DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por santanamos » 03 jan 2023, 00:23

filipeoliv Escreveu:
07 ago 2022, 10:11
Para já não, dá para fazer a maioria das voltas.
Por ex hoje vou a Lisboa, não o vou levar, o Diesel está a degradar parado na garagem e agora esta a ser usado como um Diesel deve ser usado.
Só sai em viagens superiores a 100km.
Hoje até poderia levar o leaf, ainda à pouco tempo fiz isso, mas a velocidade de carregamento em PCR é baixa e não sai muito mais barato que o diesel...
A última vez que fui a Lisboa com ele na volta parei em Alverca, a média da velocidade de carregamento foi de 10kw/h :roll:
Depois pago o mesmo que estivesse a carregar no máximo.
A pcn é uma opção, mas dificilmente tenho uma perto de onde vou.
E ter de deixar o carro a carregar e apanhar transportes para me deslocar...
Mas faço poucas descolorações fora que o leaf não chegue, acho que por enquanto acho que não justifica trocar o pack :P
Bem, se aparecesse um baratinho... :mrgreen:
Vir carregar a Alverca e não vir falar ao padrinho é um golpe baixo :twisted:

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 673
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 08 dez 2024, 17:01

Boas malta
Faz anos que não vinha aqui.
O meu Leaf tem novidades, ainda à mata a seguir o forum?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3453
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por Nonnus » 08 dez 2024, 18:07

É só clicares neste link e veres a quantidade de topicos activos: search.php?search_id=active_topics
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por mafgod » 08 dez 2024, 18:09

filipeoliv Escreveu:
08 dez 2024, 17:01
Boas malta
Faz anos que não vinha aqui.
O meu Leaf tem novidades, ainda à mata a seguir o forum?
E quais são as novidadades? :-)

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 673
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 08 dez 2024, 21:25

Ora vamos por partes.
O Leaf está a andar neste período, além de pneus levou 2 baterias 12v
Vou resumir a degradação da bateria
31-12-2020
Soh 66.20%

31-12-2021
Soh 59,98%

12-2022
Soh 54,97

28-12-2023
Soh 46,51%

Agora gostava de pedir ajuda para colocar fotos.
Como têm feito?
Antigamente colocava num site e depois partilhava aqui, mas esse site já não está disponível

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6522
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por BrunoAlves » 08 dez 2024, 21:35

filipeoliv Escreveu:
08 dez 2024, 21:25
28-12-2023
Soh 46,51%
Ouch :doh: Mas haviam aí novidades :mrgreen:

Em relação às fotos, vais a um site tipo postimages, carregas a imagem para lá e aquilo dá-te um BBCODE que podes colar aqui diretamente
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 673
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 08 dez 2024, 22:17

Ora vamos ver se corre bem a colocação da última foto que tirei antes da bateria adormecer.
Ainda fez a viagem Cartaxo -camarate com uma carga, cheguei com 12km de autonomia
Saiu de casa com 100% de carga, marcava 70km de autonomia
À chegada estava assim
Imagem

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 673
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 08 dez 2024, 22:39

E agora as novidades.
A autonomia já não dava para tudo e cada vez mais andava a o carro a gasóleo.
Tinha de fazer alguma coisa.
Entretanto um membro aqui do forum teve um problema com a bateria do dele e também tinha de fazer alguma coisa.
Ou trocava o Leaf ou trocava a bateria.
Então comecei a pesquisar preços e quem fazia.
Enviei um pedido de cotação a uma empresa daquelas que aparece no Facebook, resposta, os preços estão no nosso site...
O outro membro falou-me num empresa que aparece no OLX, a SESL.
Entrei em contacto, e liguei ao outro membro.
Marquei reunião com a empresa, queres ir?
Resposta, desculpa, já vendi o Leaf e já aí vem um Tesla 8-)
Lá se foi a minha esperança de ter um desconto :doh:
Bem fui à empresa e foi feita uma proposta.
Bateria de 53kwh 10k mais IVA.
Inicialmente pensei, nem pensar, mas o sr. Disse-me:
Em sua casa tem sitio para colocar a sua bateria?
Só assim vale a pena, avaliando o Leaf spy da sua bateria, pelo menos uns 10kwh se não tiver mais, se for comprar 10kwh de bateria vai lhe custar mais 4k.
Eu transformo a sua bateria em 48v, paga os barramentos e o novo Bms para ela.
E fica com um carro a fazer entre 300 e 350km e ainda baixa muito o consumo da sua casa....
E avançamos...a 3 de agosto fui levar o Leaf. :mrgreen:

Amanhã avanço mais com a alteração, estou a fazer isto num telefone e isto é um atrofio.

lifao
Mensagens: 129
Registado: 07 dez 2017, 14:43
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por lifao » 09 dez 2024, 23:59

Estou com curiosidade nessa solução. Pondero fazer o mesmo.

Avatar do Utilizador
filipeoliv
Mensagens: 673
Registado: 15 dez 2017, 12:14
Data de fabrico: 14 abr 2013
Capacidade bateria: 24 Kw

Re: DB Filipeoliv Leaf 24Kw

Mensagem por filipeoliv » 10 dez 2024, 23:07

Ora então vamos lá.
Depois de pack ter chegado lá combinamos e carro foi para lá.
Pesei o carro no dia que o fui entregar e tinha um peso de 1540 kg
Supostamente o carro ia ficar uma semana, mas ficou duas.
Foi justificado para poderem baixar o preço dos packs futuros.
Foi-me sempre enviado fotos e depois de tudo desmontado a caixa teve de ser reparada, para além de ter de ser cortada no interior para levar os novos módulos, ela por fora tinha sinais de oxidação e foi tudo eliminado, dado primário e anti-gravilha em toda a caixa.
Imagem
Imagem

Depois de bem seco, iniciaram a montagem, vou apenas partilhar uma foto dela já avançada.
Imagem

Caramba, aquilo não é fácil :doh: ali não pode haver erros, cada parafuso tem de ser apertado e colado, não pode haver folgas entre nada e tudo tem de ficar estanque.
o fecho da caixa fazia confusão, a caixa sobe 3 cm mas levou um anel em borracha e selada.
Imagem

depois de tudo pronto, lá fui levantar o carro.

a primeira foto que recebi do advinhometro :mrgreen:
Imagem

Primeira leitura do leafSpay
Esqueci de tirar lá, apenas quando cheguei a casa é que fui ver.

Imagem

:D Estava radiante ver o leaf com estes km todos

Fui levantar o carro, saio de Carate e desço em direção à A1 para vir para casa.
Quando chego lá a baixo tinha estes km. :drool:
Imagem

Claro que nunca na vida faz isto tudo, aliás, sempre me foi dito que a bateria de 53 kwh é para fazer entre 300 e 350 km e na verdade é o que faz.
Se fizer uma condução como fazia com a anterior bateria, acho ronda os 400 km.

Para já, ainda não está tudo ok, as barras de autonomia ainda não estão a funcionar corretamente, mas neste momento não me incomoda, sei que o carro quando marca 300 km está a 80% e quando está nos 200 km está a 40% é assim que tenho gerido as cargas na rotina semanal.
Causa muito menos stress :lol:
Já chegou uma nova can bridge que vai ser mudada para ver se resolve este problema.
Fui direto pesar o carro e ganhou 100 kg, sinceramente, não se nota grande coisa no carro.
Apenas a entrar ao portão, 4 pessoas no carro tenho de passar a 2 km/h ou ele bate por baixo.
Acho que o grande responsável pelo aumento de peso, são as caixas em chapa onde os módulos estão presos. aquilo é mesmo robusto.
A densidade das células é impressionante o que aumentou, ele constrói muitas baterias de 24 kw/h, e comparativamente à minha original não digo metade do tamanho, mas perto disso

Penso que por agora não lembro de mais nada.
Dúvidas, disponham.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”