fsilva Escreveu: ↑28 nov 2024, 16:01
Boa tarde,
Gostaria da vossa ajuda, tentei ler o tópico todo mas não é fácil encontrar esclarecimento para a minha questão.
Comprei recentemente um MG4 de 64kWh a particular, junto com o carro veio um carregador doméstico que nem marca têm mas indica ser o modelo IC-CPD 91996-GI030 feito pela Kyungshin Corporation type A AC30 mA IP67 de 12A 230V AC 50Hz.
A minha duvida é que uando coloca a carregar na app da MG indica-me que o carro está a carregar a 2.1 kW mas o consumo da casa (medido com Shelly, pinça amperimétrica) dispara cerca de 3.2/3.5 kW + cosnumo residual de noite (0.2/0.4kW), bem sei iriam existir perdas mas não estava a espera de um valor tão elevado.
Acham que é do carregador? Devo mudar? ou é normal estes valores? Pelo tempo de carregamento até 80% da bateria confio mais nos 2.1kW que o carro indica estar a receber por hora.
Em principio se o "carregador" (o nome técnico é EVSE - Electric Vehicle Supply Equipment) diz 12A, este informa o carro que tem 12A disponíveis.
O carro é que é responsável por usar mesmo esses 12A ou usar menos que isso, nunca mais que isso.
O EVSE a única coisa que faz é informar o carro da potência disponível "na tomada" mas não faz nenhum tipo de conversão, pelo que não perde energia nenhuma.
12A são 220v/12A= 2.64kW
Se somares os 0.4W da casa em repouso dá 3kW, não muito longe da medida "geral" da casa.
Assim, eu diria que o "problema" é unicamente a informação da APP da MG errada
O Carro mesmo não mostra informação de potencia de carga no ecra? kW ou A?