Diário de bordo - sm

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por Essiemme » 31 jan 2017, 18:36

Bom... parece que ainda não é hoje que sei sobre o carro.
Não me disseram nada ainda e não consigo falar para a oficina.
Está complicado... :confusion-waiting:

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por alexmol » 31 jan 2017, 20:20

Alguém que me explique porque é que uma bateria com maior resistência interna se vai degradar mais por causa da regeneração!

O efeito de Joule não é esquisito, pega para os dois lados! :D
Então e as acelerações brutais?

Então e as cargas rápidas? Quem "sofreu" esse upgrade de software notou alguma diferença na curva de potência vs SOC nas cargas rápidas ?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por OCasal » 01 fev 2017, 06:44

O orçamento que preciso é o mesmo que poderá vir a precisar o sm... Quero é um pack novo para o meu mk1! Se puder ser mais recente tanto melhor...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 01 fev 2017, 13:30

alexmol Escreveu:Alguém que me explique porque é que uma bateria com maior resistência interna se vai degradar mais por causa da regeneração!

O efeito de Joule não é esquisito, pega para os dois lados! :D
Então e as acelerações brutais?

Então e as cargas rápidas? Quem "sofreu" esse upgrade de software notou alguma diferença na curva de potência vs SOC nas cargas rápidas ?
Eu acho que o problema aqui não é o aquecimento mas antes deposição de lítio nos elétrodos durante as cargas quando as reações químicas não conseguem acompanhar a corrente de carga.

http://lithiumbatteryresearch.com/Plating.php
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

HugoCunha
Proprietário Leaf
Mensagens: 63
Registado: 15 nov 2016, 15:38
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por HugoCunha » 01 fev 2017, 13:42

mjr Escreveu:
alexmol Escreveu:Alguém que me explique porque é que uma bateria com maior resistência interna se vai degradar mais por causa da regeneração!

O efeito de Joule não é esquisito, pega para os dois lados! :D
Então e as acelerações brutais?

Então e as cargas rápidas? Quem "sofreu" esse upgrade de software notou alguma diferença na curva de potência vs SOC nas cargas rápidas ?
Eu acho que o problema aqui não é o aquecimento mas antes deposição de lítio nos elétrodos durante as cargas quando as reações químicas não conseguem acompanhar a corrente de carga.

http://lithiumbatteryresearch.com/Plating.php
Resta saber até que ponto é que as regenerações (especialmente em modo B) são vantajosas em termos de autonomia vs. degradação.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por mjr » 01 fev 2017, 14:47

O modo B só existe nos mk2, que têm uma química da bateria melhorada face ao mk1. Em princípio o software do controlador da bateria tem em conta os limites possíveis de carga da bateria para permitir o modo B.

Eu entendo que a abordagem usada nos mk1, pós atualização, é demasiado conservadora.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 772
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por sparrow » 01 fev 2017, 15:12

há maneira de ver qual a versão de software que temos no nosso carro?

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por RNM » 01 fev 2017, 15:34

sparrow Escreveu:há maneira de ver qual a versão de software que temos no nosso carro?
LeafSpy Pro, se não estou em erro

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2673
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por alexmol » 01 fev 2017, 22:29

mjr Escreveu:Eu acho que o problema aqui não é o aquecimento mas antes deposição de lítio nos elétrodos durante as cargas quando as reações químicas não conseguem acompanhar a corrente de carga.
Então mas uma carga rápida ChaDeMo não equivale a descer a Serra da Estrela com a regeneração sempre no máximo?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Diário de bordo - sm

Mensagem por FullElectric » 01 fev 2017, 22:47

Se o carro ainda tivesse regeneração seria.
A P3227 castrou os mk1 tanto na potência da regeneração como na das cargas rápidas. Contudo, a potência fornecida pela bateria ao motor manteve-se a de origem.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”