https://www.e-redes.pt/sites/eredes/fil ... Rev1_0.pdf

Em casa se ligares o neutro à terra tens um disparo diferencial (se fizeres a ligação depois do diferencial, claro), porque tens corrente no circuito que não retornando pelo neutro está a ser ligada à terra e isso provoca o disparo. Obviamente, e está tudo bem.
Esta condição não é do lado do carro é do EVSE. O type2 é do lado do carro.frankesousa Escreveu: ↑26 fev 2025, 15:36Pino esse que está definido na type 2 como N e portanto tudo bem que o EVSE "obrigue" a ter o neutro no sitio certo.
Certo, o que quero dizer é, dado que o EVSE tem uma type 2 na ponta, que tem um pino de N e outro de L1, aceito como "normal" que o EVSE queira garantir que na sua type 2 tenha essa ordem de fase e neutro, por isso dá erro se tentares alimentar o EVSE com o N e L "trocado"Nonnus Escreveu: ↑26 fev 2025, 18:40Esta condição não é do lado do carro é do EVSE. O type2 é do lado do carro.
Nos casos que aqui já vimos apenas o umc GEN1 da Tesla tinha esta condição, sendo carros trifásicos as seguintes versões tinham que continuar obrigar essa condição e pelo que dizem não tem. Mas continuam a ser trifásicos.
Num posto trifásico tens type2/type2 não há como enganar, não consegues rodar a ficha.
Ou estou a ver mal a coisa?