Isso n é verdade e já há muitos exemplos pelo mundo de trocas de packs em Leafs por módulos de 'outras marcas'...frankesousa Escreveu: ↑15 jan 2020, 01:00Quanto a "mercado alternativo" e a "comprar e trocar células" infelizmente só vai funcionar enquanto houver leafs 24/30 etc acidentados ou assim com baterias ainda boas.
Assim que os anos passem e todas as baterias esteja degradadas deixa de haver essa possibilidade.

Preço da bateria de substituição 30kwh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 420
- Registado: 26 dez 2015, 18:41
- Data de fabrico: 01 dez 2014
- Capacidade bateria: 46,36Ah@12/2024
- Localização: Alvorge, Ansião
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 567
- Registado: 20 abr 2018, 11:43
- Data de fabrico: 01 jun 2015
- Capacidade bateria: 24Kw
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Já existem alguns exemplos de troca de células da Nissan por Outras marcas;Existe aqui um tópico criado por Mim já com exemplos e preços para qualquer um comprar...A Única coisa que falta na realidade é mesmo um Tuga com vontade de Investir e testar esta alternativa e mostrar à Malta Tuga que Sim é possível fazer isso em PT, Sim não precisamos da Nissan para Nada, e Sim não vamos ficar com um Pisa Papeis que não vale quase nada ao Fim de 10 Anos; 
Edit:
viewtopic.php?f=13&t=7699
A Lógica nas Baterias diz-nos(Corrijam-me se tiver errado por favor) que desde que sejam trocadas por células com os mesmos valores em voltagem não existirá incompatibilidade até podem mesmo dobrar autonomia visto que as Células actuais são mais pequenas.
Assim Contas de cabeça 24kW - +/- 3500€ e 48kW +/- 7000€; Valores Chineses;
Edit 1: Claramente tudo isto não irá ser correspondido na BMS que foi programada para uma Capacidade e Irá ter Outra; Acredito que se for troca de 24kW por 24kW fazendo um reset à BMS as coisas corresponderão à Realidade. Agora se for 24 por 48 aí já sabemos que a BMS não irá acompanhar inicialmente e depois irá crescer consoante a verdadeira capacidade da Bateria.

Edit:
viewtopic.php?f=13&t=7699
A Lógica nas Baterias diz-nos(Corrijam-me se tiver errado por favor) que desde que sejam trocadas por células com os mesmos valores em voltagem não existirá incompatibilidade até podem mesmo dobrar autonomia visto que as Células actuais são mais pequenas.
Assim Contas de cabeça 24kW - +/- 3500€ e 48kW +/- 7000€; Valores Chineses;
Edit 1: Claramente tudo isto não irá ser correspondido na BMS que foi programada para uma Capacidade e Irá ter Outra; Acredito que se for troca de 24kW por 24kW fazendo um reset à BMS as coisas corresponderão à Realidade. Agora se for 24 por 48 aí já sabemos que a BMS não irá acompanhar inicialmente e depois irá crescer consoante a verdadeira capacidade da Bateria.
Última edição por FiwiPITO em 15 jan 2020, 11:05, editado 2 vezes no total.
Nissan Leaf 24KWh 04 de Maio de 2018 até Julho/21
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
59.500kms -> Problemas -> ZERO
Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
75.000kms -> Problemas -> Ar Condicionado + 2 baterias de 12v
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022
106.000kms -> Problemas -> 2 Lampadas de Stop
- Nonnus
- Mensagens: 3457
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
O problema pelo que tenho visto não é agarrar na bateria ou nos módulos e por no carro. O problema é por o carro a reconhecer os novos módulos ou a nova bateria. Existem exemplos de pessoal a por baterias e módulos da concorrência, só que ainda existe muitos bugs por corrigir. Mesmo o holandês que parece que é o que consegue melhores resultados, diz que ainda há muito para corrigir no seu mk1 e que os mk2 parece que não apresentam tantos erros, mas ainda assim ainda tem um longo caminho pela frente.
O que faz falta não é um tuga com dinheiro, o que faz falta é um tuga com conhecimentos de como desbloquear o software da Nissan.
O que faz falta não é um tuga com dinheiro, o que faz falta é um tuga com conhecimentos de como desbloquear o software da Nissan.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Alterar o software para o carro contar com a capacidade extra nem é o pior.
Funciona na mesma: ao fim de 24kWh diz que está sem carga mas se a tensão não cair para o nível da tartaruga continua a andar normalmente sem estimativa de km.
Grave nas adaptações de células com outros formatos é a segurança.
Se as células tiverem o mesmo formato e pontos de fixação ficam bem seguras mecanicamente na caixa.
Se não querem ver fogo de artifício num acidente é necessário ter tanto as células como os barramentos que as interligam bem seguros.
Além disso também têm que ser células que não se desgracem num instante sem arrefecimento. Se meterem uns módulos da Tesla sem arrefecimento ainda vão durar menos que as da Nissan.
Funciona na mesma: ao fim de 24kWh diz que está sem carga mas se a tensão não cair para o nível da tartaruga continua a andar normalmente sem estimativa de km.
Grave nas adaptações de células com outros formatos é a segurança.
Se as células tiverem o mesmo formato e pontos de fixação ficam bem seguras mecanicamente na caixa.
Se não querem ver fogo de artifício num acidente é necessário ter tanto as células como os barramentos que as interligam bem seguros.
Além disso também têm que ser células que não se desgracem num instante sem arrefecimento. Se meterem uns módulos da Tesla sem arrefecimento ainda vão durar menos que as da Nissan.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Relativamente à segurança, sem dúvida! As células no pack original estão extremamente bem seguras, só mesmo um acidente que viole a integridade da caixa é que pode causar algum tipo de problema.
Já sobre as células da Tesla não tenha a opinião do RJSC. No meu TM3 tenho visto temperaturas normalmente cima de 25C em andamento e nos SuC já vi 55C. Aliás ele só liga o sistema de arrefecimento a sério quando as células chegam aos 55C.
O problema das células da Tesla é que a Ri é significativamente superior, pelo que podem ter limitação de potência com SOCs mais elevados que o habitual. Nos Tesla isso não é problema porque os packs são grandes, com mais células em paralelo.
Já sobre as células da Tesla não tenha a opinião do RJSC. No meu TM3 tenho visto temperaturas normalmente cima de 25C em andamento e nos SuC já vi 55C. Aliás ele só liga o sistema de arrefecimento a sério quando as células chegam aos 55C.
O problema das células da Tesla é que a Ri é significativamente superior, pelo que podem ter limitação de potência com SOCs mais elevados que o habitual. Nos Tesla isso não é problema porque os packs são grandes, com mais células em paralelo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Estava mais a pensar nos módulos com células 18650 que é o que mais facilmente se encontra de momento no mercado de baterias usadas.
O TM3 vem com as células 21700 em que também já alteraram também a composição química.
O TM3 vem com as células 21700 em que também já alteraram também a composição química.
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
O que me custa é a eventual falta de honestidade.
Até parece que fizeram um comunicado de propósito só para calar a SIC.
Agora que já passou o choque voltaram a por o preço anterior!
É o que parece!
Até parece que fizeram um comunicado de propósito só para calar a SIC.
Agora que já passou o choque voltaram a por o preço anterior!
É o que parece!
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Olha, é pena que a visita da UVE ao parlamento europeu tenha vindo quando se pensava que esta questão tinha ficado resolvida.
Isto só pode ser resolvido com regulação.
Isto só pode ser resolvido com regulação.
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
Ou foi simplesmente novamente confusão da Nissan. Resta aguardar pela resposta do apoio ao cliente.
- frankesousa
- Mensagens: 1404
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Preço da bateria de substituição 30kwh
E tem fiabilidade essas células "de outras marcas"?fernandinand Escreveu: ↑15 jan 2020, 10:45Isso n é verdade e já há muitos exemplos pelo mundo de trocas de packs em Leafs por módulos de 'outras marcas'...frankesousa Escreveu: ↑15 jan 2020, 01:00Quanto a "mercado alternativo" e a "comprar e trocar células" infelizmente só vai funcionar enquanto houver leafs 24/30 etc acidentados ou assim com baterias ainda boas.
Assim que os anos passem e todas as baterias esteja degradadas deixa de haver essa possibilidade.
Segurança assegurada?
Vão durar pelo menos o mesmo das originais?
São produzidas com as devidas medidas ambientais (dentro dos possíveis claro)?
Eu pessoalmente não acredito em nenhuma resposta positiva as minhas perguntas em cima.
Não estamos a falar de produzir uma peça de plástico para a carroçaria ou um filtro, isto é um pouco (muito) mais complicado do que isso.
E depois o bms, etc etc.
Dá para fazer, claro, mas na minha opinião nunca será uma solução viável para este problema
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)