Encontrei isto no Prius-PT. O teste é brilhante, e é a machadada final no argumento que a geração de electricidade gasta mais e é mais poluente e blablabla. Ponto.
https://insideevs.com/tesla-model-s-cha ... ce-wvideo/
Em resumo: O TMS com os seus 2200kg andou 104,6km com energia fornecida por um gerador diesel (4,46l). Para fazer os mesmos km, um Volvo V40 com apenas 1500kg, gastou 4,8l.

Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3492
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador
E importante acrescentar que o gerador utilizado nesse vídeo (fui pesquisar) tem um motor sem injeção eletrónica e o Volvo tem um motor moderno com injecção eletrónica.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.
No caso do GPL, se for queimado numa central eléctrica de ciclo combinado em que os gases de escape da turbina a gás são utilizados para aquecer água e fazer girar uma turbina a vapor com eficiências totais de 60% um VE carregado com gás consome menos de metade de um veículo de combustão a GPL.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.
No caso do GPL, se for queimado numa central eléctrica de ciclo combinado em que os gases de escape da turbina a gás são utilizados para aquecer água e fazer girar uma turbina a vapor com eficiências totais de 60% um VE carregado com gás consome menos de metade de um veículo de combustão a GPL.
- migle
- Mensagens: 2977
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
- Localização: Alcochete
Re: Eficiência de um VE carregado a partir de um gerador
Mas um argumento que recordaram bem no Prius-PT é que o gerador não tem de cumprir normas Euro-6, antes pelo contrário, são bem fumarentos e barulhentos. Neste caso, a tecnologia rouba na eficiência energética.RJSC Escreveu:E importante acrescentar que o gerador utilizado nesse vídeo (fui pesquisar) tem um motor sem injeção eletrónica e o Volvo tem um motor moderno com injecção eletrónica.
Se fosse um gerador com um motor com a mesma tecnologia que o que tem o carro a vantagem seria mais pronunciada.