Monitorização consumo em casa
- garzak
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 nov 2017, 14:49
- Data de fabrico: 08 mai 2018
- Capacidade bateria: 108,93 (12 barras)
Re: Monitorização consumo em casa
Foi a maior que consegui aqui encontrar. Não é circular, é mais "achatada", tendo uns 40mm de largura.
Deveria ser um pouco maior, mas já dá para proteger bem.
Deveria ser um pouco maior, mas já dá para proteger bem.
-
- Registado: 16 mai 2017, 20:19
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Fiz a seguinte montagem:
1 x ESP8266 Wemos Mini D1
3 x PZEM-004
1 x DS18B20
A instalação é monofásica e pretendo ler 3 circuitos da casa em separado.
Segui estas instruções https://github.com/apreb/eNode para fazer comunicação com o emoncms.org
(R17 de 510ohms em todos os PZEM e apenas uma R15)
E já está a enviar valores.
No entanto estou com um problema, pois a leitura falha muitas vezes, isto não é tão recorrente na leitura de temperatura.
Alguém tem alguma sugestão?

1 x ESP8266 Wemos Mini D1
3 x PZEM-004
1 x DS18B20
A instalação é monofásica e pretendo ler 3 circuitos da casa em separado.
Segui estas instruções https://github.com/apreb/eNode para fazer comunicação com o emoncms.org
(R17 de 510ohms em todos os PZEM e apenas uma R15)
E já está a enviar valores.
No entanto estou com um problema, pois a leitura falha muitas vezes, isto não é tão recorrente na leitura de temperatura.
Alguém tem alguma sugestão?

- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Tens que rever as ligações, algum ou alguns PZEM devem estar a falhar imensas leituras, nota que vão sempre existir falhas de leitura, estes medidores colocam à prova a qualidade/disponibilidade das redes WiFi pois estão a debitar dados de forma constante a cada 10 segundos e cada perda não é retransmitida.
As mensagens de diagnostico estão sobre MQTT, é boa ideia ligar para ver o que está a acontecer.
As mensagens de diagnostico estão sobre MQTT, é boa ideia ligar para ver o que está a acontecer.
-
Penso que o problema não estará na rede WiFi, pois no envio de dados do sensor de temperatura não existe tantas falhas como podemos ver no print que deixei.Apr Escreveu:Tens que rever as ligações, algum ou alguns PZEM devem estar a falhar imensas leituras, nota que vão sempre existir falhas de leitura, estes medidores colocam à prova a qualidade/disponibilidade das redes WiFi pois estão a debitar dados de forma constante a cada 10 segundos e cada perda não é retransmitida.
As falhas só acontecem para os PZEM, e acontece em todos ao mesmo tempo. Vou rever as ligações, mas tenho as minhas dúvidas que seja isso.
Quanto as mensagens de diagnóstico, como posso visualizar as mesmas?
- Apr
- Proprietário Leaf
Eu não disse que o problema está no WiFi, o problema está nas ligações dos PZEMs que estão a falhar muito. Mas se também não acha que seja isso então é melhor perguntar a alguém que perceba mais do assunto.
-
Não estou a procura de conflito mas sim de soluções. Não queria ofender ao dizer " Vou rever as ligações, mas tenho as minhas dúvidas que seja isso." tal como disse vou revelas. Peço desculpa pela desvalorização da dica.Apr Escreveu:Eu não disse que o problema está no WiFi, o problema está nas ligações dos PZEMs que estão a falhar muito. Mas se também não acha que seja isso então é melhor perguntar a alguém que perceba mais do assunto.
Quanto à questão do WiFi, estava-me a referir à sua parte do comentário "... estes medidores colocam à prova a qualidade/disponibilidade das redes WiFi ..." pois é o mesmo ESP que envia os dados da temperatura e pelo que percebo é tudo enviado na mesma mensagem e para este caso as falhas são praticamente inexistentes. O problema deverá estar no PZEM.
Vou verificar!
- Apr
- Proprietário Leaf
Sugiro também testar durante algum tempo um PZEM de cada vez para confirmar que todos estão OK. O algoritmo de recolha de dados dos três PZEM's em simultâneo não é o melhor nessa versão ( reinicia ciclos de leitura com demasiada frequência) , apesar de eu ter tido um duplo durante algum tempo que funcionou bem.
-
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Eu nunca consegui funcionar com a forma de ligação sugerida. Consigo funcionar com 2 ligados na mesma porta, cada PZEM com o seu IP, se for por exemplo nos pinos D3 e D4 do nodeMCU. Ou então com um ligado nos pinos D3 e D4 e outro ligado na porta série de Hardware.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
O VETL tem um medidor trifásico a funcionar em casa há muito tempo, vamos ver o que ele diz da estabilidade.
Se bem que como são 3 fases diferentes os desfasamentos na tensão e nas correntes pode contribuir para que as leituras dos 3 PZEMs fiquem disponíveis em diferentes momentos para o ESP8266 e não hajam colisões.
Se bem que como são 3 fases diferentes os desfasamentos na tensão e nas correntes pode contribuir para que as leituras dos 3 PZEMs fiquem disponíveis em diferentes momentos para o ESP8266 e não hajam colisões.
- Apr
- Proprietário Leaf
Tenho aqui um medidor triplo onde tenho estado a desenvolver a versão de software mais recente:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/mQppy ... 64-h712-no[/img]
coloquei a versão de FW que está no github e está a funcionar bem desde que o liguei:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/yrEZu ... 78-h711-no[/img]
Agora se um dos PZEMs falhar a resposta o medidor faz os possiveis para recuperar sem perder a leitura dos restantes, no caso do MQTT funciona muito bem mas nos updates HTTP (para o emoncms) fica com comportamento intermitente.
O codigo que está no github é muito bom para 1 medidor simples/bidirecional, já que perdoa erros de leitura e recupera relativamente bem e rápido. No entanto para medidores duplos e triplos não há meio termo, os PZEMs são lentos e tem que estar todos com uma construção muito sólida e a 100% para: ou estarem perfeitos como se observa no meu caso ou para estarem cheios de intermitências como está no caso do nunosilvarocha.
[img]https://lh3.googleusercontent.com/mQppy ... 64-h712-no[/img]
coloquei a versão de FW que está no github e está a funcionar bem desde que o liguei:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/yrEZu ... 78-h711-no[/img]
Agora se um dos PZEMs falhar a resposta o medidor faz os possiveis para recuperar sem perder a leitura dos restantes, no caso do MQTT funciona muito bem mas nos updates HTTP (para o emoncms) fica com comportamento intermitente.
O codigo que está no github é muito bom para 1 medidor simples/bidirecional, já que perdoa erros de leitura e recupera relativamente bem e rápido. No entanto para medidores duplos e triplos não há meio termo, os PZEMs são lentos e tem que estar todos com uma construção muito sólida e a 100% para: ou estarem perfeitos como se observa no meu caso ou para estarem cheios de intermitências como está no caso do nunosilvarocha.