
Finalmente, baterias recondicionadas
- brunoa
- Mensagens: 360
- Registado: 28 fev 2018, 15:21
- Data de fabrico: 01 mai 2013
- Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
- Localização: Alverca do Ribatejo
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Boa tarde,
Não se esqueçam que o Pós-Venda também é parte significativa do negócio automóvel.
Como tal, para já, acredito que a Nissan ainda não tenha muito interesse em fazer qualquer tipo de upgrade, no entanto, com a massificação das vendas, estou em querer que será por ai que virá uma forte fonte de receitas.
Manter o "esqueleto", atualizar software e capacidade das baterias.
Verdade que o Leaf já rola há cerca de 10 anos, mas vejam o caso dos híbridos Toyota que já rolam a 21 anos e ainda assim existe muito boa gente a olhar de lado.
Bruno R. Almeida
Não se esqueçam que o Pós-Venda também é parte significativa do negócio automóvel.
Como tal, para já, acredito que a Nissan ainda não tenha muito interesse em fazer qualquer tipo de upgrade, no entanto, com a massificação das vendas, estou em querer que será por ai que virá uma forte fonte de receitas.
Manter o "esqueleto", atualizar software e capacidade das baterias.
Verdade que o Leaf já rola há cerca de 10 anos, mas vejam o caso dos híbridos Toyota que já rolam a 21 anos e ainda assim existe muito boa gente a olhar de lado.
Bruno R. Almeida
Bruno R. Almeida
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Não vejo isto como boa notícia.
As baterias recondicionadas deveriam ser apenas usadas para fornecer electricidade a postos de carregamento rápido actualmente limitados pela rede.
Enquanto a autonomia for bastante limitada um carro eléctrico deveria sempre levar uma bateria nova e se possível com a maior capacidade disponível no momento.
Um posto de CR com uns 20 packs de 18 kWh cada, ficava com 360 kWh. Assim seria sujeito a poucos Cs e podia-se limitar para funcionar entre 30 e 70 % de SOC para as baterias durarem muitos e bons anos.
Enquanto que uma bateria já degradada num VE vai proporcionar pouca autonomia, consequentemente vai ser frequentemente usada de 100 a 0 % de SOC e sujeita a mais Cs. Isto aumenta exponencialmente a degradação e reduz a vida útil da bateria. Do ponto de vista ambiental é uma péssima ideia.
Resumindo, não me parece uma boa solução nem para os clientes nem para o ambiente. Bateria usadas nos postos de CR, baterias novas nos carros é o que devia ser regra.
As baterias recondicionadas deveriam ser apenas usadas para fornecer electricidade a postos de carregamento rápido actualmente limitados pela rede.
Enquanto a autonomia for bastante limitada um carro eléctrico deveria sempre levar uma bateria nova e se possível com a maior capacidade disponível no momento.
Um posto de CR com uns 20 packs de 18 kWh cada, ficava com 360 kWh. Assim seria sujeito a poucos Cs e podia-se limitar para funcionar entre 30 e 70 % de SOC para as baterias durarem muitos e bons anos.
Enquanto que uma bateria já degradada num VE vai proporcionar pouca autonomia, consequentemente vai ser frequentemente usada de 100 a 0 % de SOC e sujeita a mais Cs. Isto aumenta exponencialmente a degradação e reduz a vida útil da bateria. Do ponto de vista ambiental é uma péssima ideia.
Resumindo, não me parece uma boa solução nem para os clientes nem para o ambiente. Bateria usadas nos postos de CR, baterias novas nos carros é o que devia ser regra.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Mas já se sabe que as células são usadas? Não é possível que usem células novas, aproveitando as cablagens, BMS, fusível, carcaça, etc?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Cá em Portugal será para quando? estou interessado!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Ainda deve demorar....OCasal Escreveu:Cá em Portugal será para quando? estou interessado!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Boas, pode ser uma boa e má notícia. A boa, é para os mk1 poderem no futuro fazer o upgrade e voltar a ganhar autonomia.pemifer Escreveu:Ainda à pouco tempo foi noticia um Leaf com bateria de 30kWh no qual montaram por acidente uma bateria de 24.
Foi o dono que ao ligar o LeafSpy deu conta da troca.
Face a isto, a própria Nissan montar uma bateria de 24 num carro de 30, alguem acredita que um mk2 não pode levar uma bateria de 30?
A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Se o recondicionado tiver um SOH de 100% qual é o problema?Spin Escreveu:A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
Por 3k €!? Eu quero uma!
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
A garantia pressupõe que a substituição seja por uma nova e não por uma recondicionada. No entanto, julgo que será muito difícil ter um SOH de 100% dado haver x células com n ciclos de carga/descarga realizados.Erbium Escreveu:Se o recondicionado tiver um SOH de 100% qual é o problema?Spin Escreveu:A má, vai ser muito tentador para a Nissan substituir um Pack com 8 barras ainda na garantia por um recondicionado.

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Finalmente, baterias recondicionadas
A garantia que eu conheço é de repor pelo menos 9 barras de capacidade, não é de colocar uma bateria nova.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt