Opel Ampera-e

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BrunoAlves
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por BrunoAlves » 03 jul 2016, 01:35

Só que isto é um fórum cuja temática principal é o Leaf. Daí que alguns adeptos mais fervorosos se disponham a defender a sua dama.
E nisso ninguém pode tirar a razão ao Orlando: prefiro um Leaf que posso conduzir já do que um carro que eventualmente apareça e que eventualmente venha a ser o melhor do mundo e arredores

Eventualmente...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

lmmr74
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por lmmr74 » 03 jul 2016, 10:59

Não entendo neste Ampera-e os fantásticos 200cv e depois...140km/h de velocidade máxima :?

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alexmol
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por alexmol » 03 jul 2016, 11:09

rdias Escreveu:
lmmr74 Escreveu:Não entendo neste Ampera-e os fantásticos 200cv e depois...140km/h de velocidade máxima :?
145 kmh .... único ponto negativo, mas tem a ver com esticar a autonomia a velocidades elevadas. Mas a meu ver devia ser o condutor a decidir isto.
Pelo menos deviam permitir os 180 kmh.
Eu acho que o motivo foi outro. A corrente máxima do inversor é limitada, bem como a rotação máxima do motor.
Ora se tinha um carro muito ágil e divertido nos arranques mas com limitação da velocidade máxima ou se tinha um mais pachorrento no arranque mas com maior velocidade de ponta.

A GM optou pela primeira opção usando uma caixa redutora com uma relação maior.
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por lmmr74 » 03 jul 2016, 11:20

Eu tive um Renault 5 de 1100 cm3 de 1981 que dava 150km/h na AE... :lol:

Brincadeiras à parte, se calhar os VE's vão ter de ter uma caixa de velocidades como um tradicional CI, bem sei que se adiciona um pouco mais de complexidade ao sistema, mas os ganhos seriam evidentes na velocidade de ponta e até na própria autonomia.

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pemifer
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por pemifer » 03 jul 2016, 11:25

Por acaso até sou amante de velocidades, já andei a 232kmh, mas se calhar está na altura das marcas se tornarem um bocadinho mais responsáveis.
140kmh, como sabem, ou deviam saber, é superior ao limite de velocidade máxima permitida em muitos países!

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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por lmmr74 » 03 jul 2016, 11:39

pemifer Escreveu:Por acaso até sou amante de velocidades, já andei a 232kmh, mas se calhar está na altura das marcas se tornarem um bocadinho mais responsáveis.
140kmh, como sabem, ou deviam saber, é superior ao limite de velocidade máxima permitida em muitos países!
A mobilidade eléctrica só avança quando para o comum dos mortais signifique o mesmo ter um CI ou um VE, até lá será apenas um lindo sonho numa noite de verão!
Enquanto a carga rápida não significar 10-15 de carregamento (semelhante +/- a encher um depósito), enquanto a questão da autonomia e degradação das baterias não for vencida e enquanto for condição "quase obrigatória" ter uma casa com garagem para ter um VE...nada disto passa de um agradável projecto de intenções.

Portanto, voltando à questão da velocidade de ponta do ampera-e, bem sabemos que existem limites legais,etc, portanto é mais psicológica que outra coisa, no entanto pedir 40000 euros (mais coisa menos coisa) por este carro e ao mesmo tempo dizer ao futuro proprietário que só dá 140km/h...sinceramente não convence ninguém. Digo eu.

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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por mjr » 03 jul 2016, 12:15

A razão para os 145km/h de Vmax é de certeza a apresentada pelo alexmol, e é a mesma razão para todos os outros VE exceto a Tesla (S e X). Eu sou completamente contra a colocação de uma caixa de velocidades num VE e prefiro esta solução.

No caso do Bolt, podiam sacrificar ligeiramente a aceleração dos 0 aos 100km/h para ter mais Vmax (8s dos 0-100km/h para Vmax de 160-170km/h), mas no meu entender fizeram a escolha certa.
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por lmmr74 » 03 jul 2016, 17:02

rdias Escreveu:
mjr Escreveu:A razão para os 145km/h de Vmax é de certeza a apresentada pelo alexmol, e é a mesma razão para todos os outros VE exceto a Tesla (S e X). Eu sou completamente contra a colocação de uma caixa de velocidades num VE e prefiro esta solução.

No caso do Bolt, podiam sacrificar ligeiramente a aceleração dos 0 aos 100km/h para ter mais Vmax (8s dos 0-100km/h para Vmax de 160-170km/h), mas no meu entender fizeram a escolha certa.
Isso é a razão técnica. Agora a meu ver o objectivo final é limitar o " esvaziamento " supersónico da bateria.
Volto a bater na mesma tecla, eventualmente uma caixa de velocidades, além de permitir Vmax mais próximas de um vulgar CI, baixaria o consumo e consequentemente aumentaria a autonomia.

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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por alexmol » 03 jul 2016, 20:07

lmmr74 Escreveu:Volto a bater na mesma tecla, eventualmente uma caixa de velocidades, além de permitir Vmax mais próximas de um vulgar CI, baixaria o consumo e consequentemente aumentaria a autonomia.
Não é assim tão óbvio que baixe o consumo, pode até aumentar.
As caixas de velocidades adicionam peso e têm perdas, e as curvas de eficiência vs rpm dos motores eléctricos não são como as dos MCIs.
Mas o "elefante na sala" é a questão da manutenção.

Uma caixa de velocidades só se justificaria num veículo tipo "supercarro desportivo".
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Re: Opel Ampera-e

Mensagem por jfr2006 » 03 jul 2016, 21:17

lmmr74 Escreveu: Volto a bater na mesma tecla, eventualmente uma caixa de velocidades, além de permitir Vmax mais próximas de um vulgar CI, baixaria o consumo e consequentemente aumentaria a autonomia.
O que implicaria a introdução de componentes com despesas acrescidas, como embraiagem e afins... :twisted:

Dispenso perfeitamente :evil:

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