Primeiras impressões:
A nível de espaço interior tem lugar para 4 pessoas em que todos têm espaço suficiente para viajar confortavelmente. Tem um pouco mais de espaço em largura e um pouco menos em altura do que os ION/czero/imiev.
Esteticamente gosto muito do carro sob todos os ângulos. Não é um carro desenhado exclusivamente para ser elétrico, como os clones ou Leaf, pois existe a mesma carroçaria em CI. Exteriormente distingue-se dos seus irmão CI, pelas luzes diurnas LED em forma de "C" e pelas jantes cuja forma aerodinámica foram pensadas para este modelo elétrico.
A nível interior os tons claros dão maior luminosidade ao carro. Requer mais cuidados a nível de sujidade, nada que umas proteções de estofos não resolvam.
A bagageira tem 2 níveis de profundidade. A capacidade com o nível mais alto equipara-se aos ION/czero/imiev, levantando/baixando a tampa fica com uma capacidade de carga assinalável para as dimensões do carro. Tem tampa para esconder os objetos da mala, inexistente de série nos clones.
A nível de equipamento, está muito bem dotado, mas carece de um ou outro que existem, por exemplo nos clones. São o acendimento automático das luzes, os 4 vidros elétricos e o rabatimento elétrico dos espelhos. Em contrapartida o e-Up tem desembaceamento dos espelhos. Tem apenas 2 vidros elétricos à frente e os de trás imcompreensivelmente não são manuais sequer, apenas entreabrem... Pior, são os comandos dos vidros elétricos: um à esquerda para o condutor, ou na porta da direita para o passageiro. Ou seja, o condutor se quiser abrir o do passageiro tem de se esticar até ao botão da porta da direita.
Pela positiva tem bancos aquecidos e parabrisas aquecido, sim, aquecido, como no vidro de trás. O parabrisas tem uns filamentos transparentes, praticamente impercetíveis. Com estes dois equipamentos, pouco uso se dá ao ar condicionado de inverno, poupando energia. Apesar de tudo, ligando o aquecimento, pouca autonomia retira, como se um a bomba de calor tivesse... Não sei se tem ou não. Mas o sistema é deveras eficaz.
Tem um GPS Garmin, nómada, com o qual se tem acesso a diversos parâmetros como programação de carga visualização de fluxo de energia. Também é com este dispositivo que se consegue utilizar o sistema bluetooth dos nossos telemóveis, para comunicação e audição de música. Aqui falha uma entrada USB, existente nos clones... O Rádio tem apenas uma entrada Jack. O volante não tem botões de comando. Apareceram na versão de 2017.
Tem cruise control, equipamento que aprecio particularmente. O CB é bastante completo: Trip A, B, média instantânea, desde o início, desde sempre.
A posicão de condução é boa. Pode-se regular o banco em altura assim como o volante.
Tem sensores de estacionamento atrás com display através do Garmin. Ponto negativo, ao engrenar a marcha atrás, desliga o rádio. Estive às voltas no manual e não vejo referência para desativar, talvez só na VW.
O carregamento faz-se por CCS e tem carga rápida até 50 kWh e lenta a 16A no máximo.
Condução, mais logo...
