galt Escreveu:Malm Escreveu:Essiemme Escreveu:Será a prova que as QC não afectam nada a bateria (ou talvez a melhore) ???
...é que eu só tenho 40 QCs registadas e só tenho 54.03 Ah de capacidade.
Entretanto, ultrapasso largamente as 2000 cargas lentas, sendo que o carro está praticamente a chegar aos 69.000 Kms.
sm

A degradação avança mais rápido para quem faz, de vez em quando, longas viagens. É nestas viagens que as baterias aquecem mais, já que se o carro não está andar, está a carregar, e a temperatura das baterias nunca baixa, pelo contrário, é sempre a subir. Ontem, na viagem que fiz a Aveiro, isso foi evidente. Em Tábua tinha 12º C, na viagem para Aveiro a temperatura subiu, o tempo que esteve em Aveiro foi a carregar a temperatura subiu ainda mais, e na viagem de regresso a temperatura voltou a subir, ficando com quase 28º C (algumas células com 30º). Nunca parou de subir. E estavam temperaturas de inverno. Se tivesse um Leaf também já não tinha a 1.ª barra há muito tempo.
Tenho de fazer o teste que estás a dizer no meu leaf.
Eu tenho logo uma diferença depois de sair de Lisboa faço uma carga rápida em Aveiras logo o aumento é garantido. Pode é não subir na restante viagem... digo eu!
Nós fazemos muito a viagem Sesimbra (ou LX) Torres Novas.
Saímos de casa com 100%, paramos em aveiras quase vazio, e carregamos a 70-80%
Chegamos confortavelmente a Torres e normalmente voltamos sem ser no mesmo dia.
Este Verão tivemos que ir e vir no mesmo dia. Como ia outro LEaf(que ia partilhar a ficha lá na garagem) tivemos que carregar mais em Aveiras (tanto a ida como a vinda) e era Agosto.
O meu atingiu as 7 barras mesmo antes de começar o regresso e o outro, que tinha estado mais tempo parado em torres, atingiu durante a viagem de regresso ainda antes de carregar em Aveiras.
Os carros ou estavam a andar, ou a carregar. e ainda por cima fizeram 2 cargas rápidas, uma delas de 10-20% até aos 80%.
Não tendo arrefecimento activo das baterias foi quase impossível contrariar a subida da temperatura das mesmas.