Corrente alterna com polaridade?

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civic
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 25 fev 2025, 11:44

Encontrei o boneco a que me refiro.

https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... Rev1_0.pdf

Imagem
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BrunoAlves
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por BrunoAlves » 25 fev 2025, 16:29

As 2 coisas são verdade e não são incompatíveis.
Em nossas casas a terra não é o neutro
civic Escreveu:
25 fev 2025, 10:55
e o que disse que é errado é ligar o neutro à terra em nossas casas, onde apenas temos terra de proteção, ao fazer isto estamos a fazer um by-pass ao diferencial, deixamos de ter a sua proteção, por isso é errado.
Em casa se ligares o neutro à terra tens um disparo diferencial (se fizeres a ligação depois do diferencial, claro), porque tens corrente no circuito que não retornando pelo neutro está a ser ligada à terra e isso provoca o disparo. Obviamente, e está tudo bem.

Isso não invalida que, no PT, o neutro esteja ligado à terra e que, em aberto, tenhas potencial na fase e nenhum potencial no neutro (que não é "nenhum" por causa da distância).
Deve ser esse "apalpar de potencial" que o UMC faz e impede o carregamento se não estiver a ser feito o corte na "polaridade" correta como o RJSC estava a sugerir.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 26 fev 2025, 00:06

São incompativeis, por isso deves deixar a distância entre terra de serviço e terra de proteção, no PT o neutro não está ligado à terra, o neutro está numa terra diferente, por isso tem que estar a 20 metros no minimo, se estivesse na terra tinhas os disparos diferenciais nos PTs conforme terias em casa se os ligasses, por isso é que está errado, bypass não é o melhor termo, pois estás a passar a corrente pela terra também e dessa forma o diferencial deteta fuga... O que digo é que essa imagem está mal... o facto de ligares o neutro direto à terra e o diferencial não disparar significa que a terra está mal feita, seja num PT ou seja em casa. ;)
Se reparares nessa imagem que o RJSC colocou vês o PC ligado à terra do PT, mas essa terra não existe na casa de ninguém a terra é da propria casa, não existe nenhum fio terra do PT para nossas casas, esse desenho não está correto, conforme dizes, se fosse como está nesse desenho o diferencial estava sempre a disparar, pois a terra e o neutro estão com 0 ohms (shuntados), e não pode, a corrente do PC em vez de passar da fase para o neutro passava também para a terra dando disparo diferencial... Tu vês a malta shuntar o terra com o neutro quando não existe terra de todo ou tem um valor ohmico muito alto, pois se existir e estiver ok, o diferencial dispara.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por frankesousa » 26 fev 2025, 15:36

nada impede o EVSE ou qualquer outro equipamento de uso em redes TT TN de verificar se a fase e o Neutro (que esta ligado à terra no PT mais próximo) estão na "posição" correta.

Estou neste momento a trabalhar com UPS que fazem isso mesmo e não funcionam "com a ficha ao contrário".

Não será "polaridade" da corrente alternada mas sim medir o L-PE e N-PE.

Para que isso serve na realidade, não tenho a certeza, mas admitido que o carro tem carregador trifásico percebo que possa querer o N no "pino certo".

Pino esse que está definido na type 2 como N e portanto tudo bem que o EVSE "obrigue" a ter o neutro no sitio certo.
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11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 26 fev 2025, 16:49

Sim, não vejo a dificuldade em fazer isso, é muito simples, isso pode ser mais numa lógica de verificação da terra do que propriamente da deteção da fase.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Nonnus » 26 fev 2025, 18:40

frankesousa Escreveu:
26 fev 2025, 15:36
Pino esse que está definido na type 2 como N e portanto tudo bem que o EVSE "obrigue" a ter o neutro no sitio certo.
Esta condição não é do lado do carro é do EVSE. O type2 é do lado do carro.

Nos casos que aqui já vimos apenas o umc GEN1 da Tesla tinha esta condição, sendo carros trifásicos as seguintes versões tinham que continuar obrigar essa condição e pelo que dizem não tem. Mas continuam a ser trifásicos.

Num posto trifásico tens type2/type2 não há como enganar, não consegues rodar a ficha.

Ou estou a ver mal a coisa?
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por frankesousa » 26 fev 2025, 22:42

Nonnus Escreveu:
26 fev 2025, 18:40
Esta condição não é do lado do carro é do EVSE. O type2 é do lado do carro.

Nos casos que aqui já vimos apenas o umc GEN1 da Tesla tinha esta condição, sendo carros trifásicos as seguintes versões tinham que continuar obrigar essa condição e pelo que dizem não tem. Mas continuam a ser trifásicos.

Num posto trifásico tens type2/type2 não há como enganar, não consegues rodar a ficha.

Ou estou a ver mal a coisa?
Certo, o que quero dizer é, dado que o EVSE tem uma type 2 na ponta, que tem um pino de N e outro de L1, aceito como "normal" que o EVSE queira garantir que na sua type 2 tenha essa ordem de fase e neutro, por isso dá erro se tentares alimentar o EVSE com o N e L "trocado"
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 27 fev 2025, 09:14

As fichas shucko também têm indicação do pinout, podes é liga-la das 2 formas. Aliás, em alguns paises tens o 3 pino que a torna irreverssivel. ;)
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Apr » 27 fev 2025, 16:03

O UMC da tesla só deve ter o circuito de teste da terra na fase, quando ligas a tomada ao contrário o teste falha e o UMC nao deixa carregar. Os outros EVSE devem ter 2 circuitos, um para cada polo.

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