Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3492
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por RJSC » 29 set 2013, 23:15

7,5€ para ver a capacidade em GIDs e kWh que antes eram grátis...
Pronto, lá foi mais um programador para o dark-side (software de fonte fechada e pago)....

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por mjr » 29 set 2013, 23:22

De alguma maneira ele merece uma compensação pelo imenso esforço que fez em desenvolver a aplicação. Não me parece um valor muito elevado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3492
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por RJSC » 29 set 2013, 23:48

mjr Escreveu:De alguma maneira ele merece uma compensação pelo imenso esforço que fez em desenvolver a aplicação. Não me parece um valor muito elevado.
A versão simples (não lite nem pro) consiste de características que eram gratuitas para quem fez o download antes da colocação no Market.
No EUA isso até tem nome: Bait and Switch... E mesmo por lá não é bem visto.
Colocar no Market tem custos financeiros, mas se foi por isso mais valia ter ficado fora como estava e colocar a versão Pro.

Se calhar ele até ganhava mais com um sistema de donativos, que com "Bait and Switch"...

Quem tem o carro ainda acaba por comprar já que não morre por isso... É uma questão de princípio.

Eu acredito em compensar quem contribui para o bem comum, por isso quase todos os anos faço um donativo para a Wikipédia (se os objetivos financeiros do peditório foram atingidos acabo por passar, pois o meus rendimentos ainda são reduzidos). Se fosse obrigatoriamente paga, simplesmente passava ao lado.

Vou continuar com a versão antiga (se entretanto não se provar que as medições não são fiáveis) para emprestar junto com o ELM327 nos eventos VE em que participo.
Já vai ter menos um download no contador do Market. :lol:

Esta discussão sobre preço da informação/software dá pano para mangas:
O dinheiro foi criado para funcionar com recursos físicos que são escassos: se alguém me der uma peça de hardware fica sem ela, perde-a e se quiser uma cópia terá que executar trabalho e despender materiais para a fazer, logo faz sentido que tenha que compensar o construtor pelos bens de que se viu privado ao passá-los para mim.
Já quando se copia informação o autor não se vê privado dela nem tem que executar trabalho para cria uma nova cópia, apenas mudar o estado de bits num suporte previamente existente.
Conhecimento científico também dá muito e árduo trabalho a obter e nem por isso temos que pagar royalities ao investigador quando o aprendemos na escola ou fazemos uso dele...
Última edição por RJSC em 29 set 2013, 23:57, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por Malm » 29 set 2013, 23:51

vitormcpinto, tens aí um vale... Isso a 50% de SoC não é bom sinal.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por mjr » 29 set 2013, 23:53

Isso é uma discussão muito grande e que não cabe aqui. Quem quiser pode continuar, como eu, a usar a versão anterior. Se alguém quiser até posso disponibilizar a versão que tenho, que é a última beta.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9925
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por mjr » 29 set 2013, 23:54

Malm Escreveu:vitormcpinto, tens aí um vale... Isso a 50% de SoC não é bom sinal.

Penso que a 20% de SOC a assimetria desaparece, pelo que não há problema.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3492
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por RJSC » 29 set 2013, 23:59

mjr Escreveu:Isso é uma discussão muito grande e que não cabe aqui. Quem quiser pode continuar, como eu, a usar a versão anterior. Se alguém quiser até posso disponibilizar a versão que tenho, que é a última beta.
Paz! :)

Num fórum em que a partilha de conhecimento é a essência não esperava que fosse nascer uma "flame war" sobre isto.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por Malm » 30 set 2013, 00:33

mjr Escreveu:
Malm Escreveu:vitormcpinto, tens aí um vale... Isso a 50% de SoC não é bom sinal.

Penso que a 20% de SOC a assimetria desaparece, pelo que não há problema.
Agora sou eu que digo, gostava de ver esse perfil a 20% de SoC. Todos desejamos que o mjr tenha razão, mas eu tenho as minhas dúvidas. No meu, para baixo, é sempre a aumentar o fosso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por VETL » 30 set 2013, 14:34

Nestas novas versões da aplicação dá para parametrizar quantos Wh tem cada GID. Vem por defeito 77,5wh.
Trabalhamos com estes 77,5wh ou com os falados 80wh?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan LEAF - SOC Meter for Android

Mensagem por VETL » 30 set 2013, 14:38

Outra questão:
Depois de pagarmos, fazermos download e instalarmos a aplicação, há alguma forma de a instalar noutro dispositivo (por exemplo se mudarmos de aparelho) sem ter que pagar novamente?
Isto porque antes a aplicação estava disponível na Dropbox. Agora está no Google Play (Android Market).

Desculpem a ignorância... :oops: :oops:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”