Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
- 
				Jfsmoreira
 - Mensagens: 107
 - Registado: 03 out 2018, 13:57
 - Data de fabrico: 01 abr 2015
 - Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
 
Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Viva,
Reparei que no manual do LEAF de 24/30 o travão de estacionamento (vulgo travão de mão), é eléctrico, mas pelas fotos que vejo na net, o travão é de pé!
Afinal, é eléctrico ou de pé?
			
									
									
						Reparei que no manual do LEAF de 24/30 o travão de estacionamento (vulgo travão de mão), é eléctrico, mas pelas fotos que vejo na net, o travão é de pé!
Afinal, é eléctrico ou de pé?
- 
				sparrow
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 772
 - Registado: 24 mai 2016, 23:50
 - Data de fabrico: 01 mar 2013
 - Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
depende da versão...
no MK1 é elétrico e no MK2 é de pé.
			
									
									
						no MK1 é elétrico e no MK2 é de pé.
- Nonnus
 - Mensagens: 3676
 - Registado: 10 set 2017, 04:43
 - Data de fabrico: 01 jun 2017
 - Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
O de 30 tem dois. Tem o de pé, mecânico e tem um eléctrico que é o P, botão que fica no selector de marcha.
			
									
									Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017 
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
						- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 
				Jfsmoreira
 - Mensagens: 107
 - Registado: 03 out 2018, 13:57
 - Data de fabrico: 01 abr 2015
 - Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Então houve um downgrade da versão mk1 para a mk2....
Acho tão esquisito, um carro com tanta "paneleirice" ter um travão de pé.
O modo P não é para ser usado como travão de estacionamento.
			
									
									
						Acho tão esquisito, um carro com tanta "paneleirice" ter um travão de pé.
O modo P não é para ser usado como travão de estacionamento.
- Nonnus
 - Mensagens: 3676
 - Registado: 10 set 2017, 04:43
 - Data de fabrico: 01 jun 2017
 - Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Não vou entrar nessa discussão porque fica ao critério de cada um se pode ou não ser usado como travão de estacionamento. Se perceberes o funcionamento e achares que não deve ser usado, nada contra. Por várias vezes já deixei o carro travado apenas com o P e nunca abalou.
É a mesma coisa que deixar um ICE com caixa manual apenas engatado em vez de travado.
			
									
									É a mesma coisa que deixar um ICE com caixa manual apenas engatado em vez de travado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017 
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
						- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 
				Jfsmoreira
 - Mensagens: 107
 - Registado: 03 out 2018, 13:57
 - Data de fabrico: 01 abr 2015
 - Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Sinceramente, não sei como funciona o P num veículo eletrico, já que não existe uma cx de velocidades... 
Mas num ICE com cx auto não é nada recomendado deixar só com o P sem travar...
Mas até gostaria de saber em termos técnicos, o que faz o P neste VE...
			
									
									
						Mas num ICE com cx auto não é nada recomendado deixar só com o P sem travar...
Mas até gostaria de saber em termos técnicos, o que faz o P neste VE...
- pedromgs
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 166
 - Registado: 11 nov 2016, 00:39
 - Data de fabrico: 01 mar 2017
 - Capacidade bateria: 30 ah
 - Localização: Guimaraes
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Caros amigos,  não tem mal nenhum usar a função parque da caixa de velocidades. Sempre tive carros de caixa automática ice e elétrico e raramente uso o travão de pé do leaf como o automático do a6 ou de mão num golf,  a função p bloqueia o movimento das rodas sem pressionar os discos, diminuindo a pressão necessária no caso dos travões de pé elétricos ou de mão.
Mas os carros são testados para usar a vida toda o travão de pé mão elétrico... Aliás tenho bem saudades dos travões de mão para fazer piões já que os elétricos não dá....
			
									
									Mas os carros são testados para usar a vida toda o travão de pé mão elétrico... Aliás tenho bem saudades dos travões de mão para fazer piões já que os elétricos não dá....
Nissan Leaf 03/2017
						- 
				Jfsmoreira
 - Mensagens: 107
 - Registado: 03 out 2018, 13:57
 - Data de fabrico: 01 abr 2015
 - Capacidade bateria: 53,44 Ah 11 barras
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...
Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
			
									
									
						Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
- 
				labutess
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 554
 - Registado: 12 fev 2013, 11:56
 - Data de fabrico: 28 mar 2013
 - Capacidade bateria: 57,5 Ah
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
No Ve é igual,bloqueia o diferencial, só que é eléctrico, como a tranca da direcção.Jfsmoreira Escreveu: ↑16 out 2018, 21:36Numa cx automatica o P nessa caixa é um simples pino metalico que bloqueia a cx... Mas um valente empurrao pode partir esse pino e lá esta...vai o carrinho pela rua abaixo...
Ja num VE, não sei como é que funciona. Vou tentar descobrir.
- migle
 - Mensagens: 2977
 - Registado: 01 set 2017, 00:21
 - Data de fabrico: 25 set 2017
 - Capacidade bateria: 78Ah
 - Localização: Alcochete
 
Re: Travão de estacionamento ( Pé ou eletrico?)
Não necessariamente. O de pé talvez seja eléctrico, não? No meu Prius+ o travão de estacionamento é eléctrico, acciona-se com o pé.
No Ioniq, é com um dedo, faz um barulho de nave espacial, e fica muito bem travado.

