
Opel Ampera-e
- BrunoAlves
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Re: Opel Ampera-e
Só que isto é um fórum cuja temática principal é o Leaf. Daí que alguns adeptos mais fervorosos se disponham a defender a sua dama.
E nisso ninguém pode tirar a razão ao Orlando: prefiro um Leaf que posso conduzir já do que um carro que eventualmente apareça e que eventualmente venha a ser o melhor do mundo e arredores
Eventualmente...
E nisso ninguém pode tirar a razão ao Orlando: prefiro um Leaf que posso conduzir já do que um carro que eventualmente apareça e que eventualmente venha a ser o melhor do mundo e arredores
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Opel Ampera-e
Não entendo neste Ampera-e os fantásticos 200cv e depois...140km/h de velocidade máxima 

- alexmol
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Re: Opel Ampera-e
Eu acho que o motivo foi outro. A corrente máxima do inversor é limitada, bem como a rotação máxima do motor.rdias Escreveu:145 kmh .... único ponto negativo, mas tem a ver com esticar a autonomia a velocidades elevadas. Mas a meu ver devia ser o condutor a decidir isto.lmmr74 Escreveu:Não entendo neste Ampera-e os fantásticos 200cv e depois...140km/h de velocidade máxima
Pelo menos deviam permitir os 180 kmh.
Ora se tinha um carro muito ágil e divertido nos arranques mas com limitação da velocidade máxima ou se tinha um mais pachorrento no arranque mas com maior velocidade de ponta.
A GM optou pela primeira opção usando uma caixa redutora com uma relação maior.
Re: Opel Ampera-e
Eu tive um Renault 5 de 1100 cm3 de 1981 que dava 150km/h na AE...
Brincadeiras à parte, se calhar os VE's vão ter de ter uma caixa de velocidades como um tradicional CI, bem sei que se adiciona um pouco mais de complexidade ao sistema, mas os ganhos seriam evidentes na velocidade de ponta e até na própria autonomia.

Brincadeiras à parte, se calhar os VE's vão ter de ter uma caixa de velocidades como um tradicional CI, bem sei que se adiciona um pouco mais de complexidade ao sistema, mas os ganhos seriam evidentes na velocidade de ponta e até na própria autonomia.
- pemifer
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Re: Opel Ampera-e
Por acaso até sou amante de velocidades, já andei a 232kmh, mas se calhar está na altura das marcas se tornarem um bocadinho mais responsáveis.
140kmh, como sabem, ou deviam saber, é superior ao limite de velocidade máxima permitida em muitos países!
140kmh, como sabem, ou deviam saber, é superior ao limite de velocidade máxima permitida em muitos países!
Re: Opel Ampera-e
A mobilidade eléctrica só avança quando para o comum dos mortais signifique o mesmo ter um CI ou um VE, até lá será apenas um lindo sonho numa noite de verão!pemifer Escreveu:Por acaso até sou amante de velocidades, já andei a 232kmh, mas se calhar está na altura das marcas se tornarem um bocadinho mais responsáveis.
140kmh, como sabem, ou deviam saber, é superior ao limite de velocidade máxima permitida em muitos países!
Enquanto a carga rápida não significar 10-15 de carregamento (semelhante +/- a encher um depósito), enquanto a questão da autonomia e degradação das baterias não for vencida e enquanto for condição "quase obrigatória" ter uma casa com garagem para ter um VE...nada disto passa de um agradável projecto de intenções.
Portanto, voltando à questão da velocidade de ponta do ampera-e, bem sabemos que existem limites legais,etc, portanto é mais psicológica que outra coisa, no entanto pedir 40000 euros (mais coisa menos coisa) por este carro e ao mesmo tempo dizer ao futuro proprietário que só dá 140km/h...sinceramente não convence ninguém. Digo eu.
- mjr
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Re: Opel Ampera-e
A razão para os 145km/h de Vmax é de certeza a apresentada pelo alexmol, e é a mesma razão para todos os outros VE exceto a Tesla (S e X). Eu sou completamente contra a colocação de uma caixa de velocidades num VE e prefiro esta solução.
No caso do Bolt, podiam sacrificar ligeiramente a aceleração dos 0 aos 100km/h para ter mais Vmax (8s dos 0-100km/h para Vmax de 160-170km/h), mas no meu entender fizeram a escolha certa.
No caso do Bolt, podiam sacrificar ligeiramente a aceleração dos 0 aos 100km/h para ter mais Vmax (8s dos 0-100km/h para Vmax de 160-170km/h), mas no meu entender fizeram a escolha certa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Opel Ampera-e
Volto a bater na mesma tecla, eventualmente uma caixa de velocidades, além de permitir Vmax mais próximas de um vulgar CI, baixaria o consumo e consequentemente aumentaria a autonomia.rdias Escreveu:Isso é a razão técnica. Agora a meu ver o objectivo final é limitar o " esvaziamento " supersónico da bateria.mjr Escreveu:A razão para os 145km/h de Vmax é de certeza a apresentada pelo alexmol, e é a mesma razão para todos os outros VE exceto a Tesla (S e X). Eu sou completamente contra a colocação de uma caixa de velocidades num VE e prefiro esta solução.
No caso do Bolt, podiam sacrificar ligeiramente a aceleração dos 0 aos 100km/h para ter mais Vmax (8s dos 0-100km/h para Vmax de 160-170km/h), mas no meu entender fizeram a escolha certa.
- alexmol
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Re: Opel Ampera-e
Não é assim tão óbvio que baixe o consumo, pode até aumentar.lmmr74 Escreveu:Volto a bater na mesma tecla, eventualmente uma caixa de velocidades, além de permitir Vmax mais próximas de um vulgar CI, baixaria o consumo e consequentemente aumentaria a autonomia.
As caixas de velocidades adicionam peso e têm perdas, e as curvas de eficiência vs rpm dos motores eléctricos não são como as dos MCIs.
Mas o "elefante na sala" é a questão da manutenção.
Uma caixa de velocidades só se justificaria num veículo tipo "supercarro desportivo".
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Re: Opel Ampera-e
O que implicaria a introdução de componentes com despesas acrescidas, como embraiagem e afins...lmmr74 Escreveu: Volto a bater na mesma tecla, eventualmente uma caixa de velocidades, além de permitir Vmax mais próximas de um vulgar CI, baixaria o consumo e consequentemente aumentaria a autonomia.

Dispenso perfeitamente
