Diário de Bordo do TZ - Figueiral
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Deus me livre.. é quase à hora que me deito!
- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Por acaso não andaste pela A1 hoje? Passei por um ion branco TZ (no fumarolas da empresa )
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- figueiral
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Sim fui eu. Fui a Torres Novas e voltei... uma aventura! No final a mulher disse que não voltávamos lá com o elétrico, pelo menos com o tempo contado, o que deixa aqui alguma receptividade para lá voltar com o TZBrunoAlves Escreveu:Por acaso não andaste pela A1 hoje? Passei por um ion branco TZ (no fumarolas da empresa )
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.
- figueiral
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Relato da viagem Santa Comba Dão - Torres novas (ida e volta)
Objectivo da viagem sair de casa antes das 09h00 para ir a Torres Novas abastecer na horta do sogro, almoçar com ele e sair às 14h00 para chegar à vontade a Santa Comba Dão antes das 17h30, hora de fecho da escola da filhota, a do filhote só fecha às 18h15.
São 155 Kms para cada lado. Ao planear a viagem decidi parar 10 minutos em todos os PCR (Coimbra, Pombal e Leiria) mais por uma questão de a mulher ficar mais descansada e eu não ter que ouvir "achas que dá?"
Saiu de casa com 88% porque antes fomos levar os miúdos à escola. Em Coimbra uma paragem de 10 minutos para chegar a Pombal mais à vontade e não ouvir o tal "achas que dá? Olha que já tem pouco! Isso já está a piscar!" Por incrível que pareça não me lembrei de fazer nenhum printscreen ao chegar aos PCRs, só os fiz ao sair, e já não me recordo bem, mas cheguei a todos com a percentagem entre os 40% e os 50%.
Em Pombal foram 16 minutos E siga para Leiria... No PCR de Leiria descobri que o meu Ion liga o AC quando o sensor com a temperatura mais alta atinge os 31ºC. E com o mais alto com 33ºC e o mais baixo com 24ºC desligou o AC
Objectivo da viagem sair de casa antes das 09h00 para ir a Torres Novas abastecer na horta do sogro, almoçar com ele e sair às 14h00 para chegar à vontade a Santa Comba Dão antes das 17h30, hora de fecho da escola da filhota, a do filhote só fecha às 18h15.
São 155 Kms para cada lado. Ao planear a viagem decidi parar 10 minutos em todos os PCR (Coimbra, Pombal e Leiria) mais por uma questão de a mulher ficar mais descansada e eu não ter que ouvir "achas que dá?"
Saiu de casa com 88% porque antes fomos levar os miúdos à escola. Em Coimbra uma paragem de 10 minutos para chegar a Pombal mais à vontade e não ouvir o tal "achas que dá? Olha que já tem pouco! Isso já está a piscar!" Por incrível que pareça não me lembrei de fazer nenhum printscreen ao chegar aos PCRs, só os fiz ao sair, e já não me recordo bem, mas cheguei a todos com a percentagem entre os 40% e os 50%.
Em Pombal foram 16 minutos E siga para Leiria... No PCR de Leiria descobri que o meu Ion liga o AC quando o sensor com a temperatura mais alta atinge os 31ºC. E com o mais alto com 33ºC e o mais baixo com 24ºC desligou o AC
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Relato da viagem Santa Comba Dão - Torres novas (ida e volta) - continuação
No PCR de Leiria foram 15 minutos a carregar até aos 80%. Às 13h00, com 3h25 de viagem e 155 Kms chegámos a Torres Novas. Falta dizer que entrámos na A1 em Soure e saímos em Fátima.
Comentário da mulher: "É muito tempo para trazermos os miúdos."
Tenho que concordar com ela, às vezes ainda estamos a chegar a Coimbra e a mais velha, 5 anos, já está a perguntar se falta muito para chegar a casa do avô
Às 14h30 lá acabámos de carregar o carro para arrancar direcção norte. E é aqui que começa a verdadeira aventura...
Entrámos na A1 em Fátima, o raio da serra mata a bateria toda... mas depois é quase sempre a descer até Leiria. Esta viagem tem mais descidas direcção norte do que direcção sul, ou foi só impressão minha?
Até ao PCR de Leiria tudo normal.
Já estávamos a ficar atrasados, e decidi carregar até aos 80% (foram 14 minutos, 5,11 kWh) para ir directo até Coimbra e não parar no PCR de Pombal para não ter que andar a passar de um lado para o outro, porque como nunca o tinha feito era arriscado, visto já estar muito em cima da hora.
No PCR de Leiria o Canion passou-se e ficou todo negro não mostrava nada! Mulher: "Bonito! Isso é mau sinal." Eu:"Não te preocupes, eu consigo controlar só com o que mostra no carro."
Desliguei o tablet, voltei a ligar e lá voltou a funcionar, mas todos os dados da my trip timer e my trip timer 2 desapareceram. As linhas estavam todas em branco. (isto não se deve fazer) durante a viagem fui inserindo todos os parâmetros e ficou tudo preenchido novamente... até voltar a desaparecer outra vez tudo! Tenho que descobrir o que se passou.
Continuação da aventura
Às 16h35 chegámos a Coimbra e... um Leaf a carregar (a sorte de chegar e estarem os PCRs vazios ou com um carro a sair acabou mesmo no momento errado), fui ver e ele ainda estava nos 64%. Sentei-me no carro à espera... passado 5 minutos a mulher: "vai lá perguntar se demora muito, olha que não chegamos a tempo à escola da manina!" e aguentei isto durante mais 15 minutos Depois de estar 20 minutos à espera vou ter com o dono do Leaf e pergunto se vai carregar tudo porque estava com um pouco de pressa para ir buscar as crianças à escola, resposta: "Não, vou só carregar até perto dos 80% e deve estar quase." já estava com 89% e a carregar à 38 minutos, acho que se não fosse perguntar nada ficava lá até chegar aos 100%...
Quando chega alguém ao PCR e sei que a carga que tenho é suficiente para a viagem termino o carregamento ou carrego até onde acho ser suficiente, não fico a carregar só por carregar... mas eu devo ser um ET a visitar este planeta...
Comentário da minha mulher: "Este vem para aqui carregar para não gastar luz em casa." Ela estava tão furiosa que já se ria Tive sorte deu-lhe para rir, se estivesse com TPM provavelmente matáva-me.
Carregou durante 10 minutos, 5,44kWh, chegou aos 50% e arrancámos virados a casa. E isto eram 17h10... já não chegávamos as 17h30 a Santa Comba Dão... Ligámos a uma prima para ir buscar a miúda à escola, o miúdo tínhamos que ser nós porque não tem cadeirinha para ele.
E para não ser tudo muito mau... 17h10... hora de ponta pára e arranca no trânsito...
Lá saímos de Coimbra e o IP3 todo feito perto dos 90 Km/h... e a subida do Botão a matar a bateria... foram 45 Kms em 40 minutos e a bateria ficou com 10% ao chegar a casa. Pegar no fumarento e chegar à escola do miúdo às 18h27 mesmo a tempo! A mulher diz que não volta a Torres Novas com o elétrico, pelo menos com o tempo contado se não for com tempo contado deve aceitar ir outra vez
Mas para a próxima saio com 100% e só paro em Pombal.
EDIT: Na ida apanhei muita chuva, o que penso que prejudicou muito a autonomia porque o carro por vezes parecia "preso", havia muita água na estrada.
No PCR de Leiria foram 15 minutos a carregar até aos 80%. Às 13h00, com 3h25 de viagem e 155 Kms chegámos a Torres Novas. Falta dizer que entrámos na A1 em Soure e saímos em Fátima.
Comentário da mulher: "É muito tempo para trazermos os miúdos."
Tenho que concordar com ela, às vezes ainda estamos a chegar a Coimbra e a mais velha, 5 anos, já está a perguntar se falta muito para chegar a casa do avô
Às 14h30 lá acabámos de carregar o carro para arrancar direcção norte. E é aqui que começa a verdadeira aventura...
Entrámos na A1 em Fátima, o raio da serra mata a bateria toda... mas depois é quase sempre a descer até Leiria. Esta viagem tem mais descidas direcção norte do que direcção sul, ou foi só impressão minha?
Até ao PCR de Leiria tudo normal.
Já estávamos a ficar atrasados, e decidi carregar até aos 80% (foram 14 minutos, 5,11 kWh) para ir directo até Coimbra e não parar no PCR de Pombal para não ter que andar a passar de um lado para o outro, porque como nunca o tinha feito era arriscado, visto já estar muito em cima da hora.
No PCR de Leiria o Canion passou-se e ficou todo negro não mostrava nada! Mulher: "Bonito! Isso é mau sinal." Eu:"Não te preocupes, eu consigo controlar só com o que mostra no carro."
Desliguei o tablet, voltei a ligar e lá voltou a funcionar, mas todos os dados da my trip timer e my trip timer 2 desapareceram. As linhas estavam todas em branco. (isto não se deve fazer) durante a viagem fui inserindo todos os parâmetros e ficou tudo preenchido novamente... até voltar a desaparecer outra vez tudo! Tenho que descobrir o que se passou.
Continuação da aventura
Às 16h35 chegámos a Coimbra e... um Leaf a carregar (a sorte de chegar e estarem os PCRs vazios ou com um carro a sair acabou mesmo no momento errado), fui ver e ele ainda estava nos 64%. Sentei-me no carro à espera... passado 5 minutos a mulher: "vai lá perguntar se demora muito, olha que não chegamos a tempo à escola da manina!" e aguentei isto durante mais 15 minutos Depois de estar 20 minutos à espera vou ter com o dono do Leaf e pergunto se vai carregar tudo porque estava com um pouco de pressa para ir buscar as crianças à escola, resposta: "Não, vou só carregar até perto dos 80% e deve estar quase." já estava com 89% e a carregar à 38 minutos, acho que se não fosse perguntar nada ficava lá até chegar aos 100%...
Quando chega alguém ao PCR e sei que a carga que tenho é suficiente para a viagem termino o carregamento ou carrego até onde acho ser suficiente, não fico a carregar só por carregar... mas eu devo ser um ET a visitar este planeta...
Comentário da minha mulher: "Este vem para aqui carregar para não gastar luz em casa." Ela estava tão furiosa que já se ria Tive sorte deu-lhe para rir, se estivesse com TPM provavelmente matáva-me.
Carregou durante 10 minutos, 5,44kWh, chegou aos 50% e arrancámos virados a casa. E isto eram 17h10... já não chegávamos as 17h30 a Santa Comba Dão... Ligámos a uma prima para ir buscar a miúda à escola, o miúdo tínhamos que ser nós porque não tem cadeirinha para ele.
E para não ser tudo muito mau... 17h10... hora de ponta pára e arranca no trânsito...
Lá saímos de Coimbra e o IP3 todo feito perto dos 90 Km/h... e a subida do Botão a matar a bateria... foram 45 Kms em 40 minutos e a bateria ficou com 10% ao chegar a casa. Pegar no fumarento e chegar à escola do miúdo às 18h27 mesmo a tempo! A mulher diz que não volta a Torres Novas com o elétrico, pelo menos com o tempo contado se não for com tempo contado deve aceitar ir outra vez
Mas para a próxima saio com 100% e só paro em Pombal.
EDIT: Na ida apanhei muita chuva, o que penso que prejudicou muito a autonomia porque o carro por vezes parecia "preso", havia muita água na estrada.
Última edição por figueiral em 11 mar 2018, 15:55, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Infelizmente aqui por Coimbra há umas aves raras dessas... Já apanhei um no outro dia que me fez o mesmo
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Se calhar foi o mesmo, um Leaf branco com um senhor de óculos agarrado ao smartphonejfr2006 Escreveu:Infelizmente aqui por Coimbra há umas aves raras dessas... Já apanhei um no outro dia que me fez o mesmo
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Se tinha um papel no tablier a dizer "União de Freguesias de Coimbra", então sim..era o mesmo. E quando não é a tipa (sim, porque esta não merece ser tratada por senhora) que deixa o smart que nem carga rápida tem agarrado ao PCR e vai à vida, só voltando 1 hora depois ou muito mais tarde, estás com sortefigueiral Escreveu:Se calhar foi o mesmo, um Leaf branco com um senhor de óculos agarrado ao smartphonejfr2006 Escreveu:Infelizmente aqui por Coimbra há umas aves raras dessas... Já apanhei um no outro dia que me fez o mesmo
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Afinal há mesmo muitos Esse da união de freguesias apanhei uma vez pouco depois das 6h30 da manhã sem ninguém lá dentro... mas graças a ele aprendi a fazer a viagem directa até à Figueira nem tudo é maujfr2006 Escreveu: Se tinha um papel no tablier a dizer "União de Freguesias de Coimbra", então sim..era o mesmo. E quando não é a tipa (sim, porque esta não merece ser tratada por senhora) que deixa o smart que nem carga rápida tem agarrado ao PCR e vai à vida, só voltando 1 hora depois ou muito mais tarde, estás com sorte
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Re: Diário de Bordo do TZ - Figueiral
Quando o Canion é encerrado de uma forma abrupta os trip timers personalizados vão-se todos ao ar. Só fica o Trip timer original.
Quanto ao tempo de viagem, a mulher pode não gostar mas a maneira mais eficiente de andar na A1 é carregar pouco tempo e até aos 60-65% SOC.
A minha mãe já aprendeu a não olhar para o mostrador e deixar-me a mim tratar da gestão da autonomia.
A olhar para esses valores, de Santa Comba Dão a Pombal dava para fazer sem paragem nenhuma. Em Pombal 15min são suficientes para carregar até 65% e poder ir a cerca de 100km/h até Leiria. Em Leiria, se tiver várias horas no destino diria que bastam também 10min para chegar a Torres Novas. Se o regresso for muito próximo, então convém sim ir até aos 80%.
Os PCRs de Pombal e Aveiras estão à mesma altitude, mas o de Leiria está mais elevado. Logo de Leiria até Torres Novas é significativamente mais fácil de fazer o que no regresso. Por outro lado Leira-Pombal gasta-se batante menos no sentido norte do que no sentido sul. Eu faço Leiria-Pombal com 60% de carga e vou sem preocupações de velocidade (~100km/h).
A ver se publico o relato da minha viagem a Braga, para se ficar com alguns dados de referência para estes troços.
Quanto ao tempo de viagem, a mulher pode não gostar mas a maneira mais eficiente de andar na A1 é carregar pouco tempo e até aos 60-65% SOC.
A minha mãe já aprendeu a não olhar para o mostrador e deixar-me a mim tratar da gestão da autonomia.
A olhar para esses valores, de Santa Comba Dão a Pombal dava para fazer sem paragem nenhuma. Em Pombal 15min são suficientes para carregar até 65% e poder ir a cerca de 100km/h até Leiria. Em Leiria, se tiver várias horas no destino diria que bastam também 10min para chegar a Torres Novas. Se o regresso for muito próximo, então convém sim ir até aos 80%.
Os PCRs de Pombal e Aveiras estão à mesma altitude, mas o de Leiria está mais elevado. Logo de Leiria até Torres Novas é significativamente mais fácil de fazer o que no regresso. Por outro lado Leira-Pombal gasta-se batante menos no sentido norte do que no sentido sul. Eu faço Leiria-Pombal com 60% de carga e vou sem preocupações de velocidade (~100km/h).
A ver se publico o relato da minha viagem a Braga, para se ficar com alguns dados de referência para estes troços.