de resolução em finais de Julho finalmente foi apresentado o contrato pronto e assinado para resolver a situação.
Finalmente com tudo em papel, ufa!
Já todos sabem da cláusula pelo que não vou tecer qualquer comentário sobre o contrato e as suas alíneas, mas queria deixar apenas dois ou três pontos sobre o carro:
- Foi o primeiro Nissan que tive e será certamente o último, e foi a primeira e certamente a última vez com a Car##, mesmo que tenha um outro qualquer veículo de marca sua representada: Não obstante de quem dá a cara fazer o melhor possível com simpatia, mais de três meses para apresentarem um mero acordo, e sempre com uma ausência de comunicação incrível, já que apenas presencialmente é que me era possível falar com alguém e pressionar a situação. É indescritível.
- Fiquei sempre com a ideia de que o Leaf é um corpo estranho em algumas concessões ou com alguns funcionários. Desde o desconhecimento do prazo de garantia até ao comentário de quem fez o teste de estrada na activação de garantia, já com aquele SOH e HX em que: "Após o carro ter estado em oficina, em teste levei o carro aos 120 e tive logo de abrandar... porque fiquei com receio de ficar sem autonomia!!". 120, quando comigo em plano já era carro para fazer a A8 a 90 porque coise, evitar chatear as células e tal... e queria chegar a casa !!
(Foram meses bestiais de descanso a conseguir andar a 120 em AE novamente a combustão, btw!

)
- Apesar de ter permitido uma boa poupança principalmente no primeiro ano, a qualidade de construção não deixou saudades e tenho a certeza que ou apanhei um limão ou foi muito mal tratado no dono anterior: Entre suspensão até ao chumbo na IPO, ao rolamento trocado mas nunca resolvido ou ponteiras de direção para lá de passadas, havia sempre um ruído ou um pequeno defeito a incomodar uma viagem que se queria sem preocupações. Por outro lado foi um "verdadeiro elétrico" já que em três anos e quase 60000km a única manutenção regular foram os filtros de ar que troquei na garagem, e aqui sim, vou sentir saudades da ausência de manutenção obrigatória.
- Ciente na compra da degradação da bateria nestes carros, o Leaf foi comprado com 2 saídas em vista: Ou fazia os 5 anos de forma tranquila e o investimento ficava compensado, ou o SOH continuava a cair e pela garantia o carro ganhava uma nova vida.
Não ganhou para poder continuar aqui em casa, mas o investimento inicial ficou salvaguardado.
Curiosamente os dois últimos pneus montados não fizeram sequer duas semanas de uso, e fiquei com um
filtro de ar para oferecer a quem o queira levantar!
Vai ficar como o carro que nos introduziu à mobilidade elétrica, e isso é sempre uma memória agradável e que nos fará sorrir!