
Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
-
- Mensagens: 107
- Registado: 03 out 2018, 13:57
- Data de fabrico: 01 abr 2015
- Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Viva,
Reparei que no manual do LEAF de 24/30 o travão de estacionamento (vulgo travão de mão), é eléctrico, mas pelas fotos que vejo na net, o travão é de pé!
Afinal, é eléctrico ou de pé?
Reparei que no manual do LEAF de 24/30 o travão de estacionamento (vulgo travão de mão), é eléctrico, mas pelas fotos que vejo na net, o travão é de pé!
Afinal, é eléctrico ou de pé?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 772
- Registado: 24 mai 2016, 23:50
- Data de fabrico: 01 mar 2013
- Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
depende da versão...
no MK1 é elétrico e no MK2 é de pé.
no MK1 é elétrico e no MK2 é de pé.
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
O de 30 tem dois. Tem o de pé, mecânico e tem um eléctrico que é o P, botão que fica no selector de marcha.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 107
- Registado: 03 out 2018, 13:57
- Data de fabrico: 01 abr 2015
- Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Então houve um downgrade da versão mk1 para a mk2....
Acho tão esquisito, um carro com tanta "paneleirice" ter um travão de pé.
O modo P não é para ser usado como travão de estacionamento.
Acho tão esquisito, um carro com tanta "paneleirice" ter um travão de pé.
O modo P não é para ser usado como travão de estacionamento.
- Nonnus
- Mensagens: 3454
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Não vou entrar nessa discussão porque fica ao critério de cada um se pode ou não ser usado como travão de estacionamento. Se perceberes o funcionamento e achares que não deve ser usado, nada contra. Por várias vezes já deixei o carro travado apenas com o P e nunca abalou.
É a mesma coisa que deixar um ICE com caixa manual apenas engatado em vez de travado.
É a mesma coisa que deixar um ICE com caixa manual apenas engatado em vez de travado.

Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 107
- Registado: 03 out 2018, 13:57
- Data de fabrico: 01 abr 2015
- Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Sinceramente, não sei como funciona o P num veículo eletrico, já que não existe uma cx de velocidades...
Mas num ICE com cx auto não é nada recomendado deixar só com o P sem travar...
Mas até gostaria de saber em termos técnicos, o que faz o P neste VE...
Mas num ICE com cx auto não é nada recomendado deixar só com o P sem travar...
Mas até gostaria de saber em termos técnicos, o que faz o P neste VE...
- pedromgs
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 166
- Registado: 11 nov 2016, 00:39
- Data de fabrico: 01 mar 2017
- Capacidade bateria: 30 ah
- Localização: Guimaraes
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Caros amigos, não tem mal nenhum usar a função parque da caixa de velocidades. Sempre tive carros de caixa automática ice e elétrico e raramente uso o travão de pé do leaf como o automático do a6 ou de mão num golf, a função p bloqueia o movimento das rodas sem pressionar os discos, diminuindo a pressão necessária no caso dos travões de pé elétricos ou de mão.
Mas os carros são testados para usar a vida toda o travão de pé mão elétrico... Aliás tenho bem saudades dos travões de mão para fazer piões já que os elétricos não dá....
Mas os carros são testados para usar a vida toda o travão de pé mão elétrico... Aliás tenho bem saudades dos travões de mão para fazer piões já que os elétricos não dá....
Nissan Leaf 03/2017
-
- Mensagens: 107
- Registado: 03 out 2018, 13:57
- Data de fabrico: 01 abr 2015
- Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...
Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 551
- Registado: 12 fev 2013, 11:56
- Data de fabrico: 28 mar 2013
- Capacidade bateria: 57,5 Ah
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
No Ve é igual,bloqueia o diferencial, só que é eléctrico, como a tranca da direcção.Jfsmoreira Escreveu: ↑16 out 2018, 21:36Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...
Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Não necessariamente. O de pé talvez seja eléctrico, não? No meu Prius+ o travão de estacionamento é eléctrico, acciona-se com o pé.
No Ioniq, é com um dedo, faz um barulho de nave espacial, e fica muito bem travado.
