Consumo carro VS carregamento

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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 29 fev 2024, 11:09

Nerusonu Escreveu:
29 fev 2024, 07:50
Energia reportada pelo carregador-- 16.03kWh
Km percorridos-- 166
Consumo reportado pelo CB-- 14.1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 52 aos 80)
Temperatura exterior 13°
Temperatura máxima do pack 15°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53187
Estes numeros não podem estar certos, 166kms a 14.1 kWh/100km nunca dão 16,03kWh no total. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
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pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 29 fev 2024, 13:38

civic Escreveu:
29 fev 2024, 11:09
Nerusonu Escreveu:
29 fev 2024, 07:50
Energia reportada pelo carregador-- 16.03kWh
Km percorridos-- 166
Consumo reportado pelo CB-- 14.1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 52 aos 80)
Temperatura exterior 13°
Temperatura máxima do pack 15°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53187
Estes numeros não podem estar certos, 166kms a 14.1 kWh/100km nunca dão 16,03kWh no total. ;)
Estão certos, a questão é que ele no carregamento anterior foi até 100% e agora foi até 80%, tal como referi anteriormente este carregamento não serve.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 29 fev 2024, 14:58

pbaptista Escreveu:
29 fev 2024, 13:38


Estão certos, a questão é que ele no carregamento anterior foi até 100% e agora foi até 80%, tal como referi anteriormente este carregamento não serve.
Ok, nem confirmei o odometro.
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 08 mar 2024, 07:53

Energia reportada pelo carregador-- 24,89kWh
Km percorridos-- 132
Consumo reportado pelo CB-- 15.9 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 34 aos 80)
Temperatura exterior 10°
Temperatura máxima do pack 12°
Velocidade máxima de carga 11kW(AC 3F)
Carregador(Moon wallbox)
Odometro 53618

fsilva
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por fsilva » 28 nov 2024, 16:01

Boa tarde,

Gostaria da vossa ajuda, tentei ler o tópico todo mas não é fácil encontrar esclarecimento para a minha questão.

Comprei recentemente um MG4 de 64kWh a particular, junto com o carro veio um carregador doméstico que nem marca têm mas indica ser o modelo IC-CPD 91996-GI030 feito pela Kyungshin Corporation type A AC30 mA IP67 de 12A 230V AC 50Hz.

A minha duvida é que uando coloca a carregar na app da MG indica-me que o carro está a carregar a 2.1 kW mas o consumo da casa (medido com Shelly, pinça amperimétrica) dispara cerca de 3.2/3.5 kW + cosnumo residual de noite (0.2/0.4kW), bem sei iriam existir perdas mas não estava a espera de um valor tão elevado.

Acham que é do carregador? Devo mudar? ou é normal estes valores? Pelo tempo de carregamento até 80% da bateria confio mais nos 2.1kW que o carro indica estar a receber por hora.

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frankesousa
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por frankesousa » 28 nov 2024, 17:46

fsilva Escreveu:
28 nov 2024, 16:01
Boa tarde,

Gostaria da vossa ajuda, tentei ler o tópico todo mas não é fácil encontrar esclarecimento para a minha questão.

Comprei recentemente um MG4 de 64kWh a particular, junto com o carro veio um carregador doméstico que nem marca têm mas indica ser o modelo IC-CPD 91996-GI030 feito pela Kyungshin Corporation type A AC30 mA IP67 de 12A 230V AC 50Hz.

A minha duvida é que uando coloca a carregar na app da MG indica-me que o carro está a carregar a 2.1 kW mas o consumo da casa (medido com Shelly, pinça amperimétrica) dispara cerca de 3.2/3.5 kW + cosnumo residual de noite (0.2/0.4kW), bem sei iriam existir perdas mas não estava a espera de um valor tão elevado.

Acham que é do carregador? Devo mudar? ou é normal estes valores? Pelo tempo de carregamento até 80% da bateria confio mais nos 2.1kW que o carro indica estar a receber por hora.
Em principio se o "carregador" (o nome técnico é EVSE - Electric Vehicle Supply Equipment) diz 12A, este informa o carro que tem 12A disponíveis.

O carro é que é responsável por usar mesmo esses 12A ou usar menos que isso, nunca mais que isso.

O EVSE a única coisa que faz é informar o carro da potência disponível "na tomada" mas não faz nenhum tipo de conversão, pelo que não perde energia nenhuma.

12A são 220v/12A= 2.64kW
Se somares os 0.4W da casa em repouso dá 3kW, não muito longe da medida "geral" da casa.

Assim, eu diria que o "problema" é unicamente a informação da APP da MG errada

O Carro mesmo não mostra informação de potencia de carga no ecra? kW ou A?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por fsilva » 29 nov 2024, 00:39

Obrigado pela resposta Franksousa.

Entretanto lembrei-me de ir ver os dados na E-redes e para meu espanto marca nas horas de carregamento consumos de 2.5/2.6kW ou seja 2.1+ consumo da casa, o erro pode estar na medição do shelly.

Já estava a pensar comprar uma wallbox de 7 ou 11kW, devido a serem mais eficientes mas para já mantenho-me assim com o EVSE - Electric Vehicle Supply Equipment de 2.6kW , para a minha rotina serve.

Mais uma vez obrigado

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 29 nov 2024, 10:02

A eficiência está no carregador que é interno no carro, a Wallbox é um EVSE fixo, não lhe encontro nenhuma vantagem.
Quanto mais rapido for o carregamento mais eficiente é, sempre podes comprar um EVSE mais adequado ao carregador interno do carro, mas pondera bem se será necessário. ;)
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por fsilva » 29 nov 2024, 10:43

Para já vou manter-me com o carregador doméstico. Faço em media uns 40/50km por dia. Algo que consigo facilmente recuperar isso durante a noite.

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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por frankesousa » 29 nov 2024, 11:01

fsilva Escreveu:
29 nov 2024, 10:43
Para já vou manter-me com o carregador doméstico. Faço em media uns 40/50km por dia. Algo que consigo facilmente recuperar isso durante a noite.
Parece mais que bem para esses km.

Mas o shelly medir mal? Tão mal. Não é muito normal, estará bem ligado e configurado?
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)

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