DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 07 set 2020, 21:04

mjr Escreveu:
07 set 2020, 19:30
Quando fui do Porto ao Algarve (550km +/-) no Leaf 40 optei por uma estratégia de minimizar o número de cargas. Já sabia que a segunda seria penosa e por isso optei por esvaziar o mais possível a bateria no primeiro troço (Porto-Santarém com CC a 100km/h) e carregar o mais possível na primeira carga aproveitando para almoçar. Deste modo na segunda carga já não precisaria de tanta energia, pois seria a baixa potência.

Penso que foi uma estratégia acertada, pois apesar de terem estado 35C a partir de Santarém, como é habitual, devo ter minimizado o tempo de espera, que só aconteceu na segunda carga.

Devo ter isso algures pelo meu DB do Leaf 40, mas foi 1 hora de carga na primeira paragem e mais 1 hora na segunda (sendo que uma parte foi à espera de um Tesla...), em Alcácer do Sal, a 18kW...

Atenção que Porto-Santarém no Leaf 40 não é próprio para neófitos, cheguei lá muito perto de 0%.
Eu conseguiria ir no máximo até Leiria. Santarém praticamente Impossível.

2 cargas ainda se faz. A terceira é que já leva com o rapidgate em força.

Com duas carga só se fosse 100% por nacional.

Quanto tempo demoraste no total?

civic
Mensagens: 1958
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 07 set 2020, 22:47

Eu nunca vi a tartaruga nem nunca demorei tanto tempo a fazer a viagem, prefiro parar mais vezes e menos tempo, carrega mais lento, não pelo rapid gate mas por carregar em SOCs mais elevados mas é mais facil de gerir uma falha, tens sempre carga para o plano B, ou C, pois agora já existem mais PCRs.
Até hoje as paragens nunca foram muito alem dos 30 minutos. ;)

PS, eu fui em Julho, se fosse agora não tocava em nenhuma AE.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mjr » 07 set 2020, 23:04

Se bem me lembro demorei 5h30m de condução (100km/h) + 1h em Santarém + 1h15 em Alcácer, ou seja quase 8h no total...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1958
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 08 set 2020, 09:13

mjr Escreveu:
07 set 2020, 23:04
Se bem me lembro demorei 5h30m de condução (100km/h) + 1h em Santarém + 1h15 em Alcácer, ou seja quase 8h no total...
Pois, mas andas sempre por AE, eu tento evitar ao máximo. Este ano na parte sul do país saí em Alcácer e voltei a carregar em Castro Verde, se fosse agora só mesmo a travessia do Tejo é que seria em AE...
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 set 2020, 09:17

civic Escreveu:
08 set 2020, 09:13

Pois, mas andas sempre por AE, eu tento evitar ao máximo. Este ano na parte sul do país saí em Alcácer e voltei a carregar em Castro Verde, se fosse agora só mesmo a travessia do Tejo é que seria em AE...


A parte a sul do Tejo faz-se muito bem por nacional. Já a N1 é horrível. Passa muitas localidades, muitas zonas de 50 e muito trânsito.

Eu vim por la, mas sem trânsito, sábado à noite. Fez-se bem, mas durante o dia não é boa.
Última edição por kony76 em 08 set 2020, 09:22, editado 2 vezes no total.

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 08 set 2020, 09:19

mjr Escreveu:
07 set 2020, 23:04
Se bem me lembro demorei 5h30m de condução (100km/h) + 1h em Santarém + 1h15 em Alcácer, ou seja quase 8h no total...
8h é uma tempo bom. Eu precisaria sempre de mais 30m para chegar ao porto e mais um carregamento. Portanto no mínimo umas 9h, que era o que eu tinha previsto para a minha viagem.

civic
Mensagens: 1958
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 08 set 2020, 16:24

kony76 Escreveu:
08 set 2020, 09:17
civic Escreveu:
08 set 2020, 09:13

Pois, mas andas sempre por AE, eu tento evitar ao máximo. Este ano na parte sul do país saí em Alcácer e voltei a carregar em Castro Verde, se fosse agora só mesmo a travessia do Tejo é que seria em AE...


A parte a sul do Tejo faz-se muito bem por nacional. Já a N1 é horrível. Passa muitas localidades, muitas zonas de 50 e muito trânsito.

Eu vim por la, mas sem trânsito, sábado à noite. Fez-se bem, mas durante o dia não é boa.
Sim, é verdade, como quando vou nessas viagens é em lazer sempre dá para escolher a melhor altura para o fazer, e poupam-se uns cobres. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 24 set 2020, 10:46

Hoje é dia da revisão dos 2 anos.

O carro está assim:

Imagem

E a média dos últimos 20k kms é esta:

Imagem

Quanto à degradação, o LS indica cerca de 10%. Não me acredito que assim seja. Ao início, após a minha viagem diária de casa-trabalho-casa de +/- 100kms, quando carregava a 100%, conseguia por vezes chegar ver a indicação de 280/285kms de autonomia. Actualmente consigo os 265/270. Portanto, são cerca de 15kms de diferença, o que represente uns 5,4%. Tendo em conta que agora também faço melhores médias do que fazia no inicio, talvez a degradação esteja a rondar os 6%. Mas claro que isto é uma estimativa muito estimada. Nada de rigoroso.
Seja como for, a perda que possa existir até ao momento não me afecta. Dia-a-dia chega perfeitamente.
Nas viagens longas, mais 15 kms ou menos 15 kms não afecta, por enquanto.

Curioso, nestas duas imagens, a diferença de % da bateria entre o que diz o carro e o LS.

cfvp
Mensagens: 1837
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 24 set 2020, 20:07

É possível que sejam os 6% de degradação apenas. Não dá para confiar no SOH do LeafSpy. Por exemplo o mjr fez o teste da tomada e deu uns 5% de degradação, mas no LeafSpy aparecia SOH 91,5%.

Quanto à percentagem de bateria é normal, a partir de uma certa % o LeafSpy começa a mostrar a % real e o carro mostra uma % inferior.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

kony76
Mensagens: 812
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 24 set 2020, 20:23

cfvp Escreveu:
24 set 2020, 20:07

Quanto à percentagem de bateria é normal, a partir de uma certa % o LeafSpy começa a mostrar a % real e o carro mostra uma % inferior.
Sim, eu sei que a percentagem é diferente. Tina era a ideia que eram uns 5%.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”