
Bateria Leaf 2 40kW.h
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Notas algum decréscimo de temperatura das baterias com o andamento? Ou seja, com velocidade dá para não ter preocupações a temperatura das baterias?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
A menos de 110km/h começa a baixar. Mas hoje estava frio.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Outro dado interessante é a maneira como ele comunica ao condutor o SOC da bateria. Partindo de 100% inicialmente o SOC reportado está muito aproximado ao indicado pelo LS, mas pelos 30% no carro já tem um desvio considerável e quando mostra 20% no carro o SOC real é de mais de 30%. Aos 9% dá o aviso de bateria fraca, que correspondem a 20% de SOC real, ou seja imensa energia ainda disponível (>8kW.h). O aviso de bateria muito fraca aparece com 5%, mas não tenho a certeza pois foi muito rápido uma vez que estava a subir a VCI junto ao dragão a 100km/h, logo a consumir muita corrente. No topo da VCI indicava 3% de SOC e quando cheguei ao PCR da Prio (estavam 3 carros em fila de espera...) era este o panorama:

2% de SOC reportado e 10% de SOC pelo Leaf Spy. De notar que 10% de 40kW.h são 4kW.h, ou seja ainda tinha imensa energia.
Para quem não estiver disposto a usar esta parte da bateria a autonomia será muito diferente da esperada.

2% de SOC reportado e 10% de SOC pelo Leaf Spy. De notar que 10% de 40kW.h são 4kW.h, ou seja ainda tinha imensa energia.
Para quem não estiver disposto a usar esta parte da bateria a autonomia será muito diferente da esperada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Se com estas temperaturas frias atinge esses valores, no verão nem quero imaginar.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Atenção que ele de manhã acordou na garagem com a bateria a 30C, fez uma CR de 29 kW.h onde subiu até aos 48C e andou mais uns km, fez nova CR até aos 95% de SOC seguiu para Coimbra sempre acima de 120km/h e várias vezes à velocidade máxima, incluindo um troço de vários km com o Pro Pilot a 140km/h. Chegou com 51C.
Em condições normais ele acordaria numa garagem com 100% de SOC e menos de 30C (no verão), faria uns 200km a 120km/h e só aí a sua primeira carga rápida. O problema seria a segunda, mas isso já seria perto dos 400km de viagem. Seria uma CR mais lenta.
Mas o que eu gostava de ver era este tipo de pornografia nos outros veículos. Todos têm limites e os do Leaf serão mais baixos que os de outros veículos com arrefecimento do pack. O que eu duvido é que seja muito diferente. Por exemplo, estou curioso para ver um gráfico como o do Leaf Spy a uma carga rápido de um Zoe Q90.
Em condições normais ele acordaria numa garagem com 100% de SOC e menos de 30C (no verão), faria uns 200km a 120km/h e só aí a sua primeira carga rápida. O problema seria a segunda, mas isso já seria perto dos 400km de viagem. Seria uma CR mais lenta.
Mas o que eu gostava de ver era este tipo de pornografia nos outros veículos. Todos têm limites e os do Leaf serão mais baixos que os de outros veículos com arrefecimento do pack. O que eu duvido é que seja muito diferente. Por exemplo, estou curioso para ver um gráfico como o do Leaf Spy a uma carga rápido de um Zoe Q90.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Qual é o limite máximo de temperatura da bateria que se poderia considerar seguro?
Então o carro em termos de autonomia está perto do anunciando, mesmo a andar bastante a 120km/h, mjr?
Então o carro em termos de autonomia está perto do anunciando, mesmo a andar bastante a 120km/h, mjr?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
A 120km/h deve fazer 200km, mas os últimos km só com LS...
Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?
Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.
Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?
Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Só com o LS, como assim?mjr Escreveu:A 120km/h deve fazer 200km, mas os últimos km só com LS...
Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?
Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.
Em relação à utilização da bateria. Qual é a temperatura máxima aceitável? Por exemplo, podem surgir problemas se usar o carro com a bateria a 60ºC?
Já agora o antigo Leaf tem um comportamento semelhante quanto à temperatura da bateria?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
No ZOE Q90 a carga rápida é de 43kW do lado da rede (AC).mjr Escreveu:Por exemplo, estou curioso para ver um gráfico como o do Leaf Spy a uma carga rápido de um Zoe Q90.
Se o carregador tiver eficiência de 95% já só chegam 40kW à bateria.
Logo aí já deve aquecer menos.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Só com o LS porque nos últimos 20km o carro vai indicar bateria fraca, o SOC indicado será muito mais baixo que o real e por isso só alguém inconsciente é que continuará a 120/h nessas condições. Com o Leaf Spy já teria a informação real e poderia seguir viagem com mais confiança.cfvp Escreveu:Só com o LS, como assim?mjr Escreveu:A 120km/h deve fazer 200km, mas os últimos km só com LS...
Limite de temperatura máximo seguro em relação a quê?
Amanhã de manhã vou tentar fazer a derradeira CR, espero que arrefeça bem esta noite para ver o comportamento.
Em relação à utilização da bateria. Qual é a temperatura máxima aceitável? Por exemplo, podem surgir problemas se usar o carro com a bateria a 60ºC?
Já agora o antigo Leaf tem um comportamento semelhante quanto à temperatura da bateria?
O carro nunca permite que a temperatura suba dos 55C. Perto desse valor começa a baixar a potência disponível de modo a que a bateria não aqueça mais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt