
O meu Leaf fez o teste e chumbou!
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Porque é que a marca recomenda carregar apenas a 80%? Nesse caso de que serve ficar com 20% vazio?
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.
Eu aconselho a alguém de Oeiras que se ofereça a ajudar o vitorcoias a diagnosticar o problema, com o Leaf Spy. Pode ser um problema semelhante ao do outro Victor (célula avariada)...
Recomendo screenshots das tensões das células a 100%, 80%, bateria fraca e bateria muito fraca. Nos concessionários ninguém percebe nada disto.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
x2mjr Escreveu:Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
mjr Escreveu:Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.
No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam.
É isso?
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Estamos a falar de "caudal" / velocidade de carregamento ou "do nível do depósito" / % de SOC, joaocfgoncalves?joaocfgoncalves Escreveu:...No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam...
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
nível de deposito, acho eu... Quando falam de carregar até aos 80%, quer dizer que carregam só 80% da bateria, certo?VETL Escreveu:Estamos a falar de "caudal" / velocidade de carregamento ou "do nível do depósito" / % de SOC, joaocfgoncalves?joaocfgoncalves Escreveu:...No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam...
No meu caso é caudal/velocidade, uma vez que posso colocar entre estes modos

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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
isso é intensidade de corrente de carga, pena a BMW não colocar logo a potencia certa. É que nas tomadas não há nenhuma que diga que a potencia máxima é "baixa" ou "reduzida".
Consegues saber quais as potencias/correntes envolvidas?
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Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Com EVSE de 10a ou 16a?cromero Escreveu:Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
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