frankesousa Escreveu: ↑17 jan 2020, 11:16
- Os carros são desenvolvidos durante anos por equipas inteiras de engenheiros não é porque gostam de perder tempo

Este ponto diz muita coisa. Basta ver o exemplo da VW que num pack maior teve de retirar um banco, nada disto acontece por acaso.
É verdade que em muitos casos as marcas não fazem mais porque não querem, não tem interesse porque põe em causa outros interesses que podem dar mais dinheiro.
Também é verdade que existem muitos "curiosos" que fazem coisas em casa que melhoram um produto. Mas neste aspecto, por um bateria adicional na mala de um carro, ou noutro local qualquer sem haver um estudo do que pode correr mal, não é grande ideia. Vamos supor que se faz uma alteração dessas e o carro vai a inspecção. O peso por eixo não vai ser igual ao que esta homolgado, como é que isso depois se processa?
Lembro-me por exemplo no meu primeiro Renault Megane comercial, que estava de origem, que tinha uma capacidade de carga de 650kg, dos maiores na altura, a certa altura da vida do carro fui a inspecção e o carro chumbou, porque o livrete não correspondia as capacidades do carro. Tive que pedir a Renault Portugal um documento para fazer a alteração do livrete. Na altura também me foi dito pela Renault, que todos os proprietário tinham sido notificados desta alteração, como o meu carro foi comprado em segunda-mão nunca cheguei a ser notificado.
Isto tudo para dizer que, isto de por mais 500kg (numero aleatório) num carro, não é como nós pensamos, podemos estar a por em causa toda a parte estrutural do carro. E agora pensado nisto mais afundo, pode ser um dos motivos porque a NIssan não quer fazer upgrades de baterias.