Mensagem
por migle » 27 mai 2018, 11:23
Gostava de voltar a discutir este assunto. Eu acho que o electromaps como está, não está útil. Principalmente, desde que, depois da opção check-in, passou a ser impossível também através do site para PC alterar o estado do posto.
As situações que tenho encontrado representam verdadeiros entraves à ME. O primeiro caso foi o PCR de Sevilha, que estava marcado a vermelho "nenhuma funciona", e eu, pelos comentários desconfiei que quem o pôs a vermelho só tinha testado a ficha chademo. Telefonei para o operador, e arrisquei a viagem para Sevilha. Quando lá cheguei, tive de enfrentar tantos entraves: um fumarento estacionado, o pessoal da bomba que pensava que o PCR estava avariado, a possível vinda da polícia, que quando meti a carregar, a última coisa em que pensei foi fazer check-in no electromaps. Estava nervoso e tinha várias pessoas a fazerem-me perguntas sobre o carro.
Depois de estacionado perto do centro de Sevilha, claro, queria avisar toda a gente de que aquele obstáculo não existia, tipo "Pessoal, ao ataque! PCR de Sevilha operacional!" A parvoíce é nessa altura já não o pude fazer. Então a informação ficou errada vários dias, eventualmente a prejudicar os planos de viagem das pessoas. Ainda pensei que fosse possível no site para PC, mas já não era.
Quando saí de Sevilha, carreguei no IKEA e fiz check-in. Mas desculpem-me aqueles que defendem o check-in/out artificial. Eu tenho vontade realmente de dar informação aos outros acerca de até que hora penso carregar. Mas à saída, é um entrave. A verdade é que me esqueci, e aquilo ficou... Resultado, o electromaps achou que a potência de carregamento tinha sido muito baixa.
Se o objectivo é partilhar informação entre utilizadores, então estas limitações são totalmente idiota.
Outra situação, foi no PCN do IKEA, onde finalmente trocaram o letreiro "Só para colaboradores" por outro mais simpático "Retire o veículo assim que terminar a carga", e acho que havia uma tomada a funcionar mas que estava mal. Não pude fazer, porque não consegui sinal de GPS. Debaixo do betão do IKEA não conseguia, afastei-me um pouco do edifício e ainda assim não estava a conseguir. Tive que sair dali sem deixar informação.
Basicamente, tenho notado que deixei de poder transmitir informação útil através do electromaps. É visível que o electromaps tem outro objectivo: o de constituir uma rede de pagamento alternativa. Por um lado, é boa ideia, logo à partida para os postos privados, restaurantes, etc, que não faz sentido integrarem-se na rede Mobi.E. Depois, se houvessem várias redes, como em França, podia funcionar como rede-mestra, como o ChargeMap em França. Mas como está, colide simplesmente com o objectivo de partilha de informação.
Pergunto-me se a comunidade não deveria ir para uma que tivesse um objectivo puramente informativo, como o OpenChargeMap.
Ioniq EV

— Prius+