"Ponto morto"

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lmlr
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"Ponto morto"

Mensagem por lmlr » 05 jun 2013, 22:46

Tenho um amigo que me está sempre a "melgar" para colocar em ponto morto nas descidas, para ganhar velocidade, e perto do fim engatar para fazer um carregamento das baterias.

Segundo diz há duas vantagens, uma não gastar energia em aceleração, e outra é a regeneração/carregamento quando se engata.

O que acham?

Essiemme
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por Essiemme » 05 jun 2013, 23:01

Acho bem.

Também o faço.

sm
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pafi
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por pafi » 05 jun 2013, 23:05

Nunca gostei muito da sensação de "roda livre". A insegurança aumenta e o meu voto vai para que os "ganhos" não sejam significativos, pois mesmo que o valor da velocidade aumente mais, depois será preciso mais espaço para a diminuir.
Quantos "modos" tem o Ion? Também 4?
O melhor será arranjar "dados reais" para concluir alguma coisa.
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por lmlr » 05 jun 2013, 23:08

O iOn tem as relações normais de uma caixa automática, ou seja, P + N + R + D.

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ruimegas
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por ruimegas » 06 jun 2013, 07:47

Eu prefiro manter-me na bolinha do meio para simular o ponto morto e tenho-me dado bem.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por mjr » 06 jun 2013, 08:27

Nunca coloco em Neutro. A única vantagem que vejo é o aumento de velocidade, mas do ponto de vista energético é sempre melhor recuperar a energia potencial gravítica do que desperdiça-la em velocidade. Recuperar no fim nunca será tão eficiente do que ao longo de toda a descida pois grande parte da energia potencial gravítica é desperdiçada no atrito com o ar pela diferença de velocidade.

Resumindo, se estiver com pressa pode ser uma boa solução colocar em N, caso contrário é sempre preferível manter a velocidade e recuperar a energia na descida.
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por Malm » 06 jun 2013, 14:16

No I-MiEV pode tambem jogar-se com os modos de conducao. Dependendo da inclinacao, uso o ponto morto, o D ou o B.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

OCasal
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por OCasal » 07 jun 2013, 00:24

Engrenar a mudança em velocidade nao provocara mais esforço no sistema de traçao, uma vez que a passagem nao pode ser progressiva tal como se faria com o pedal de embraiagem!?

RJSC
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por RJSC » 07 jun 2013, 00:39

OCasal Escreveu:Engrenar a mudança em velocidade nao provocara mais esforço no sistema de traçao, uma vez que a passagem nao pode ser progressiva tal como se faria com o pedal de embraiagem!?
No Leaf (pelo menos) não há embraiagem para desengrenar o motor.
Quando se passa a ponto morto o motor roda livremente mas está permanentemente engrenado.
Tudo é feito aplicando ou retirando energia elétrica do motor.

Orlando
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Re: "Ponto morto"

Mensagem por Orlando » 07 jun 2013, 11:24

A experiência que tenho de moto, é que se ganha mais com roda livre do que recuperando energia.
MP 5400w+AC10000w
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Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

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