O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 00:48
Data de Aquisicao: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por joaocfgoncalves »

Porque é que a marca recomenda carregar apenas a 80%? Nesse caso de que serve ficar com 20% vazio?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por mjr »

Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.

Eu aconselho a alguém de Oeiras que se ofereça a ajudar o vitorcoias a diagnosticar o problema, com o Leaf Spy. Pode ser um problema semelhante ao do outro Victor (célula avariada)...

Recomendo screenshots das tensões das células a 100%, 80%, bateria fraca e bateria muito fraca. Nos concessionários ninguém percebe nada disto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por VETL »

mjr Escreveu:Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.

Eu aconselho a alguém de Oeiras que se ofereça a ajudar o vitorcoias a diagnosticar o problema, com o Leaf Spy. Pode ser um problema semelhante ao do outro Victor (célula avariada)...

Recomendo screenshots das tensões das células a 100%, 80%, bateria fraca e bateria muito fraca. Nos concessionários ninguém percebe nada disto.
x2
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 00:48
Data de Aquisicao: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por joaocfgoncalves »

mjr Escreveu:Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.

No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam.

É isso?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por mjr »

Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por VETL »

joaocfgoncalves Escreveu:...No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam...
Estamos a falar de "caudal" / velocidade de carregamento ou "do nível do depósito" / % de SOC, joaocfgoncalves?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 00:48
Data de Aquisicao: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por joaocfgoncalves »

VETL Escreveu:
joaocfgoncalves Escreveu:...No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam...
Estamos a falar de "caudal" / velocidade de carregamento ou "do nível do depósito" / % de SOC, joaocfgoncalves?
nível de deposito, acho eu... Quando falam de carregar até aos 80%, quer dizer que carregam só 80% da bateria, certo?
No meu caso é caudal/velocidade, uma vez que posso colocar entre estes modos

Imagem
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de Aquisicao: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por cromero »

mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2486
Registado: 22 fev 2014, 01:29
Data de Aquisicao: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por Apr »

isso é intensidade de corrente de carga, pena a BMW não colocar logo a potencia certa. É que nas tomadas não há nenhuma que diga que a potencia máxima é "baixa" ou "reduzida".

Consegues saber quais as potencias/correntes envolvidas?
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!

Mensagem por Orlando »

cromero Escreveu:
mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...
Com EVSE de 10a ou 16a?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”