como fazer powerwall Tesla muito barata

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por Fil » 30 dez 2015, 19:30

mjr Escreveu:Se alguém quiser vender a bateria do Leaf por 1000€, estou comprador. Mesmo que só com 8 barras ;)
Quem não comprava ;)

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por pnunes » 30 dez 2015, 21:28

sapcmc Escreveu:Um pouco off topic mas estas baterias não dariam?

http://www.ev-power.eu/LiFeYPO4-batteri ... html?cur=1
sim, mas dar 6200€ por 300Ah/+- 14kw!!! a 48V é muita xixa!
eu jaa ando a pensar nos 110V, falta-me um controlador solar fiavel, até agora só tenho visto xinesises e isso assusta-me muito...
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por mjr » 30 dez 2015, 22:09

Teria de ser mais tipo isto:

http://www.ev-power.eu/Sinopoly-40Ah-30 ... html?cur=1

17x3.2Vx300Ah= 16.32kW.h

17x356= 6052€.

E falta o IVA...

Eu tenho 17 células de 100Ah, mas há 2 anos comprei por pouco mais de 300€/kW.h. Agora está mais caro, culpa do € fraco.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por mjr » 30 dez 2015, 22:12

sapcmc Escreveu:
mjr Escreveu:Uns 7k€ para as baterias em LiFePo4 (20kW.h) mais uns 2k€ no inversor. Em chumbo ficava mais barato, mas a vida útil seria menor. Uns 4K€ para 40kW.h de chumbo (20kW.h úteis). Não vale a pena.

É preferível um sistema como o do pnunes, carregando baterias de dia com o excesso da produção solar. Os painéis estão baratos.
Viva, pode dizer que tipo de sistema seria esse?
Paineis solares que carregam um banco de baterias, que está ligado a um inversor que alimenta a casa. Quando há produção solar em excesso carrega as baterias, que são descarregadas quando o consumo é superior à produção solar (noite, tempo nublado, etc). É ainda possível um sistema híbrido em que o inversor recebe energia da rede como backup no caso da bateria se descarregar. Acho que o sistema do pnunes não é assim, mas o do alexmol e o meu são assim.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por pnunes » 30 dez 2015, 23:12

Eu comecei em 2005 com painéis de 120wp que me custaram mais de 400€ cada!! ainda os tenho, aliás fazem parte da mobília e penso nunca me desfazer deles.
Fui fazendo upgrades com a mesma marca, tenho 18 desses Kyocera! alguns com 10 anos, não noto grandes perdas de eficiencia neles.
Imagem

Depois mais 8 de 250wp em seguidor solar
Mais tarde 21 de 250 fixos a +- 50 graus de inclinação (optimizado para inverno)
e ainda mais alguns espalhados aqui e ali...

já exprimentei quase todos os metodos, off grid/stand alone, on grid , hibrido (robusto 4kw nominal e 12Kw pico, etc, agora estou a pensar num sistema a 110V com bypass estático, não estou com muita pressa porque a ideia de ter uma bateria a 400V dum carro usado anda na mira, e nesse caso punha de lado a ideia dos 110V... vamos ver
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 13:40

Qualquer carregador solar para chumbo se der para ajustar as tensões permite carregar LiFePO4. O meu tenho regulado para 58.5V de tensão máxima, 17 células em série, e as células estão balanceadas por cima. Periodicamente verifico o balanceamento, mas há 2 anos que não se desequilibram. Não há necessidade de ir até aos 3,6V por célula, a energia extra armazenada é praticamente 0.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 15:21

:lol:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por pnunes » 31 dez 2015, 19:07

Por exemplo um Outback
http://www.outbackpower.com/downloads/d ... csheet.pdf
é um dos que eu utilizo.
Imagem
VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 19:27

Material de qualidade ;)

Eu tenho um chinês, mas que funciona bem e permite logging por ethernet.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: como fazer powerwall Tesla muito barata

Mensagem por mjr » 31 dez 2015, 19:49

Já não está à venda, mas é semelhante a este:

http://www.ev-power.eu/Solar-GridFree/M ... 15BND.html

No meu o acesso aos logs é via ethernet, o módulo tem um servidor Web. Este parece ser por cabo USB com conversor 485 ligado ao carregador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”