
Passo a descrever, o plano era relativamente simples (pensava eu) viagem de Portimão a Beja planeada com paragem no PCR de Aljustrel entrando por fora da AE pois por dentro da AE teria de fazer muitos mais Kms ficando complicado ir a Beja e voltar ao PCR sem carga intermédia, enquanto que por fora da AE a viagem até Beja era de apenas 47Km, portanto as etapas mais complicadas eram só Portimão - Aljustrel e vice-versa. Etapas essas que já as fiz mais vezes e embora complicada tem-se feito sem sobressaltos. Pois bem, ontem houve sobressaltos e grandes. A ultima vez que tinha feito o trajecto foi no inicio de Novembro, entrando na AE em Messines e com CC a 90Kms/h cheguei ao PCR sem problemas nenhuns, tendo inclusivamente baixado a média depois de entrar na AE (+/-15kW/100km até à AE e +/-13kW/100Km no PCR). Pois ontem foi bem diferente, média de 15,8kw/100Km até entrar na AE e CC a 90Km/h só me foi fazendo aumentar a média até aos 17kw/100Kms, os Kms a passar, a mulher a perguntar quando é que baixava e eu já a estranhar e a baixar velocidade no CC sem grande efeito na média. Vá de contas de cabeça sabendo que tinha saido de casa com 19kW no "deposito" àquela média ia ser complicado, vá de baixar e baixar velocidade sempre com o GOM a dar-me menos uns 15Km em relação ao que faltava até ao PCR. Resultado, ultimos Kms de AE feitos a 50Km/h, saida da AE em Aljustrel na completa dúvida se ia dar ou não para chegar ao PCR pois já não tinha barras de bateria, nem indicação de percentagem, ainda pensei em pedir uma tomada no posto da Brisa mas não vi caminho para junto do posto e não me aventurei a ir à procura, preferi manter a rota até ao PCR, faltando cerca de 2Km pela via de acesso à AS por fora da AE. LeafSpy já em funcionamento há muito para controlar a voltagem das células e eu sem certeza a que voltagem ele iria parar, tinha ideia de ser 2.75v mas a mulher queria certezas... A meio desse percurso de acesso à AS, sempre feito a 20 ou 30km/h lá me aparece a tartaruga

Ou seja, célula mais baixa nos 2.813v e restavam 0.4kW na bateria (não entendo aquela indicação de 6.7% de SOC mas como já me tinham avisado para esquecer o SOC nestas alturas nem olhei para ele na altura, só reparei agora nas imagens)
Depois disto a viagem lá correu melhor, saí do PCR cerca de 40m depois (não apareceu absolutamente ninguém, nem para carregar nem para saber porque é que eu tinha entrado na AS sem vir pela AE), carga suficiente para ir e voltar a Beja sem carga intermédia pois não tinha a certeza se a conseguiria fazer.
Afinal consegui deixar o carro à carga em casa de um familiar com a extensão estendida na rua e voltei ao PCR a ritmo bem mais mexido. Uma vez mais no PCR e com o troço fatídico por fazer até casa queria arrancar com o máximo de carga possível, mas aos 93% com 18kW na bateria a paciência já não era muito e resolvi arrancar e moderar (ainda) mais a velocidade para conseguir chegar a casa. Desta vez lá me decidi a desligar o CC em grande parte do percurso e andei entre os 70 e 80km/h grande parte da AE, colocando em N nas descidas e aí sim atingi maiores velocidades, no entanto só mesmo quase na saída para Messines é que o GOM me dava mais Kms do que os que me faltavam para chegar a casa. Nesta altura eu ainda me mantinha tranquilo mas a mulher nem tanto, sorte que já era tarde e então lá se deixava dormir a espaços, acordava de vez em quando, sobressaltava-se por ainda estar "a faltar" Kms no GOM mas lá se foi fazendo. Eu calmo mas a fazer contas aos Kw na bateria e aos Kms que faltavam cheguei à conclusão que tinha de fazer média de, no máximo, 15,5kW/100Km para conseguir fazer os 117Kms que separam o PCR de minha casa, lá ia controlando e parecia-me estar encaminhado, no entanto cheguei a casa já nas lonas outra vez mas sem o susto da manhã.
O cenário ao chegar à garagem era este
Resumindo, não sei bem o que correu mal, parece-me que subestimei o efeito da temperatura exterior na autonomia e posso também ter apanhado algum vento de frente na AE, o que é certo é que em Novembro fiz tudo a 90Km/h sem problemas e sem chegar sequer perto destes limites e ontem nem pra baixo com velocidades bem mais moderadas o conseguir fazer "à vontade".
Contudo, reparei que saí de casa com o SOH a 86% e cheguei à noite com ele a 88%

Entretanto, em termos de novidades, já tem algum tempo mas não as tinha relatado por aqui, já tenho as lâmpadas das luzes diurnas em Led e os mínimos também, já só faltam os máximos.
Fica a foto do "durante"
e do "Depois"